Concursos Abertos Concursos 2022

Como estudar redação para concursos? 9 dicas para garantir uma boa nota no seu certame

Aplicativo Estudaqui Aplicativo Estudaqui comentários
21/09/2021, às 09:53 • 4 semanas atrás

Tão importante quanto a prova objetiva, fazer uma boa redação pode ser o seu grande diferencial para conseguir a nomeação no concurso público dos seus sonhos.

Afinal, em muitos concursos a redação proporciona uma quantidade grande de pontos! Além disso, ao se destacar nesta parte da prova, você pode gerar um diferencial em relação aos outros candidatos.

A banca do seu certame vai avaliar, por exemplo, o quanto você conhece sobre o tema proposto, sua capacidade argumentativa e o seu conhecimento sobre o uso da norma culta padrão da língua portuguesa.

Se você quer obter uma boa nota, é imprescindível que você reserve no seu roteiro de estudos um tempo para treinar a sua escrita e construir boas redações.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas essenciais de como estudar redação para concursos. Continue a leitura e confira ao longo deste conteúdos que boas práticas você deve adotar para conseguir uma boa nota ao redigir seu texto:

  1. Estude sobre a banca do seu certame;
  2. Pesquise redações que foram bem avaliadas por sua banca;
  3. Mantenha-se informado sobre temas da atualidade;
  4. Monte o seu referencial teórico sobre diferentes temas;
  5. Estude sobre regras ortográficas e gramaticais;
  6. Faça uma redação por semana;
  7. Não deixe de cronometrar sua redação;
  8. Refaça redações de concursos anteriores;
  9. Faça um brainstorming sobre o tema antes de escrever sua redação.

9 dicas de como estudar redação para concursos

O seu desempenho na redação para concurso público pode fazer muita diferença na nota final do seu certame. A qualidade do seu texto pode te colocar na lista dos classificados ou te tirar dela.

Confira agora como estudar redação para concursos e chegar mais bem preparado no dia da sua prova.

1 – Estude sobre a banca do seu certame

A primeira dica de como estudar redação para concursos consiste em estudar e conhecer bem a banca responsável pelo seu certame.

Isso porque cada banca examinadora tem um jeito de avaliar a redação (valorizando mais critérios específicos) e certa preferência por determinados temas.

Conhecendo a banca, você poderá orientar melhor os seus estudos e pesquisar informações sobre os temas que mais caem, descobrir o estilo de texto pedido e até treinar fazendo redações que tem grande possibilidade de serem cobradas na prova.

Quer um exemplo de como se informar sobre uma banca? Veja aqui tudo que precisa saber sobre a banca Idecan.

2 – Pesquise redações que foram bem avaliadas por sua banca

Para entender o que a sua banca mais valoriza, pesquise por redações que foram bem avaliadas em outros certames.

Você pode se inspirar no estilo de outros candidatos que conseguiram obter notas altas. Procure observar a estratégia argumentativa e como as ideias foram organizadas na redação.

Você não deve decorar as relações ou fazer igual, mas entender a maneira com as ideias são arrebatadas e como o tema foi desenvolvido pelo candidato.

3 – Mantenha-se informado sobre temas da atualidade

Na maioria das vezes, os temas cobrados nas redações de concursos tem relação com o que está acontecendo hoje no Brasil e no mundo.

Portanto, procure se manter informado sobre assuntos atuais, isto é: estude atualidades!

Para isso, pesquise o que dizem e quais são as análises de formadores de opinião sobre esses temas.

Mídias sociais podem ajudar, mas tenha muito cuidado ao selecionar suas fontes. Assinar revistas renomadas pode ser mais efetivo, lembrando que você pode fazer uma assinatura online, sem a necessidade de ler a revista impressa.

Não sabe como se manter informado de forma prática e objetiva? Então o artigo como estudar atualidades para concurso público com eficiência pode te ajudar bastante.

4 – Monte o seu referencial teórico sobre diferentes temas

É importante que nos seus estudos você monte o seu referencial teórico para fundamentar sua argumentação sobre diferentes temas.

Isso mostra para a banca que você sabe do que está falando e que o seu texto não se baseia em “achismos”.

5 – Estude sobre regras ortográficas e gramaticais

Além de mostrar domínio sobre o tema proposto na redação, você também precisa mostrar para a banca que conhece a norma culta padrão da língua portuguesa.

Portanto, estude português para concurso e fique por dentro das regras ortográficas e gramaticais para construir um texto claro e coeso.

6 – Faça uma redação por semana

Não há necessidade de você treinar a sua redação diariamente. Reserve um dia da semana para escrever uma redação diferente.

Para conseguir organizar seu tempo e garantir que fará pelo menos uma relação por semana, o ideal é montar um plano de estudos. Um aplicativo de estudos ajudará a se organizar nessa missão.

Ainda tem dúvidas? Veja como fazer isso acompanho a este vídeo:

7 – Não deixe de cronometrar sua redação

Quando você for treinar a sua escrita, é importante que você cronometre o tempo gasto para concluir a redação.

Reserve no máximo 1 hora para escrever seu texto; esse é mais ou menos o tempo que você vai ter para finalizar sua redação no dia do certame.

8 – Refaça redações de concursos anteriores

Procure na internet por provas anteriores e refaça os temas cobrados em outros anos.

Essa é uma forma de você ir se familiarizando com o estilo de enunciado da banca examinadora e com os temas que são mais recorrentes.

Lembre-se também de fazer revisões para aprimorar seu texto.

9 – Faça um brainstorming sobre o tema antes de escrever sua redação

Quando você estiver treinando redação para concursos, uma prática interessante é fazer um brainstorming sobre o tema que você precisa desenvolver.

Vá anotando todas as ideias que vierem à sua cabeça sobre o assunto da redação e depois monte uma hierarquia dessas ideias, organizando quais tópicos valem mais a pena ser colocados no seu texto final.

Bom, essas são as nossas 9 dicas de como estudar redação para concursos. Implemente essas boas práticas no seu roteiro de estudos e obtenha uma boa nota no seu certame.Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.

Como estudar Redação: material preparatório

Além de saber como estudar, é importante que você tenha um material de estudos completo e direcionado. O Direção Concursos tem o material específico para Redação.

Para conferir, você pode conferir maiores detalhes clicando na imagem abaixo:

CURSOS CONCURSOS POLICIAIS
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

Aplicativo Estudaqui

A Estudaqui é uma empresa de tecnologia para a edução, e é a desenvolvedora do melhor gerenciador de estudos do mercado. O app estudaqui Planeja, Controla, Motiva e Aprova! Conheça mais detalhes sobre a estudaqui nos endereços abaixo: Sobre a Estudaqui e Página da Estudaqui

Comentários