Concurso PC AL: comentários da prova discursiva; confira

Oi, gente. Tudo bem com vocês? Hoje comentaremos um pouquinho sobre a discursiva da prova da Polícia Civil do Alagoas – PCAL. Acredito que todos acharam muito tranquilo o tema da redação, pois o tema da mulher, além de ter sido cobrado várias vezes este ano, também é um assunto que foi e está sendo ...

Por

Leticia Bastos
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso PC AL: comentários da prova discursiva; confira

Oi, gente. Tudo bem com vocês? 

Hoje comentaremos um pouquinho sobre a discursiva da prova da Polícia Civil do Alagoas – PCAL. Acredito que todos acharam muito tranquilo o tema da redação, pois o tema da mulher, além de ter sido cobrado várias vezes este ano, também é um assunto que foi e está sendo muito discutido em todos os meios, não é mesmo?

O nosso tema foi: Polícia Civil e o combate à violência doméstica. Contudo, lembre-se que esse é o tema macro, então temos de analisar os elementos micro da redação. Vamos lá?

  • Conceitue violência doméstica, apresentando exemplos e possíveis causas sociais e(ou) culturais desse tipo de violência [valor: 8,00].

De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

A violência contra a mulher tem como origem a construção desigual do lugar das mulheres e dos homens nas mais diversas sociedades. Portanto, a desigualdade de gênero é a base de onde todas as formas de violência e privação contra mulheres estruturam-se, legitimam-se e perpetuam-se.

A desigualdade de gênero é uma relação de assimetria de poder em que os papéis sociais, o repertório de comportamentos, a liberdade sexual, as possibilidades de escolha de vida, as posições de liderança, a gama de escolhas profissionais são restringidas para o gênero feminino em comparação ao masculino.

As causas, portanto, são estruturais, históricas, político-institucionais e culturais. O papel da mulher foi por muito tempo limitado ao ambiente doméstico, que, por sua vez, era uma propriedade de domínio particular que não estava sujeita à mesma legislação dos ambientes públicos.

Além disso, causas culturais, por exemplo, poder-se-ia citar, por exemplo, sobre o patriarcado, visto que, ainda hoje, o homem é visto como figura principal dentro de casa, como ser soberano e a mulher, consequentemente, vista como ser submisso. 

  • Relacione a atuação da polícia civil no enfrentamento desse tipo de violência. [valor: 7,00].

A Polícia Civil (PC) atua diretamente com as mulheres que sofrem tal abuso. Vale lembrar que é a PC que faz o primeiro atendimento da mulher e que esses devem estar totalmente preparado no atendimento, visto que as mulheres chegam às delegacias sensíveis e envergonhadas. 

Além disso, hoje, existem delegacias especializadas ao atendimento da mulher que sofre violência doméstica. No Distrito Federal, por exemplo, existem duas delegacias especializadas no atendimento e funcionam 24 horas por dia. Todos os agentes e delegados que atuam em tais delegais passam por um treinamento especializado.

  • Sugira um exemplo de ação que poderia ser promovida para melhorar a atuação da polícia civil em contexto de violência doméstica. [valor: 4,00].

Neste contexto, poder-se-ia citar a necessidade de criação de outras delegacias especializadas, treinamento dos policiais para fazer o primeiro contato com a vítima a fim de que ela não ficasse constrangida. Aumentar o número do corpo policial para que essa mulher possa ter um atendimento mais priorizado e também a fim de que o processo se torne célere. 

Acredito que vocês não tiveram dificuldades para escrever a redação. Contudo, me contem aqui o que vocês acharam do tema e se conseguiram desenvolver bem o texto de vocês.

No mais, eu desejo a todos sucesso sempre. Até o nosso próximo encontro. 

Compartilhe este artigo
concurso pc al
pc al
Leticia Bastos

Leticia Bastos

Professora de Língua Portuguesa para Concursos Públicos. No Direção Concursos, é responsável pela área de Redação Discursiva e Literatura. Além disso, também atua como Revisora Textual, tendo ampla experiência na área de concursos públicos e vestibulares. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e especialista nas áreas de Gramática Aplicada ao Texto, Linguística e Literatura.