Rafael Valle • 15/02/2023
15/02/2023Fala pessoal! Tudo bem? Eu sou o Rafael Valle, coordenador e consultor das carreiras policiais do Direção Concursos e também Agente da Polícia Civil do Distrito Federal! Hoje estou aqui para falar sobre o concurso PMDF e passar algumas informações sobre o que priorizar nos últimos 90 dias antes da prova.
A banca Instituto AOCP organizou este edital no modelo múltipla escolha totalizando 80 questões com 5 alternativas cada no padrão A, B, C, D e E. São 40 questões de conhecimentos básicos e 40 questões de conhecimentos específicos, sendo que cada questão teve peso 1 atribuído.
O bloco de Conhecimentos Básicos são 10 questões de Língua Portuguesa, 4 questões de Língua Inglesa, 9 questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 7 questões de Atualidades, 10 questões de Legislação Aplicável à PMDF.
O bloco de Conhecimentos Específicos no concurso PMDF, são 40 questões totais, mas não houve definição no Edital quantas seriam por disciplina.
Ressalta-se que na última prova, em 2018, foram cobradas 6 questões de Direito Constitucional e Direitos Humanos, 5 questões de Direito Administrativo, 4 questões de Direito Penal, 5 questões de Direito Processual Penal, 5 questões de Direito Penal Militar e 5 questões de Direito Processual Penal Militar.
Dessa maneira, não será surpresa haver uma prova com quantitativo de questões parecido entre as disciplinas que compõem o bloco de conhecimentos específicos.
Lembre-se que Criminologia que antes era de conhecimentos básicos, agora está compondo os conhecimentos específicos.
ACESSE O GRUPO VIP GRATUITO DA PMDF
Uma maneira inteligente de se preparar para seu concurso PMDF é verificar a última prova e anotar quais foram os tópicos do edital cobrados nele, pois muitos acabam se repetindo na próxima prova.
Vejamos de forma resumida quais foram os tópicos mais importantes da última prova da PMDF, em 2018:
– Língua Portuguesa: Tivemos a prova de português dividida basicamente em questões de Sintaxe e Interpretação de Texto. Sintaxe: 4 questões; Compreensão e interpretação de textos 3 questões. Ressalta-se que houve 1 questão de reescritura de textos
– Língua Inglesa: Foram 2 questões de Compreensão e interpretação de textos e outras duas de elementos gramaticais, portanto seguiu lógica semelhante da cobrança em língua portuguesa.
– Matemática e Raciocínio Lógico: Foram cobradas situações problemas envolvendo Razão/Proporção e Probabilidade, além de uma questão de Proposições.
– Atualidades (RIDE-DF): A parte histórica do DF foi o tópico mais demandado. Ressalta-se a cobrança de uma questão sobre as funções e objetivos do Lago Paranoá que também de certa forma se liga à parte histórica da matéria.
– Legislação da PMDF: LODF foi o tópico mais demandado. Foram 3 questões da LODF, 1 questão da Lei 7289/1984, 1 questão da Lei 12086/2009.
– Criminologia: Esta disciplina veio como uma inovação do último concurso, mas tivemos apenas 3 questões dela. Não há tópicos relevantes a serem elencados aqui, pois foram cobradas uma questão de cada tópico. Houve uma questão sobre funções da criminologia, uma sobre objetos da criminologia e outra sobre modelos.
– Direito Constitucional: Curiosamente tivemos apenas 2 questões desta matéria e sobre temas não tão comuns para este cargo. Tivemos uma questão de Poder Judiciário e outra de regras de decretação de Estado de Sítio e de Defesa.
– Direitos Humanos: Tivemos 3 questões desta matéria. Uma sobre Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, uma sobre Direito Internacional Humanitário e a última sobre o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.
– Direito Administrativo: A cobrança foi maior nos temas de Princípios gerais e constitucionais e da Lei 8.112/90.
– Direito Penal: Tivemos a cobrança de 2 questões de aplicação da Lei Penal e 2 questões de Teoria do Crime. Sobre as leis penais, tivemos a cobrança de 1 questão da lei do Tráfico de Drogas (abordou a Teoria do Crime) e outra da Lei Maria da Penha.
– Direito Processual Penal: Nesta matéria a cobrança foi bem fragmentada em vários tópicos do edital. Tivemos uma questão de Inquérito Policial, uma de Prisão em flagrante, uma de Habeas Corpus com entendimento do STF, uma da Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei 9.099/95) e outra de sistema processual penal brasileiro.
– Direito Penal Militar: Nesta matéria a incidência prioritária foi de Crimes Militares.
– Direito Processual Penal Militar: Nesta matéria a incidência maior foi em Prisões, pois tivemos duas questões.
E-books gratuitos para PMDF
Questões Comentadas de Direito Penal e Processo Penal. Baixe gratuitamente!
No que tange à prova discursiva do concurso de 2018, os candidatos precisaram realizar a elaboração de um texto sobre um tema atual, qual seja: “Como o policial militar do Distrito Federal pode contribuir para o combate aos crimes contra a dignidade sexual?”. No caso da discursiva, foi atribuída a pontuação máxima de 10 pontos.
Desta vez, o Instituto AOCP colocou nota máxima de 20 pontos, sendo o candidato eliminado se pontuar menos que 50% dela. Ressalta-se que o Instituto AOCP tem característica usar temas genéricos de Atualidades ou temas relacionados ao cargo da prova. Sendo assim, fique sempre antenado aos temas quentes dos últimos 6 meses como: Violência doméstica, atuação policial frente a manifestações, racismo e injúria racial, proteção de direitos humanos e inclusão social.
Não existe fórmula mágica para se estudar para concurso e quem disser que tem, provavelmente, estará mentindo. Pessoal, cada um de vocês terá uma facilidade e uma dificuldade diferente. Um terá que dedicar 20 horas para aprender raciocínio lógico, enquanto outro somente 10 horas.
Perceba que um acompanhamento de estudos pode encurtar seu tempo de preparação, pois os especialistas conseguem detectar suas fragilidades e mostrar os atalhos para reduzir seu tempo de concurseiro e te levar à nomeação.
Eu e a Lívia Seco, fizemos uma live sobre o que fazer nos últimos 90 dias que antecedem a prova da PMDF. Confira no link abaixo:
Eu te espero nas aulas ao vivo e no Telegram!
Siga-me em minhas redes sociais: @prof.rafaelvalle
Rafael Valle
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.