Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso DEPEN – Gabarito – Informática (com recursos!)

Victor Dalton Victor Dalton comentários
27/06/2021, às 20:16 • 3 meses atrás

Olá! Estou aqui para comentar as questões de Informática do concurso do Departamento Penitenciário Nacional, cujas provas foram aplicadas em 27 de junho de 2021.

Foram seis questões de Informática. Tenho duas, e somente duas, sugestões de recurso.

Vejamos:

Para sublinhar uma palavra no texto, é necessário selecionar a palavra e, em seguida, clicar o botão S da barra de ferramentas ou acionar simultaneamente as teclas CTRL e S.

Gabarito: CORRETO.

Sugestão de recurso: A palavra NECESSÁRIO dá a entender que existe obrigação de selecionar a palavra para poder aplicar o efeito sublinhado. No entanto, o simples posicionamento do cursor sobre a palavra é suficiente para que o efeito também seja aplicado. Em função disso, solicito a INVERSÃO do gabarito da questão, de certo para errado.

É possível inserir uma tabela em formato .xls em um documento Word e editá-la nesse mesmo documento utilizando a barra de ferramentas do Excel.

Comentários: Outro item também CORRETO.

O botão Pincel de Formatação, na aba de opções Arquivo do MS Word, é usado para colorir ou realçar palavras a que se deseja dar destaque no texto.

Comentários: Errado! O pincel fica na aba PÁGINA INICIAL, e serve para copiar a formatação de um trecho para colar em outro. Ou seja, tá tudo errado na sentença.

O PowerBI é uma ferramenta moderna utilizada para gerar Dashboards de visualização de dados oriundos de fontes separadas e que facilita a integração de conteúdos armazenados em arquivos de formatos diferentes.

Comentários: Correto! O Power BI permite puxar dados de várias fontes, para depois modelar a integração entre eles.

As intranets são redes que permitem utilizar as tecnologias de Internet para conectar, por exemplo, uma empresa com seus clientes ou fornecedores, por meio de VPNs (virtual private network).

Comentários: Acredito que esteja ERRADO, pois a EXTRANET é a mais adequada para conectar clientes e fornecedores, já que eles estão FORA das dependências físicas da empresa.

Os vírus do tipo cavalo de Troia, também conhecidos como Trojans, podem ser instalador por outros vírus e programas, mas também podem infectar o ambiente por meio de links durante a navegação na Internet ou até mesmo por meio de emails falsos (phishing).

Gabarito: CORRETO.

Sugestão de recurso: A expressão “também podem infectar o ambiente por meio de links durante a navegação na Internet ou até mesmo por meio de emails falsos(phishing)” prejudica o entendimento objetivo da questão. Perceba que links durante a navegação na Internet, por si só, não podem infectar uma máquina, pois é necessário que o usuário clique no link com o arquivo malicioso, baixe o arquivo malicioso e instale o programa em seu computador, para que a infecção por cavalo de Troia ocorra. Ainda, phishing, por si só, não necessariamente infecta uma máquina, pois é necessário, novamente, que o usuário receba neste email um link para um arquivo malicioso ou um arquivo malicioso anexo, baixe o arquivo para o seu computador e ainda, realize a instalação do programa. Portanto, entendo que ficou prejudicado o entendimento da questão, e solicito portanto a ANULAÇÃO do item.

Escreva o recurso com suas próprias palavras. Recursos iguais são indeferidos pela banca examinadora.

Bons recursos!

@profvictordalton

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Comentários