Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PMGO: conheça o perfil do Instituto AOCP

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jackeline Alvarenga12/04/2022

12/04/2022

Fala, concurseiros!!! Como era previsto, o edital do concurso PMGO foi publicado em 8 de abril de 2022 e a banca organizadora será o Instituto AOCP, conforme divulgado anteriormente.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como você pode encarar essa banca, já tradicional no mundo dos concursos públicos! É a mesma banca do concurso PPDF, por exemplo.

Perfil Instituto AOCP

De forma geral, trata-se de uma banca conhecida por seus enunciados objetivos e diretos, sem muitas pegadinhas. Então, para aqueles que chegam na prova com bastante domínio da matéria, certamente, estarão em vantagem com relação aos demais.

Também possui a característica de se adequar e contextualizar a realidade do órgão e cargo para os quais as provas foram elaboradas. Não espere nada diferente na prova da PM GO. Aqui vai uma dica: fique por dentro das ações da PM GO, organize sua rotina para acompanhar o que a corporação publica em seu site, em suas nas redes sociais. Certamente, esse hábito irá te ajudar.

Mas não se enganem, futuros policiais! O fato de as questões não serem muito complexas implica uma elevada nota de corteAssim, uma questão pode fazer muita diferença. Para alguns, o Instituto AOCP se assemelha à FCC. Então, fica a dica.

Mas antes de irmos para a análise da banca, veja os cursos disponíveis para o novo concurso PM GO no site do Direção Concursos. Vem com a gente!

Conforme publicado no edital da PMGO, os cargos contemplados são: soldado, cadete e tenente. Lembro, no entanto, que vamos fazer análise neste artigo considerando o cargo de soldado. Ok?

Segue abaixo a quantidade de questões por matéria. Esse tipo de informação é fundamental para orientar os seus estudos. Assim, as matérias que você mais domina e as que terão um menor peso podem ter uma menor carga horária no seu cronograma de estudos.

concurso PM GO provas

Português na AOCP

Como você pode perceber, português é a matéria com maior número de questões e o Instituto AOCP costuma distribuir as questões entre gramática e interpretação de textos. É importante entender que as questões do Instituto AOCP versam, basicamente, sobre interpretação de texto e sobre gramática normativa. Com isso em mente, tenha atenção, nas questões de interpretação de texto, aos seguintes conteúdos, pois costumam ser mais recorrentes:

  • Tipologia textual,
  • tipos de linguagem,
  • coesão,
  • figuras de linguagem,
  • vocabulário.

Nas questões de gramática, por sua vez, as seguintes matérias costumas aparecer de forma mais frequente:

  • tipos de que,
  • tipos de se,
  • análise sintática,
  • classificação das orações,
  • conectores, pontuação,
  • noções gerais de classe, pronome (colocação pronominal).

Na sequência, Direito Constitucional e Administrativo serão 6 questões de cada matéria, porém com peso dois (2), o que implica uma maior valoração. Então, juntamente com português, as matérias com peso dois devem ser priorizadas. Além disso, estabeleça o rol das matérias específicas pelo número de questões. Como assim? Observe que Direito Penal Militar e Legislação Extravagante serão apenas 4 questões para cada uma, portanto, em uma escala de prioridade, dentro das matérias específicas, essas duas ficam por último. Não entenda que não é importante.  Não é isso. Estamos apenas te ajudando na elaboração do seu cronograma de estudos. Ok?

Direito Constitucional

Os assuntos mais cobrados dentro da matéria de Direito Constitucional são:

  • Direitos individuais;
  • Defesa do estado e das instituições democráticas;
  • Direitos individuais- remédios constitucionais e garantias processuais
  • Direitos sociais

Direito Administrativo

Na matéria de direito administrativo os assuntos mais recorrentes costumam ser:

  • Organização da administração pública( Administração Direta, Indireta, principalmente);
  • Agentes públicos- nesse assunto eu gostaria que você desse uma atenção especial à acumulação de cargos, principalmente, à acumulação de cargos considerando o militar estadual;
  • Poderes – considero o mais relevante, dentro desse assunto, o poder de polícia e a sua relação com os demais. Abuso de poder também tem que saber;
  • Atos administrativos- trata-se de uma matéria bastante extensa, no entanto, normalmente, o Instituto AOCP gosta de cobrar os atributos dos atos administrativos e as formas de invalidação;
  • Improbidade administrativa- certamente haverá uma questão da Lei 8.429/1992, em decorrência de sua alteração recente. Preste atenção ao artigo 12, que trata das penalidades.  Muita coisa mudou!
  • Responsabilidade civil- focar principalmente na responsabilidade objetiva e subjetiva e saber sobre o direito de regresso.

Pessoal, deixo claro que o ideal seria saber tudo de todas as matérias, mas sabemos que isso não é possível e nessa reta final de pós edital é de suma importância saber priorizar o que estudar. Obviamente, que aqui estou falando de estatística. Pode ser que na sua prova não caia nada do que eu falei? acho difícil, mas pode. Mas, como eu disse, agora é a hora de focar no que o Instituto AOCP mais cobra. Vamos para cima!

Continuaremos com diversos conteúdos até a data da prova da PMGO.

Bons estudos e forte abraço.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

 Concursos PúblicosConcurso Pm GOConcursos PoliciaisPm GOaocpcarreira policialconcurso pmgoconcurso pmgo soldadoconcursos policiais
Jackeline Alvarenga

Jackeline Alvarenga

Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.