Concurso CGE-SC – Despesa Pública

Fala Concurseiro! No artigo de hoje vamos falar um pouco de AFO para o concurso da CGE-SC. Hoje vamos fazer uma introdução à a Despesa Pública. Da mesma forma que ocorre com a receita, as despesas poderão ser orçamentárias ou extraorçamentárias. Segundo o MCASP: “Despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na ...

Por

Carolina Couto
Compartilhe este artigo
concurso CGE SC

Fala Concurseiro! No artigo de hoje vamos falar um pouco de AFO para o concurso da CGE-SC. Hoje vamos fazer uma introdução à a Despesa Pública.

Da mesma forma que ocorre com a receita, as despesas poderão ser orçamentárias ou extraorçamentárias.

Segundo o MCASP:

“Despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada. Exemplos: despesa com pessoal, investimentos, juros da dívida pública, entre outras.”

Dispêndio extraorçamentário é aquele que não consta na lei orçamentária anual, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar, resgate de operações de crédito por antecipação de receita e recursos transitórios.

Exemplos: devolução de valores de terceiros (cauções, depósitos judiciais, fianças etc), recolhimento de consignações/retenções, pagamento das operações de crédito feitas por Antecipação de Receita Orçamentária (AROs), pagamentos de Salário-Família, Salário-Maternidade e Auxílio-Natalidade, Pagamento de restos a pagar (os quais serão definidos ainda nesta aula).”

Essa diferenciação é relevante uma vez que as despesas são tópicos muito cobrados em provas de concursos. Atente-se aos exemplos do MCASP pois eles costumam ser cobrados em provas. Vamos ver como esse tema já caiu em provas:

UEM – UEM – 2017

 Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de despesa extraorçamentária que deve ser paga pela entidade pública à margem da lei orçamentária.

a) Restituição de caução em dinheiro.

b) Contratação por tempo determinado.

c) Auxílio financeiro a pesquisadores.

d) Juros sobre a dívida por contrato.

e) Aquisição de produtos para revenda.

Percebeu como o conhecimento dos exemplos do MCASP pode ser relevante na hora de gabaritar a questão?

O nosso gabarito é a LETRA A. Segundo o MCASP, a restituição de caução é uma despesa extraorçamentária.

Despesa Pública – Classificações Importantes

Não vamos hoje esgotar o tópico de classificações, no entanto, irei colocar aqui alguns conceitos relevantes para que leve para a sua prova e acerte mais questões.

Quanto ao impacto no patrimônio líquido

Aqui, as despesas poderão ser classificadas como:

a) Efetiva: é aquela que, no momento da sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

b) Não-efetiva: é aquela que, no momento de sua realização, não altera a situação líquida patrimonial da entidade financeiro. Constitui fato contábil permutativo.

Receitas Primárias e Receitas Financeiras

a) Despesas financeiras: são aquelas despesas que se relacionam com dívida. Exemplos: despesas com juros e amortização da dívida pública, com aquisição de títulos de capital integralizado etc.

b) Despesas primárias: são aquelas que não se relacionam com dívida ou desmobilização. Exemplos: pessoal e encargos sociais, de custeio etc.

Outras classificações importantes da Despesa Pública

Essas classificações são muito relevantes para fins de prova e de entendimento do conteúdo de forma global, recomendo que o concurseiro recorra aos nossos materiais para entendimento completo e aprofundado do tema e, com isso, garantir todas as questões de prova.

Vou aqui apenas citá-las para que o concurseiro saiba, na hora de estudar, quais são as classificações da despesa importantes para a sua prova.

De acordo com o MCASP, a despesa orçamentária poderá ser classificada:

a) Por Natureza: A classificação por natureza é obrigatória para todos os entes. É composta por Categoria econômica, Grupo de Natureza de Despesa, Modalidade de Aplicação e Elemento de Despesa.

b) Institucional: É a classificação que responde “quem” é o responsável pelo dispêndio. Está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.

c) Funcional: É a classificação que responde “em que área” será aplicado o recurso. É composta de um rol de funções e subfunções prefixadas e obedece a regra da matricialidade.

d) Estrutura programática: É a classificação que está estruturada em programas, ações e subtítulos

Por hoje vamos ficando por aqui. Em artigos futuros, vamos tratar com detalhes de cada classificação. Por hoje vamos nos ater apenas aos aspectos introdutórios do tema.

Até breve e bons estudos!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
Carolina Couto

Carolina Couto

Aprovada em primeiro lugar no concurso da PCDF. Também foi aprovada nos concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Atualmente, é agente da PF e professora do Direção Concursos.