
Prezados Alunos,
Com publicação do gabarito preliminar por parte do CESPE, vislumbro possibilidade de recursos em alguns itens.
Eis abaixo minhas sugestões de redação para esses pedidos. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
Proponho anulação de uma questão, mudança de gabarito em duas e confirmação da resposta em outra.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
O vocábulo “até”, empregado no sentido de “inclusive”, poderia ser deslocado para o início do trecho “com alegria até”.
Gabarito Preliminar: CERTO
Proposta de Recurso:
Leiamos o seguinte trecho: “Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento, …”.
De fato, o sentido de “até” no texto original está associado à inclusão. Podemos reescrevê-lo da seguinte forma: “Ia-se embora, com alegria inclusive, …”. Aqui temos um ponto pacífico.
No entanto, considero a redação do item um tanto confusa. Há duas interpretações possíveis para o enunciado, que explico a seguir.
Na primeira, o candidato pode entender que o vocábulo “até” poderia ser deslocado para o início do trecho, carregando nesse deslocamento o sentido original de “inclusive”. Em outras palavras, seria possível deslocar o “até” para o início do trecho – resultando na construção “até com alegria” -, preservando-se o sentido original.
Assim sendo, entendo haver uma leve mudança de sentido com a proposta de reescrita: passaríamos a ter um sentido predominantemente concessivo, e não mais inclusivo. O vocábulo “até” equivaleria a “mesmo” – “Ia-se embora, mesmo com alegria, …”.
Dando essa plausível interpretação ao enunciado, o candidato seria induzido a marcar ERRADO.
Na segunda interpretação, o candidato pode entender que o vocábulo “até”, que originalmente tem o sentido de “inclusive”, poderia ser deslocado para o início do trecho, não necessariamente carregando no deslocamento o sentido original de “inclusive”. Em outras palavras, seria possível deslocar o “até” para o início do trecho – resultando na construção “até com alegria” -, sem levar em consideração a manutenção ou alteração do sentido.
Dando essa também plausível interpretação ao enunciado, o candidato seria induzido a marcar CERTO.
Acredito que essa dúvida poderia ter sido plenamente sanada, se o examinador tivesse explicitado, ao final do item, a menção à manutenção ou à alteração do sentido original.
Por entender que a redação do item prejudicou o julgamento objetivo do item, proponho sua ANULAÇÃO
Conclui-se das ideias do texto que, apesar de existirem peculiaridades culturais e históricas sobre o estabelecimento das penas em cada país, o crescimento do encarceramento apresenta-se como um fenômeno universal que, chancelado pela opinião pública, tem sido adotado como política de segurança por muitos governos, principalmente os das regiões mais desenvolvidas do mundo.
Gabarito Preliminar: CERTO
Proposta de Recurso:
O enunciado afirma que o crescimento do encarceramento apresenta-se como um fenômeno universal.
No entanto, o texto afirma de forma literal: “Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão…”. Dessa forma, não se pode dizer categoricamente que o problema se apresenta como universal, pois abrange quase todos, mas não todos os países.
Já no final do texto, fala-se dos países mais desenvolvidos como a “ponta ‘mais desenvolvida’ do mundo”. Diz o texto que, nesses países, o fenômeno do crescimento rápido do encarceramento é universal.
Dessas passagens, entendo: quando se analisa o conjunto de países considerados desenvolvidos, sim, o problema do encarceramento se apresenta de forma universal; quando se analisam todos os países, não, o problema do encarceramento não se apresenta de forma universal.
Isso posto, sugiro a mudança de gabarito dessa questão de CERTO para ERRADO.
No segundo período do texto, a partícula “se” classifica-se como partícula apassivadora.
Gabarito Preliminar: CERTO
Proposta de Recurso:
Leiamos o trecho: “… a rede de prisões está se ampliando…”.
É plenamente coerente considerar “a rede de prisões” um sujeito paciente. Contextualmente, é possível inferir que os diversos governos são o agente da ação “ampliar”.
Ademais, o trecho pode ser assim reescrito: “… a rede de prisões está sendo ampliada…”. Ora, se é coerente a conversão da voz passiva sintética na voz passiva analítica e se é plausível considerar um sujeito paciente e um agente implícito, está provado que o SE é uma partícula apassivadora.
Isso posto, defendo a manutenção do gabarito como CERTO.
Quando da redação de e-mail que possa ser considerado um documento oficial, devem-se usar os mesmos parâmetros de redação dos demais documentos oficiais, o que inclui linguagem adequada.
Gabarito Preliminar: CERTO
O e-mail deve sim manter a adequação da linguagem prevista em correspondências oficiais, mas não exige a estrutura rígida prevista para outros documentos oficiais, como os do padrão ofício. Sua redação admite flexibilidade na estruturação, conforme explicita o Manual de Redação da Presidência da República, na página 46: “Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não
interessa definir padronização da mensagem comunicada”.
Dessa forma, entendo que o e-mail não precisa seguir os mesmos parâmetros previstos para os demais documentos, como sugere o item.
Para citar um exemplo concreto, pode-se fazer alusão à dispensa de local e data na redação do e-mail (página 47 do Manual de Redação da Presidência), diferentemente do que ocorre nos demais documentos oficiais, em que esse campo é obrigatório.
Isso posto, sugiro a mudança de gabarito dessa questão de CERTO para ERRADO.