Concurso Escrevente TJSP – Gabarito Extraoficial – Direito Constitucional

Olá, estimado aluno! No último domingo (dia 31.10.2021), foi realizada a prova para o cargo de escrevente do TJSP. Neste artigo, corrigirei com você as questões apresentadas pela vunesp. Vejamos os comentários de cada uma delas. Um abraço amigo, Nathalia Masson Gabarito extraoficial: B Comentário: Nossa resposta encontra-se na letra ‘b’. O único crime listado ...

Por

Nathalia Masson
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso Escrevente TJSP – Gabarito Extraoficial – Direito Constitucional

Olá, estimado aluno!

No último domingo (dia 31.10.2021), foi realizada a prova para o cargo de escrevente do TJSP. Neste artigo, corrigirei com você as questões apresentadas pela vunesp. Vejamos os comentários de cada uma delas.

Um abraço amigo,

Nathalia Masson

Gabarito extraoficial: B

Comentário: Nossa resposta encontra-se na letra ‘b’. O único crime listado pela questão que permite fiança é o doloso contra a vida. Conforme determina o art. 5º, incisos XLII, XLIII e XLIV, CF/88, são crimes inafiançáveis a prática do racismo, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo, os definidos como crimes hediondos, a prática do racismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Gabarito extraoficial: A

Comentário: Vejamos cada uma das alternativas:

– Letra ‘a’: é a nossa resposta. De acordo com o art. 5º, XII, CF/88, “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”.

– Letra ‘b’: de acordo com o art. 5º, LXVII, CF/88, “não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel”.

– Letras ‘c’ e ‘d’: conforme determina o art. 5º, XI, CF/88, “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

– Letra ‘e’: nos termos do art. 5º, XIX, CF/88, “as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado”.

Gabarito extraoficial: C

Comentário: Vamos assinalar a letra ‘c’ como sendo nosso gabarito. De acordo com o art. 7º, XXV, CF/88, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Vejamos os erros das demais alternativas:

– Letra ‘a’: incorreta. O art. 7º, I, CF/88, dispõe que é direito dos trabalhadores urbanos e rurais “a relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos”.

– Letra ‘b’: incorreta. De acordo com o art. 7º, XI, CF/88, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei

– Letra ‘d’: incorreta. Conforme determina o art. 7º, XIV, CF/88, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva

– Letra ‘e’: incorreta. Nos termos do art. 7º, XVIII, CF/88, é direito dos trabalhadores urbanos a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.

Gabarito extraoficial: A

Comentário: Nosso gabarito encontra-se na assertiva ‘a’. O texto constitucional dispõe o seguinte: “São brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral” – art. 12, II, ‘a’, CF/88.

Vejamos os erros das demais alternativas:

– Letra ‘b’: incorreto. “São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil” – art. 12, I, ‘b’, CF/88.

– Letra ‘c’: incorreto. “São brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país” – art. 12, I, ‘a’, CF/88.

– Letra ‘d’: incorreto. “São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira” – art. 12, I, ‘c’, CF/88.

– Letra ‘e’: incorreto. “São brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira” – art. 12, II, ‘b’, CF/88.

Gabarito extraoficial: C

Comentário: A alternativa correta é a da letra ‘c’, pois é a única que apresenta um cargo privativo de brasileiro nato, consoante o rol taxativo enunciado no art. 12, § 3º da CF/88. As demais assertivas mencionam cargos que não são privativos de brasileiro nato.

Compartilhe este artigo
concurso tjsp
concurso tjsp 2021
escrevente tjsp
gabarito extraoficial TJSP
tjsp
Nathalia Masson

Nathalia Masson

Professora em Direção Concursos.