Concursos Abertos Concursos 2021

Teste Anpad: inscrições abertas para última edição de 2020

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
16/10/2020, às 16:23 • 2 semanas atrás

As inscrições já estão abertas para quem deseja realizar o Teste Anpad. Até o dia 9 de novembro, interessados poderão realizar a última edição do teste deste ano.

As provas estão previstas para o dia 22 de novembro. Lembrando que, neste ano, há duas opções de escolha: Orientação Profissional ou Orientação Acadêmico.

Além disso, o Teste Anpad de novembro será realizada de forma virtual. No decorrer da matéria, mais detalhes serão explicados a respeito do Teste Anpad.

Caso queira conferir o edital de cada versão, clique abaixo e confira o edital de cada seleção:

O Direção Concursos tem um pacote específico para o Teste Anpad. Confira:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

O que é teste ANPAD?

O teste ANPAD é um requisito exigido em diversas pós-graduações stricto sensu nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e afins. Ele foi criado com o intuito de homogeneizar o ingresso de estudantes nestes cursos.

O Teste Anpad de Orientação Acadêmica cobra conhecimentos de língua portuguesa, língua inglesa, raciocínio lógico, quantitativo e analítico. São 60 questões de múltipla escolha. O teste pode ser realizado por interessados em qualquer área de conhecimento.

Já o Teste Anpad de Orientação Profissional trata-se de uma prova realizada para mensurar a capacidade de domínio de conhecimentos e habilidades dos participantes. Com o teste, é possível aferir o nível de proficiência que pode ser utilizado por mestrados doutorados.

Ao todo, são 51 questões no Teste Anpad de Orientação Profissional, sendo questões de língua portuguesa, língua inglesa, métodos de mensuração e análise de dados e 1 caso específico.

Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:

Black November

Vem aí o Black November do Direção! Comece agora a pensar no seu futuro! ⠀

No dia 1 de Novembro, às 20h, acontecerá a maior Black Friday de todos os tempos. Clique na imagem abaixo e reserve a sua vaga no maior evento para concursos do ano, e esteja preparado para 2021:

Como funciona a pontuação do teste ANPAD?

Além do candidato ter que lidar com o curto tempo, o mecanismo de cálculo do teste ANPAD é diferente. O inscrito recebe dois resultados: pontuação padronizada e reescalonada em cada prova e a posição percentílica com relação ao todos inscritos, em nível nacional.

Para o cálculo do resultado, são levados em consideração a média das pontuações brutas e o desvio padrão. Com isso, a nota padronizada é dada por:

NOTA = 100.Z + 300

Em resumo e de forma simplificada: caso muitas pessoas acertem a mesma questão, a nota diminui poque a fórmula entende que a prova foi considerada fácil e o inscrito não teve nenhum diferencial.

Para alcançar uma boa pontuação é preciso se atentar em acertar questões que a maioria não acertaria.

Versão online na edição de novembro

O Teste ANPAD de setembro e novembro acontecerá na versão online. Um gui foi lançado dando diretrizes quanto à aplicação. Confira algumas informações do documento:

  • O Teste ANPAD na versão on-line possui normas e ações de segurança digital baseadas em ferramentas especializadas de forma que sejam garantidas a veracidade das informações, evitando fraude durante a realização do exame (navegador seguro, Gravação de tela, Proctoring por inteligência artificial, Proctoring guiado por humano ao vivo, Gravação do vídeo, som e tela do participante e processo de Autorização para início da prova).
  • Será realizado por meio da plataforma Mettl e será monitorado. Usando o feed de vídeo ao vivo da webcam + microfone, o inscrito será monitorado por supervisores remotos e pelo sistema de inteligência artificial da Mettl.
  • O exame supervisionado será executado em um navegador seguro chamado Mettl Secure Browser (MSB), que estabelece navegação em tela cheia durante a aplicação das provas, não permitindo screenshots ou gravação de tela, cópias, colas e minimização ou troca de tela.
  • O inscrito deverá baixar e instalar o Mettl Secure Browser. O navegador seguro funciona apenas em computadores com sistema operacional Windows 7 ou superior. Portanto, computadores MAC não atendem a infraestrutura para realização do exame. As orientações de download do navegador seguro estão disponíveis na página 10.

O inscrito deverá certificar-se antecipadamente quanto às especificações de hardware, software e equipamentos necessários à realização do exame on-line:

  • a) Computador ou Notebook;
  • b) Ser Administrador da máquina em função da necessidade de instalação de browser seguro;
  • c) Sistema operacional Windows 7 ou superior;
  • d) No mínimo 500Mb de memória RAM livre;
  • e) No mínimo 1mbps de conexão estável de Internet;
  • f) Teclado Português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
  • g) Webcam;
  • h) Microfone.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

teste anpad
teste anpad teste anpad 2020 teste anpad novembro 2020 teste anpad prova teste anpad questões teste anpad questões resolvidas

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.