Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Como elaborar um ciclo de estudos para a Área Fiscal?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Igor Cintra21/02/2022

21/02/2022

Olá, tudo bem?

Muitos alunos que iniciam sua jornada no mundo dos concursos públicos possuem dificuldade em definir um ciclo de estudos eficiente, que potencialize sua preparação e otimize o seu tempo de estudo até a tão sonhada aprovação.

Inicialmente é importante entender qual é a diferença entre “ciclo de estudos” e “cronograma de estudos”.

Ciclo de Estudos

O ciclo de estudos parte da lógica que você deve estudar todas as disciplinas de maneira consistente e uniforme. Para isso não há definição de data e horário em que você deve estudar determinada matéria, mas apenas a carga horária que você deve cumprir em cada disciplina. Apenas após finalizar esta carga horária é que você passará para o estudo da próxima.

Cronograma de Estudos

O cronograma de estudos define de maneira rígida qual é a data e horário que você deve estudar as disciplinas. Isso acaba gerando um grande problema, pois sempre temos imprevistos e quando isso ocorre há duas consequências: a) o aluno deixa de estudar aquela disciplina naquele dia; b) o aluno fica com o cronograma todo atrasado (ou tenta compensar um dia não estudado, não consegue, gerando frustração).



Você pode estar pensando que não há muita diferença entre os dois métodos, mas eu posso te garantir: na prática a diferença é gritante!

Suponha que você não goste de estudar Raciocínio Lógico. Tenha a certeza de que sempre terá algum “imprevisto” exatamente no horário que você deveria estudar esta disciplina!

Este problema não existe no ciclo de estudo, pois necessariamente você terá que estudar sua carga horária pré-estabelecida para Raciocínio Lógico para depois estudar a próxima matéria. Em resumo: nenhuma disciplina fica para trás, você goste ou não dela!

Vantagens do Ciclo de Estudo

O ciclo de estudos apresenta diversas vantagens se comparada ao cronograma de estudos. Em especial cito que o ciclo de estudos possui a característica de tornar o estudo do aluno mais flexivel, pois pouco importa qual é o dia e horário em que ele vai estudar determinada disciplina.

Além disso, as metas são mais factíveis, gerando um sentimento de dever cumprido nos alunos. Nós sabemos que ser aprovado num concurso público de alto nível é um objetivo de longo prazo. As metas reduzidas, como completar um ciclo de estudos, ajudam o aluno a ter a sensação de progressão.

Por fim, o ciclo de estudos força o aluno a estudar todas as disciplinas.

Sugestão de Ciclo de Estudos para a Área Fiscal

Considerando as disposições acima vou propor um ciclo de estudos para alunos iniciantes da área fiscal.

Nesta elaboração temos sempre que considerar basicamente dois pressupostos:

  • Mescle as disciplinas que demandam raciocínio com aquelas que exigem memorização;
  • Não estude mais do que 1h30 uma mesma disciplina.

Vamos, então, ao ciclo de estudos proposto para um aluno que possui 20 horas semanais à disposição para estudar.

Ao finalizar a última disciplina do ciclo de estudos (Dir. Administrativo) você deve voltar para o início dele. Este processo vai se repetir até o momento em que você perceber que caminhou muito bem em uma disciplina. Este será o momento de inserir novas disciplinas no seu ciclo, além de diminuir a carga horária da disciplina finalizada (que deve continuar sendo revisada).

Além disso, você deve realizar um replanejamento da carga horária de cada disciplina constantemente. Se você, por exemplo, percbeer que determinada matéria está com uma carga horária muito baixa/alta basta aumentar/diminuir o tempo destinado a ela.

No entanto, isso é uma conversa para outro momento.

Grande abraço e bons estudos.

Aproveite para me seguir no instagram: www.instagram.com/profigorcintra

Faça parte do meu grupo gratuito do Telegram: https://t.me/igorcintra

Como estudar para concursosTécnicas de estudociclo de estudosciclo de estudos como fazercomo elaborar um ciclo de estudoscomo estudar para área fiscalcomo estudar para concurso públicocomo estudar para concursoscomo estudar para concursos públicosproposta de ciclo de estudos
Igor Cintra

Igor Cintra

Igor Cintra é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (ICMS/SP), onde exerce a Fiscalização Direta de Tributos. Possui vasta experiência em concursos públicos, tendo ocupado o cargo de Auditor Fiscal do Município de São Paulo (ISS/SP) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.