Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Prefeitura de Goiânia (GO) – recurso para o cargo de Profissional II – Pedagogo

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jaqueline Santos08/06/2022

08/06/2022

Olá, querido professor-concurseiro!!!

Tendo em vista a divulgação do gabarito preliminar da banca UFG, vejo a possibilidade em entrar em recurso de alguns itens da Prova de Conhecimentos Específicos – Profissional de Educação II – Pedagogia.

É importante salientar que não deve realizar a cópia exatamente da forma que eu escrevi. É necessário você parafrasear o argumento do recurso tendo como base este abaixo.

Proponho a alteração de vários itens tanto atividades quanto demais licenciaturas….

Vamos lá!!!!

Questão 40

Leia o texto a seguir:

“Um exercício instigante pode ser dedicar a responder a esta pergunta: como a organização curricular condiciona a organização da escola e por consequência do nosso trabalho? Que organização dos currículos e da escola tornará nosso trabalho mais humano?” (ARROYO, 2007)

A citação foi retirada da obra do BRASIL (2007), Indagações sobre o Currículo. A banca examinadora divulgou o gabarito como correta a letra D, que traz a vertente de uma pedagogia do merecimento, retratada na questão a meritocracia e a competividade, pontos que não são destacados no currículo atual, pelo contrário são pontos elencados em uma perspectiva tradicional e tecnicista. O Currículo atual permite o diálogo, a participação, inclusive o nome do documento (Indagações sobre o Currículo) traz o viés da discursão, criticidade, conforme está definido no documento por ARROYO: “São igualitárias, democráticas, inspiradas no referente político da garantia do direito de todos ao conhecimento, à cultura, à formação como humanos?”

Logo, solicito a alteração de gabarito para a letra C, que é assertiva que traz a resposta para a indagação da pergunta da questão.

Letra C. Dialogar e integrar com o trabalho coletivo, considerando os estudantes como os estudantes como sujeitos de direito e partícipes do processo.

Questão 48                                     

O que recomenda o Plano Nacional da Educação (2014 – 2024) para o financiamento da educação brasileira na última década?

b. Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir 10% do PIB ao final do decênio.

A assertiva considerada pela banca examinadora a letra B contraria com o que está descrito na Meta 20 – PNE – Lei nº 13.005/2014.

Todavia, na meta 20 está explícito no mínimo, o equivalente a 10%, o que muda o significado da quantidade referida em porcentagem na meta supracitada.

Segundo a Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação

Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto – PIB do País no 5º (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio.

Logo, solicito a anulação da questão por estar diferente do que consta na meta 20.

Conte conosco sempre!

E eu aguardo você para o nosso curso da SEDUC – GO!

Siga-me nas redes sociais

@professorajaquelinesantos – Youtube: Professora Jaqueline Santos

https://www.direcaoconcursos.com.br/pacote/pacote-conhecimentos-basicos-gerais-seduc-go?gclid=CjwKCAjw7vuUBhBUEiwAEdu2pN3x3O5GjiV3H5PknBzfkYGlmdjXYtKWda8Rf63ZrpUrm47DpuRPAhoC6wsQAvD_BwE

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Jaqueline Santos

Jaqueline Santos

Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.