Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Polícia Penal DF: como se preparar em 3 meses?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marco Tulio21/04/2022

21/04/2022

Conforme esperado, foram realizadas alterações no cronograma do concurso Polícia Penal DF e agora as provas serão realizadas no mês de julho. Além disso, houve prorrogação do prazo para inscrições, isso significa uma nova oportunidade para aqueles que ainda não decidiram se realmente irão fazer a prova.

Uma dúvida de muitos pode ser a seguinte: será que dá tempo de iniciar a preparação hoje?

Responder isso não é tão simples, pois depende de muitos fatores, mas uma pessoa organizada e que tenha determinação pode sim entrar na briga, mesmo que tenha iniciado os estudos agora. Vou te mostrar alguns motivos.

Esse é concurso Polícia Penal DF vem com um excelente número de vagas imediatas (400), além disso, haverá formação de um cadastro reserva grande (779). Analisando esses números, podemos chegar a algumas conclusões: um candidato que inicie os estudos agora dificilmente irá ter condições de estar entre as primeiras colocações (por exemplo, da 1ª até a 50ª colocação), mas, se pararmos para pensar, ainda restam muitas vagas imediatas, além do cadastro reserva. No fim das contas, todos os nomeados e empossados serão servidores da mesma carreira.

Quer um exemplo que aconteceu comigo? Na minha primeira aprovação (SEEDF), haviam 120 vagas imediatas e fiquei por volta da colocação nº 180. Mesmo assim, fui nomeado na primeira chamada, ou seja, comecei a trabalhar no mesmo momento que os primeiros colocados, além disso, meu local de trabalho esteve entre os melhores, sendo uma lotação excelente.

Feitas essas considerações, vamos para algumas dicas práticas sobre organização de estudos voltados ao seu edital, para que você possa aproveitar ao máximo esses 3 meses que restam.

cursos para concurso Inés

Concurso Polícia Penal DF – dicas práticas de estudo

O primeiro passo é identificar quais devem ser as suas prioridades. Analisando o edital, é nítido que algumas disciplinas merecem uma atenção muito especial, portanto, seja esperto quando a isso.

  • Direito Penitenciário e Criminologia: o estudo dessas duas disciplinas deve tomar a maior parte do seu tempo, afinal, dos 150 itens da prova, 40 serão sobre elas. Portanto, deve haver uma preocupação enorme não apenas em avançar com o conteúdo, mas também em revisar, para que você chegue na prova em condições de acertar a maior quantidade possível de questões sobre esses temas, pois os demais candidatos também irão dar uma atenção muito especial e alguns erros poderão custar caro;
  • Português: como em qualquer outro concurso, a disciplina de português possuirá grande relevância e isso não é surpresa pra ninguém. O tempo é curto para você pegar uma gramática do zero e estudar tudo o que consta no edital, por isso, recomendo que mapeie, através de questões, os assuntos mais relevantes para a banca AOCP, assim você poderá focar naquilo que realmente possui grandes chances de cair na prova. De qualquer forma, dê uma atenção especial, pois 25 questões da sua prova serão de português.
  • Direito Constitucional, Direito Administrativo, AFO, Raciocínio Lógico, Informática: cada uma dessas disciplinas terá 10 questões, então não dá para deixá-las de lado. Vale a pena estudar todos os assuntos que estão relacionados a elas (listados no edital) ainda que não seja de modo aprofundado, pois você poderá garantir pontos muito preciosos. Além disso, alguns concorrentes provavelmente não irão dar a devida atenção a essas disciplinas e o seu diferencial poderá ser aqui.
  • O edital também trouxe as seguintes disciplinas: história e geografia do DF, Direitos Humanos, Legislação Especial, LC 840 e Lei Orgânica. No entanto, vou ser muito sincero com você. Não há um custo benefício grande em estudar essas matérias (principalmente LC 840, lei orgânica e legislação especial), pois o conteúdo é muito grande e serão cobradas pouquíssimas questões. Apesar disso, sabemos que qualquer ponto pode ser precioso em uma prova de concursos. Por isso, recomendo que faça o seguinte: dê enfase às disciplinas que listei nos tópicos anteriores, mas também inclua essas aqui no seu plano de estudos, mesmo que seja apenas para ter uma noção geral, sem muito aprofundamento, para que você garanta ao menos as questões fáceis.

Temido fator de correção

O edital trouxe a seguinte previsão:

11.4.1 a nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a 1.00 caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;

11.4.2 igual a 1.00 ponto negativo caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas;

11.4.3 igual a 0.00 caso não haja marcação ou haja marcação dupla.

Traduzindo: uma questão errada anulará uma certa.

Para muitos, isso é motivo de pânico, mas vou te mostrar que não é necessário que você fique tão preocupado assim.

A banca do concurso é o instituto AOCP, apesar disso, essa forma de contagem dos pontos se assemelha muito ao que o CEBRASPE (CESPE) sempre fez. Eu já fiz muitas provas do CESPE e tive desempenhos excelentes, pois me adaptei bem a esse estilo de correção. Portanto, aqui vão algumas dicas que sempre dou:

  • É normal ter esse medo de marcar uma questão e acabar perdendo pontos, mas tente confiar mais em você. Se você estudou aquele conteúdo que está sendo cobrado na questão, marque sem medo, ainda que haja uma pequena parcela de dúvida, pois as chances de acerto são enormes.
  • Deixe em branco apenas as questões que você não saiba do que se tratam. Se você efetuar a leitura e perceber que nunca viu aquilo ali na sua vida, não vale a pena arriscar.

Chegamos ao final de mais um artigo, espero que as informações trazidas tenham sido úteis!

Pode contar comigo nessa caminhada rumo à aprovação, siga-me no instagram.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Sem categoriaconcurso policia penal dfconcurso ppdfconcurso ppdf 2022concurso ppdf inscricao
Marco Tulio

Marco Tulio

Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.