Pamela Engel • 10/06/2021
10/06/2021Uma das maiores dúvidas dos concurseiros é como fazer revisões no estudo para concursos públicos, uma das técnicas essenciais para os estudos. Saber fazer uma boa revisão é essencial para fazer uma prova tranquila e com tudo em mente.
Quem não faz uma boa revisão de conteúdo dificilmente consegue absorver tudo que estuda e muito menos lembra na hora da prova.
Existem basicamente dois tipos de memória, a memória semântica e a memória episódica. A memória semântica é a memória que temos sobre o mundo. Como, por exemplo, saber que quando o céu está escuro é sinal de chuva, a data do seu aniversário, quantos meses tem o ano etc.
Por sua vez, a memória episódica é o que nos faz lembrar de eventos que aconteceram conosco. Seu primeiro beijo, uma festa de aniversário surpresa, a última viagem feita, esse tipo de evento. Geralmente as pessoas ligam a memória semântica com o conhecimento, quando na verdade são episódicas, em forma de lembranças, como, lembrar que estudou isso ou aquilo.
Tudo que é aprendido fica na memória episódica ou até mesmo na semântica, porém, em ambos os lugares o conhecimento pode ser esquecido. É muito simples, coisas que você aprendeu, estudou, simplesmente se perdem. O segredo para fixar essas memórias tem grandes ligações com as emoções.
As chances de você gravar um novo evento na memória são muito maiores se ele impactar você de forma emocional, na memória episódica. Enquanto que na memória semântica o que fixa o conhecimento é a repetição.
O truque de como fazer revisões durarem por mais tempo na memória é transformar a memória episódica em semântica. Na verdade, esse é um processo natural, afinal de contas quando você aprende alguma coisa, assistindo uma aula, por exemplo, esse aprendizado fica armazenado na memória episódica.
Esse conhecimento fica ali por um tempo, até que seu cérebro ache o necessário. Ou, até que haja uma comoção por ter aprendido algo, é mais ou menos aquilo, se você não usa o que aprendeu a informação é esquecida. Por isso durante os estudos é tão recomendado que se faça exercícios.
A revisão é o que se faz depois de um tempo que já estudou determinado assunto. Mas existem algumas formas de fazer revisões, da forma a otimizar o trabalho do seu cérebro. Aprendendo a forma correta, não se perde tempo e nem informação. Para isso, precisamos de 3 pontos importantes:
1. faça um bom matéria de revisão (resumos, grifos, mapas mentais… Calma! Isso será assunto para outro artigo!)
2. revisões devem ser curtas e precisas
3. antes de fazer a revisão, tente se lembrar das informações. O nosso famoso recall!
“Pamela, o que é esse tal de recall?” Querido aluno, eu explico!
O recall consiste em tentar lembrar o assunto, antes de ler o conteúdo do resumo para revisar. “Nem uma espiadinha?” Não, nem uma espiadinha.
Utilize uma folha para tampar e impedir de dar umas espiadinhas, e então, somente olhando o tópico/assunto do que deseja revisar, puxe da própria memória tudo o que está escrito ali (ou, se usar áudio, puxe da memória tudo o que está naquele arquivo de áudio).
Portanto, isso faz com que seu cérebro construa memória permanente em relação àqueles conteúdos. Esse esforço de se lembrar com o próprio esforço é como se fosse musculação, mas pro cérebro.
Mas lembrando que isso é um trabalho constante: não vale revisar a primeira matéria só 1 vez e depois ir revisando só as mais recentes. É importante, de tempos em tempos, voltar lá no início do resumo, lá daquelas primeiras matérias e fazer o recall.
Eu gosto de fazer quatro tipos de revisão, dois para a fase de aprendizagem da teoria (pré edital) e dois para quando você já estiver visto toda a teoria pelo menos uma vez (ou no pós edital), são eles:
1. Revisão Rápida: serve para você se recordar o que tinha estudado por último, para pegar o fio da meada. Sempre que for estudar um assunto novo de uma matéria, revise o que tinha estudado anteriormente, pois na maioria das vezes um assunto depende da consolidação do aprendizado do assunto anterior. Mas lembrando que é uma revisão rápida, idealmente uns 5 minutos, podendo ir no máximo aos 15. Por exemplo, você vai estudar hoje a aula 02 de constitucional. Antes de começar você olha seu resumo ou marcações da aula 01.
2. Revisão cumulativa: é a revisão principal, a que que tem que está prevista no seu cronograma. A cada três ou quatro aulas de uma matéria, reserve um tempo para revisar o que aprendeu até aquele momento. Exemplo: estudou a aula 01,02 e 03, para e revisa as três aulas. Estudou a aula 04, 05 e 06, revisa as seis aulas já estudadas. Estudou as aulas 07,08, 09, revisa todas as nove aulas. Lembrando que é importante, sempre que acrescentar novas aulas a revisão, não extrapolar muito o tempo de revisão. cada revisão cumulativa deve ter no máximo 3 horas.
3. Revisão Completa (véspera de prova): É a revisão que você estuda todo o assunto daquela matéria, boa para fazer quando sai um edital, para você se lembrar de tudo que já estudou e partir para os exercícios, é ideal para fazer na última semana de prova, para ir com todos os assuntos frescos na memória.
4. Revisão Técnica: É a revisão que você deve fazer quando estiver realizando as baterias de exercícios. Quando identificar que está errando muito um assunto, você deve parar e revisar aquele tópico específico. Isso irá te ajudar a aumentar o seu desempenho nos exercícios daquela matéria e não cometer os mesmos erros na prova!
Com isso é possível comprovar que as revisões são importantes durante o processo de formação da memória. Quando se revisa um assunto, você fixa o conteúdo na memória e com o passar do tempo, isso vira conhecimento e depois não tem mais dificuldades de se lembrar.
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Pamela Engel
Auditora do TCE BA, Ex-atleta da seleção brasileira de Natação e a mais de 7 anos ajudando concurseiros a se tornarem aprovados!
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