Concursos Abertos Concursos 2021

Servidores públicos no Brasil têm custo menor do que na Espanha e Austrália

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
15/10/2020, às 20:43 • 2 semanas atrás

O custo dos servidores públicos no Brasil é menor do que em países como Espanha e Austrália. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15/10) durante seminário promovido pela Secretaria de Relações Internacionais.

De acordo com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas, o custo da folha de servidores públicos em seu país é de 12,2% do PIB.

Já o embaixador da Austrália, Timothy Kane, afirmou que o custo com servidores públicos é de 17%. De acordo com o Atlas do Estado Brasileiro, do Ipea, o Brasil tinha um custo de 10,7% do PIB em 2017.

No entanto, o secretário de Relações Internacionais, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), afirmou que o serviço público brasileiro necessita de readequações que deverão vir a partir da reforma administrativa:

“Aqui, no Brasil, nós vivemos um serviço público bastante obsoleto no sentido de gerar um custo significativo para o Estado e o serviço não ser tão eficiente até por conta da falta de uma modernidade”, pontuou.

Porém, o texto que trata da reforma administrativa para servidores públicos deverá ser votado apenas em 2021. A informação foi dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na última segunda-feira (12/10).

De acordo com Maia, em entrevista à Globo News, o novo prazo se deu em razão da demora do governo em encaminhar o texto e à necessidade de o Congresso priorizar a proposta da tributária e a PEC emergencial.

Segundo ele, nas próximas semanas será instalada a comissão especial para debater o mérito da proposta de reforma administrativa. Veja maiores detalhes aqui!

Concursos policiais: estabilidade mesmo com reforma administrativa

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, servidores públicos da área policial provavelmente estarão inclusos na carreira típica de estado (que deverão ter estabilidade garantida mesmo com a reforma administrativa).

Com isso, os concursos policiais tornaram-se ainda mais atrativos para quem sonha em alcançar o patamar dos servidores públicos.

Diversos editais de concursos policiais foram anunciados para 2021 ou tiveram o edital publicado ao longo de 2020. Veja abaixo a lista dos principais concursos para a carreira policial (servidores públicos) :

Concurso Polícia Federal: o órgão tem autorização para o preenchimento de 2 mil vagas, sendo 300 para Delegado; 600 para Escrivão; 1016 para Agente; e 84 para Papiloscopista (servidores públicos). Confira todos os detalhes aqui!

Concurso PRF: a corporação já encaminhou ao Ministério da Economia a solicitação de preenchimento 2,6 mil vagas no cargo de Policial Rodoviário. A comissão organizadora do concurso já está formada, no entanto, a autorização do preenchimento ainda não foi publicada. Confira todos os detalhes aqui!

Concurso Senado: o edital prevê a oferta de vagas para o cargo de policial legislativo, para candidatos de nível médio. O certame está temporariamente suspenso e com publicação adiada para 2021. Confira todos os detalhes aqui!

Concurso PM TO: o edital do novo concurso com mil vagas para a carreira de soldado, destinada a candidatos de nível médio, está com publicação prevista para o início de outubro. O Cebraspe foi definido como banca organizadora. Veja todos os detalhes aqui!

Concurso PC PA: o edital está com banca organizadora definida e a expectativa é de que o edital com 1.495 vagas. O Instituto AOCP organizará a nova seleção. Veja todos os detalhes aqui!

Concurso PM PA: a corporação definiu o Iades como banca organizadora do concurso que prevê o preenchimento de 2.405 vagas nos cargos de praças e oficiais. Veja todos os detalhes aqui!

servidores públicos - reforma administrativa
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:

Servidores Públicos: assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

Assinatura ilimitada concurso sedf
notícias concurso sedf

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

reforma administrativa servidores servidor publico servidores públicos servidores publicos federais

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.