Como estudar Atualidades para concursos

Olá, pessoal! Tudo bem por aí? Sempre me perguntam quais sites e podcasts acompanhar para fazer uma preparação de qualidade na matéria de Atualidades. Para ajudá-lo nessa tarefa, vou deixar aqui uma listinha de conteúdos que podem ser úteis para a sua prova. Já adianto, porém, que todos os meios de comunicação possuem viés político, ...

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
Imagem - Como estudar Atualidades para concursos

Olá, pessoal! Tudo bem por aí?

Sempre me perguntam quais sites e podcasts acompanhar para fazer uma preparação de qualidade na matéria de Atualidades. Para ajudá-lo nessa tarefa, vou deixar aqui uma listinha de conteúdos que podem ser úteis para a sua prova.

Já adianto, porém, que todos os meios de comunicação possuem viés político, seja de direita ou de esquerda. Isso é inevitável. Jornais são feitos por pessoas, a imprensa é feita por pessoas, qualquer linha que você lê numa chamada é escrita por pessoas. E pessoas possuem convicções, crenças e valores próprios. Cabe a nós como leitores, portanto, sempre manter o olhar crítico e saber que as indicações aqui citadas, bem como qualquer outra fonte, não são guardiãs incontestes da verdade. Para ser sincero, às vezes elas são o oposto disso. Mas é da imprensa que saem as nossas questões e é com esse conteúdo que precisamos nos familiarizar.

PORTAIS DE NOTÍCIAS:

É daqui que as bancas tiram boa parte das questões de Atualidades. Se na área do Direito os avaliadores bebem do que julgam os tribunais, a famosa jurisprudência, em Atualidades as bancas consultam os portais de notícias.

A nossa matéria tem ainda um grande desafio adicional: a quantidade de conteúdo praticamente infinito. No mundo dos concursos – e fora dele –, porém, ninguém quer ficar sobrecarregado com um trilhão de notícias, muitas delas simplesmente irrelevantes para o nosso objetivo.

Assim, sugiro que o candidato gaste diariamente pelo menos uns vinte minutos passando pelo menos os olhos em um site de notícias. Só um. Escolha aquele que mais lhe agrada e seja feliz.

Exemplos de portais de notícias: UOL, G1, Terra, Estadão e O Antagonista.

PODCASTS: Se no Direito os avaliadores querem saber o que diz a doutrina, em Atualidades vai nos importar a opinião dos articulistas (que podem ser encontrados nos portais de notícia) e de comentadores político/econômicos que, além dos portais, também estão presentes em podcasts.

Como alguns desses podcasts são mantidos pelos portais, por vezes são utilizados apenas para apresentar de uma forma diferente conteúdos que já foram noticiados na plataforma principal. Isso contribui para que o candidato tenha uma alternativa para estudar em situações do dia em que a capacidade de leitura fica prejudicada, como no trânsito ou enquanto lava a louça.

Exemplos de podcasts: Petit Journal, Durma com essa, O Assunto e Café da Manhã.

CANAL DE ATUALIDADES TELEGRAM

Por se tratar de uma matéria muito dinâmica, mantenho ainda um canal de Atualidades no Telegram, que é abastecido diariamente com questões, áudios e conteúdos diversos.

Para participar do canal, que já conta com a participação de milhares de alunos, basta clicar aqui.

Este tipo de conteúdo também interessa a quem estuda para vestibulares e Enem. Conhece alguém nessa situação? Convide para participar do canal pelo link abaixo.

t.me/profdanuzioneto

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhe este artigo
atualidades
atualidades em concurso público
como estudar atualidades
principais pontos de atualidades
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.