Concurso ISS Fortaleza: recurso de Estatística – prova de Auditor!

Fala, meu aluno! Tudo bem contigo? Segue abaixo recurso para a questões de estatística da prova da SEFIN/FORTALEZA. 131. A média amostral é uma estatística suficiente para a estimação do parâmetro desconhecido b O examinador deu uma escorregada no gabarito. O recurso está bem fundamentado, inclusive utilizei como fonte um livro estudado no curso de ...

Por

admin
Compartilhe este artigo
ISS Fortaleza

Fala, meu aluno! Tudo bem contigo? Segue abaixo recurso para a questões de estatística da prova da SEFIN/FORTALEZA

131. A média amostral é uma estatística suficiente para a estimação do parâmetro desconhecido b

O examinador deu uma escorregada no gabarito. O recurso está bem fundamentado, inclusive utilizei como fonte um livro estudado no curso de estatística da Universidade de Brasília – UnB, livro da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, referência no estudo de estimadores suficientes.

Vamos ao recurso:

Prezada banca, dizemos que a estatística T = T (X1, . . . , Xn) é suficiente para θ, quando a distribuição condicional de X1, . . . , Xn dado T for independente de θ (Bolfarine, INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA,2001, Definição 2.2.1, p.20). Pelo critério da Fatoração de Neyman, sejam X1, . . . , Xn uma amostra aleatória da distribuição da variável aleatória X com função de densidade (ou de probabilidade) f(x|θ) e função de verossimilhança L(θ; x). Temos, então, que a estatística T = T (X1, . . . , Xn) é suficiente para θ, se e somente se, pudermos escrever L(θ; x) = h(x1, . . . , xn) × g(θ,T), onde h(x1, . . . , xn) é uma função que depende apenas de x1, . . . , xn (não depende de θ) e g(θ,T) depende de θ e de x1, . . . , xn somente através de T (Bolfarine, INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA,2001, Teorema 2.2.1, p.22). Com isso, dada uma estatística T = Σxi, tem-se que a função de verossimilhança de f é dada por: L(θ;x) = (2^n) × e^(-2Σxi + 2bn) × I(x⩾b), onde I(x⩾b) é a função indicadora e a notação m^c equivale a m elevado a c. Tal função pode ser reescrita da seguinte forma: L(θ;x) = [(2^n)] × [e^(-2Σxi) × e^(2bn) × I(x⩾b)], isto é, L(θ;x) pode ser escrita pelo produto das funções h(x1, . . . , xn) = 2^n (uma função que não depende do parâmetro) e g(θ,T) = e^(-2T) × e^(2bn) × I(x>=b) (uma função que depende da estatística T e do parâmetro b), portanto T é uma estatística suficiente para o parâmetro b. Por fim, como T = Σxi é equivalente à estatística T’ = Σxi/n = média amostral, tem-se que a média amostral também será uma estatística suficiente para o parâmetro b (Bolfarine, INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA,2001, Exemplo 2.3.2, p.25). A partir do exposto, sugere-se à douta banca a alteração do gabarito do item para certo.    

Professor Pedro Felippe (Direção Concursos)

Matemática, raciocínio lógico, matemática financeira e estatística

Auditor Fiscal de Tributos de Roraima

Não deixe de me seguir nas redes sociais:

Matemática: sei nem errar

Hashtagmatematica

Profpedrofelippe

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
admin

admin