Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso INSS: cinco dicas para quem aguarda o edital

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Raquel Monteiro13/04/2022

13/04/2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) atravessa período de greve, necessita com urgência de novos servidores. Inúmeras tratativas vêm sendo feitas por parte dos servidores, sindicato, da autarquia junto ao Ministério da Economia. Você, certamente, não sabe o que fazer diante deste cenário, mas olhe o cenário com os olhos de um Gavião, pois temos sugestões bastante inteligentes para você.

Esteja preparado(a) para quando o edital despontar no diário oficial!

O último concurso do INSS aconteceu em 2015, tendo sido organizado pelo Cebraspe. A espera por parte dos concurseiros tem sido muito grande pelo novo edital. Muitos desanimaram e pararam de estudar. Os Gaviões, diferentemente ampliaram um pouco mais o campo de estudos sem perder de vista um futuro concurso da autarquia previdenciária federal. Com isso, deixar de se preparar nunca se tornou uma opção válida, pois ótimas oportunidades estão despontando como compatíveis até que o certame possa ganhar forma.

Com isso, é possível conciliar os estudos com os Tribunais Regionais do Trabalhos (concursos de TRT), porque matérias como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Língua Portuguesa e, até mesmo, Direito Previdenciário poderão ser aproveitadas em ambas as áreas. Dizemos isto porque, em alguns TRTs que tiveram certames publicados em 2019, a matéria previdenciária se fez presente na maioria deles. Portanto, vale a pena se preparar para esta área.

Outros certames interessantes são os Institutos de Previdência nos âmbitos municipais, estaduais, as Fundações em âmbito federal. A matéria previdenciária se faz sempre presente nesses concursos.

cursos concurso INSS

Qual o primeiro passo para estudar Direito Previdenciário?

Parece óbvio, mas é da maior importância conhecer as bases constitucionais deste Direito. Na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, começamos pelo pouco conhecido “Título VIII – Da Ordem Social”. Ali, estuda-se sobre as disposições gerais, a seguridade social, da saúde, da previdência social, da assistência social. Neste ponto constitucional, há a necessidade de muita memorização, bem como a de se conhecer conteúdo bastante teórico, pois existem diversos princípios e diferenciações a serem feitas, a exemplo da previdência social e da assistência social, pois não são institutos jurídicos sinônimos.

E depois? Como prosseguir?

Outro ponto importante é estudar as Leis n.º 8.212 e 8.213, ambas de 1991. Há muitos conceitos importantes nestes dois diplomas. Há definições desde o custeio da Seguridade Social, ou seja, de onde estes provêm para financiar os benefícios concedidos. Há, também, conceitos importantes como o de trabalhador avulso, eventual os quais se fazem presentes e entrelaçados com o estudo do Direito do Trabalho. É muito interessante!

A agora vem o plus!

Depois de estudar estas leis muito importantes, convém estudar o Decreto n.º 3.048 de 1999, o qual regulamenta a Previdência Social. Há muitos conceitos importantes que complementam o estudo das leis acima citadas. Outra lei relevante é a Lei n.º 8.742 de 1993, que é a Lei Orgânica da Assistência Social.

Muito importante, também, é o estudo sobre os Regimes Próprios da Previdência Social dos Servidores Públicos. Isso você estudará primeiro na Emenda Constitucional n.º 103 de 2019 e, depois, nas leis editadas especificamente para o ente para o qual você prestará o concurso público. Se for federal, estudará as Lei Complementares n.º 108 e 109, ambas, de 2001. Se o seu concurso for em âmbito estadual, será necessário ler a Constituição do Estado e sua eventual lei a este respeito, para o caso de ter instituído o regime próprio. Se o certame for municipal, será necessário ler a Lei Orgânica e/ou o Estatuto pertinente.

Resumo da Ópera: enquanto você aguarda o concurso do INSS acontecer, siga estudando e se testando com as diversas oportunidades que surgem pelo caminho. Para alcançar um excelente desempenho no futuro concurso do INSS e de outras carreiras semelhantes, confie sua preparação ao Direção!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Concurso INSSINSSconcurso inssdicas inssinss
Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.