Leonardo Arpini • 05/07/2021
05/07/2021Oi, gente. Tudo bem com vocês? Vamos falar sobre a Discursiva do concurso PC PA?
Vocês devem ter reparado que vieram questões MUITO específicas, não é mesmo? Por isso redigi as respostas padrões para a prova.
1. Conforme o Código de Processo Penal vigente, o reconhecimento de pessoa feito em Nivaldo está em conformidade com a fórmula prevista na legislação processual penal aplicável?
O reconhecimento de Nivaldo deixou de observar as formalidades do art. 226 do CPP e, portanto, é nulo. Ademais, o STJ, no HC 598.886/SC, Rel. Min. Rogério Schietti, 6ª T., DJe 20/04/21, declarou a nulidade de reconhecimento fotográfico realizado em sede de IP sem a observância das formalidades do art. 226 do CPP
2.Quais são as características das buscas domiciliares e pessoais segundo a legislação processual penal aplicável?
Conforme o artigo 240 do CPP, para que haja a busca e apreensão do domiciliar é necessário que haja fundadas razões para prender criminosos; apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos; apreender instrumentos de falsificação ou de contrafação e objetos falsificados ou contrafeitos; apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso; descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu; apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu conteúdo possa ser útil à elucidação do fato; apreender pessoas vítimas de crimes; colher qualquer elemento de convicção. Entrando, no tocando a busca e apreensão pessoal, é necessário que haja fundadas suspeitas de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos mencionados anteriormente (letras b a f e letra h). (concurso PC PA)
3. A prisão preventiva decretada é juridicamente viável?
A prisão preventiva, nesse caso, é juridicamente inviável, tendo em vista o entendimento da 2ª Turma do STF, lançado no HC 188.888/MG, reconheceu a impossibilidade jurídica de o magistrado, mesmo fora do contexto da audiência de custódia, decretar, de ofício, a prisão preventiva de qualquer pessoa submetida a atos de persecução criminal (inquérito policial, procedimento de investigação criminal ou processo judicial), “tendo em vista as inovações introduzidas nessa matéria pela recentíssima Lei nº 13.964/2019 (“Lei Anticrime”), que deu particular destaque ao sistema acusatório adotado pela Constituição, negando ao Juiz competência para a imposição, ex-officio, dessa modalidade de privação cautelar da liberdade individual do cidadão (CPP, art. 282, §§ 2º e 4º, c/c art. 311)”.
Conte-nos aqui nos comentários o que você colocou no desenvolvimento de cada aspecto e se você achou que as suas respostas estão dentro do que o professor Arpini colocou no padrão-resposta.
Você pode conferir a correção das questões por matéria por meios dos links abaixo, mas reforça-se que os professores ainda estão corrigindo as provas, então em breve mais links serão adicionados.
Confira abaixo quais matérias já estão disponíveis:
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Leonardo Arpini
Sou o professor Leonardo dos Santos Arpini, mais conhecido como “Arpini”. Seja muito bem-vindo ao meu curso! Aqui no DIREÇÃO CONCURSOS sou o encarregado de lecionar as disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Caso não me conheça, além de professor de curso preparatório, sou advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Damásio/SP. Me dedico ao estudo global do ordenamento jurídico, pois, assim como vocês, também estou engajado no caminho dos concursos públicos. Então, contem comigo para qualquer dúvida que vocês possuam sobre seu estudo e que esteja ao meu alcance.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Leonardo Arpini • 5 de julho de 2021
Oi, gente. Tudo bem com vocês? Vamos falar sobre a Discursiva do concurso PC PA? Vocês devem ter reparado que vieram questões MUITO específicas, não é mesmo? Por isso redigi as respostas padrões para a prova. 1. Conforme o Código de Processo Penal vigente, o reconhecimento de pessoa feito em Nivaldo está em conformidade com […]
Henrique Santillo • 5 de julho de 2021
Olá, amigos! Segue a correção das questões de Legislação Especial do concurso da Polícia Civil do Pará (PC PA). IMPORTANTE! Trata-se de correção com indicação de gabarito EXTRAOFICIAL, que poderá divergir do indicado pelo Instituto AOCP, beleza? Vamos lá! a) CORRETA. Conforme o art. 41 da Lei Maria da Penha, “Aos crimes praticados com violência […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.