Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Câmara dos Deputados: matérias para outros editais?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jornalismo Direção Concursos22/12/2023

22/12/2023

Olá concurseiro! Meu nome é Dinaldo Nogueira, sou analista da Câmara dos Deputados. Se você já estudou para o concurso da Câmara, pode aproveitar várias matérias em outros editais neste ano de 2024, já que teremos diversos concursos abertos para a área ou similares!

O concurso da Câmara ofereceu inúmeros cargos, mas para fazer essa análise escolhi somente 3: Material e Patrimônio, Técnica Legislativa e Contador!

Material e Patrimônio

Além de português e inglês você também poderá aproveitar o que estudou nas matérias de direito administrativo, constitucional, raciocínio lógico, informática e análise de dados, administração, AFO (Administração Financeira e Orçamentária) e estatística. Todas essas matérias estão previstas para a área de controle!

Claro que para essa área algumas matérias são cobradas de forma mais profunda, então você vai precisar fazer mais questões sobre o assunto. Aconselho que pegue também um material especifico da área de controle para ver as principais diferenças e poder agregar com o material da Câmara no seu estudo.

Para a área de Controle gosto de ressaltar o concurso do TCU, que tem previsão para acontecer em 2024. Vale destacar que o último concurso foi organizado pela FGV, a mesma do concurso da Câmara, e existem grandes possibilidades da banca se repetir!

Também para a área de controle, você também vai ter que estudar outras matérias da área do direito, como direito civil, processual civil e contabilidade. Se não estudou contabilidade, meu conselho é que priorize nos seus estudos, pois você não conhece seu grau de dificuldade e a matéria pode exigir mais tempo. Comece estudando todos os dias do seu ciclo de estudos, dessa forma você terá uma boa preparação para os concursos da área de controle.

Além da área de controle, temos também a área fiscal, que engloba a Receita Federal. Todas as matérias que você estudou para a Câmara estão incluídas na área fiscal. Existem diferenças nos editais dependendo da esfera do concurso, mas a base permanece a mesma.

É uma área difícil, disputada e você encontra outra dificuldade que são duas matérias muito cobrada na área fiscal: contabilidade e análise das demonstrações contábeis. São duas matérias que exigem muita dedicação, mas vale destacar que você não estará saindo do zero, sua base de conhecimento é muito grande, pegando o material correto e fazendo a priorização de matérias você chegará muito preparado para a prova.

Quer saber tudo sobre a área fiscal? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades para Fiscos Estaduais e Municipais! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA ÁREA FISCAL NO TELEGRAM

Contador

Para o cargo de contador você poderá aproveitar as matérias de direito administrativo, constitucional, raciocínio lógico e matemático, informática e análise de dados, auditoria, controle, AFO e direito tributário. Todas essas matérias estão incluídas nos editais da área fiscal!

Eu considero que quem estudou para o cargo de contador leva uma grande vantagem comparado a quem tentou outros cargos no concurso da Câmara. Isso porque você já vem com um conhecimento grande na área de contabilidade.

Além da área fiscal, quem tentou o cargo de contador também vai poder para a área de controle sem nenhum problema. Então não perca tempo, estude para todos os concursos da área de controle e da área de fiscal. Eu, entre os dois, iria priorizar a área fiscal, porque é mais fácil você migrar da área de controle para a área fiscal. Pegue o edital mais completo da área fiscal e inicie sua preparação. Sem dúvidas você tem grandes chances de conseguir sua aprovação nas duas áreas.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA ÁREA FISCAL NO TELEGRAM

Analista Técnico e Legislativo

É o cargo genérico da Câmara dos Deputados, geralmente quem presta concurso para esse cargo tem o sonho de trabalhar no Legislativo mas também pode tentar a área administrativa .

Para os outros editais você pode aproveitar as matérias de direito administrativo, constitucional, raciocínio lógico, AFO, administração e código de ética.

Gosto de destacar também o estudo de regimento, que é um conhecimento que você adquiriu estudando para a Câmara e que você consegue aproveitar para outros concursos da área Legislativa. Mesmo o regimento sendo diferente, tem como aproveitar o modus operandi de estudo para o regimento de outros órgãos.

Editais previstos na área:

Câmara Fortaleza

Como já noticiado pelo Direção, o edital para o concurso da Câmara de Fortaleza deve ser publicado até o dia 29 de dezembro! Serão ofertadas 78 vagas para nível médio e superior.

ALEP

Foi publicado o extrato de contrato do concurso ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), que oficializou a contratação da FGV como banca organizadora. Serão ofertadas 85 vagas de nível médio e superior com salários iniciais de até R$ 4,9 mil.

ALE RS

Outro concurso que já tem a banca definida é o ALE RS (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul)! A banca escolhida foi a Fundatec, serão ofertadas vagas de nível médio e superior para diversos cargos com salários de até R$ 29.363,77!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Está sem tempo para perder? Receba as principais notícias do mundo dos concursos no seu celular. Clique aqui e faça parte do nosso canal no telegram!

concurso câmara dos deputadosconcursos públicos
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.