
Olá concurseiro(a)! Recentemente tivemos a divulgação do edital da PF 2021! A parte de Raciocínio Lógico veio igual ao último concurso da polícia federal de 2018, com o seguinte conteúdo:
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Das 10 assertivas da prova de Agente da PF 2018 CESPE tivemos
- 6 assertivas de lógica sentencial (ou proposicional)
- 1 assertiva de operações com conjuntos
- 1 assertiva de probabilidade
- 1 assertiva de contagem
- 1 assertiva de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos
Das 10 assertivas da prova de Escrivão da PF 2018 CESPE tivemos
- 1 assertiva envolvendo lógica sentencial e probabilidade
- 3 assertivas de lógica sentencial (ou proposicional)
- 4 assertivas de contagem
- 2 assertiva de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos
Das 10 assertivas da prova de Papiloscopista da PF 2018 CESPE tivemos
- 1 assertiva envolvendo lógica sentencial e probabilidade
- 3 assertivas de lógica sentencial (ou proposicional)
- 3 assertivas de operações com conjuntos
- 2 assertivas de contagem
- 1 assertiva de probabilidade
Das 6 assertivas da prova de Perito da PF 2018 CESPE tivemos
- 3 assertivas envolvendo estruturas lógicas
- 1 assertiva de probabilidade
- 1 assertiva de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos
- 1 assertiva de contagem
Vamos agora identificar os três assuntos mais importantes deste edital do CESPE! Confira abaixo:
1º – Lógica sentencial (ou proposicional) p/ o CESPE
Os assuntos relativos à lógica sentencial (ou proposicional), ou seja, aqueles englobados pelo item 3 e seus subitens do último edital, foram os de maior incidência nas provas de raciocínio lógico aplicadas pelo CESPE em três dos quatro cargos da PF (Agente, Escrivão e Papiloscopista). Apenas na prova de Perito o assunto não foi cobrado.
O CESPE adora cobrar esse assunto. Veja que de um total de 36 assertivas de raciocínio lógico (10 de Agente, 10 de Escrivão, 10 de Papiloscopista e 6 de Perito) em 14 delas foram exigidos os conhecimentos de lógica proposicional.
No edital o CESPE traz os assuntos de lógica fora de ordem e separados em três itens, 2, 3 e 4. No entanto, esses assuntos devem ser estudados em uma determinada ordem e isso você encontra no nosso curso de Raciocínio Lógico para a Polícia Federal. Ou se preferir clique aqui.
2º – Princípios de contagem e probabilidade p/ o CESPE
O CESPE gosta muito desse tema. As assertivas de contagem e probabilidade responderam por um total de 13 dentre as 36 de raciocínio lógico. Veja que é um assunto muito cobrado, se aproximando bastante da lógica sentencial em quantidade de incidência. Este é um assunto fortemente abordado pelo nosso curso.
Se você estudasse somente lógica proposicional e princípios de contagem e probabilidade, seria capaz de responder 25 das 36 assertivas de todos os cargos da PF em raciocínio lógico (foi necessário excluir duas questões aqui para não contá-las em duplicidade, visto que eram questões que envolviam lógica e probabilidade na mesma assertiva).
3º – Operações com conjuntos p/ o CESPE
O terceiro assunto mais cobrado no CESPE foram as operações com conjuntos. Esse assunto teve 4 assertivas em 2018, sendo que caíram 3 na prova de papiloscopista e uma na prova de agente. Esse é um assunto não complexo, que pode variar bem de uma prova pra outra mas que pode te garantir pontos importantes na busca da sua aprovação. Bem… agora que já sabemos o que é mais importante, que tal conferir as CILADAS do seu edital?
Não deixe de conferir nosso curso de Raciocínio Lógico para a Polícia Federal, no qual resolvemos DIVERSAS questões do CESPE. Vamos juntos?
Raciocínio Lógico para a Polícia Federal. Ou se preferir clique aqui.
