Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Qual a posição do Brasil em relação à Rússia x Ucrânia?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto03/02/2022

03/02/2022

Enquanto o mundo inteiro está atento para a tensão na fronteira da Rússia e Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro anuncia uma viagem a Moscou para se encontrar com o presidente russo Vladmir Putin.

A viagem em um momento tão crítico nas relações internacionais dos dois países levantou perguntas: afinal, qual a posição do Brasil em relação à Rússia e à Ucrânia?

Olá, pessoal, eu sou professor Danuzio Neto e, neste artigo, vamos entender qual tem sido a posição diplomática do Brasil em relação à Rússia e Ucrânia e quais os verdadeiros motivos por trás da viagem do presidente.

Por se tratar de um tema de geopolítica que tem ganhado muito destaque na mídia nos últimos dias, são fortes as chances de ser um tópico cobrado em questões de atualidades no seu concurso público.

Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos

A posição do Brasil em relação à Rússia x Ucrânia

De acordo com o que fontes diplomáticas informaram à BBC Brasil, o Brasil tem uma posição de não se intrometer no assunto entre Rússia e Ucrânia. 

O presidente Jair Bolsonaro deverá se encontrar com o presidente Vladmir Putin na segunda semana de fevereiro e, apesar da posição diplomática de não interferência, a viagem tem sido vista como inoportuna por outros países, em especial os Estados Unidos.

Segundo a Folha de São Paulo, Washington estaria tentando isolar diplomaticamente o presidente Putin e pressionando para que Bolsonaro cancelasse a viagem.

A preocupação dos EUA é que a viagem de Bolsonaro seja vista como apoio à Rússia em relação à tensão na Ucrânia. Uma pressão similar estaria acontecendo sobre o presidente argentino Alberto Fernandez. 

Do que se trata a viagem

De acordo com fontes ouvidas pela BBC Brasil, a agenda de Bolsonaro na Rússia será, na realidade, um evento empresarial com tentativas de negociações sobre fertilizantes para o agronegócio brasileiro.

A expectativa é que uma delegação de empresários do agronegócio brasileiro também participem do encontro.

Resumo do que está acontecendo na Rússia x Ucrânia 

  • O principal ponto por trás da crescente tensão é a possível adesão da Ucrânia e Geórgia à OTAN.
  • A Rússia exigiu que a OTAN garanta que não vai se ampliar e aderir a Ucrânia e a Geórgia.
  • O país também exigiu que os americanos e os seus aliados desistam de fazer manobras e implantações militares na Europa do Leste.
  • Os Estados Unidos têm falado que há uma ameaça “iminente” da Rússia à Ucrânia e colocou cerca de 8,5 mil soldados em alerta

Para ficar por dentro de atualizações e outras notícias relevantes, que podem ser tópicos de provas de concursos públicos, entre no meu canal do telegram aqui.

Grandes abraços, pessoal!

Professor Danuzio Neto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concursos publicos
atualidadesbrasilfronteiraucrania e russia
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.