
Fala, pessoal! Tudo bem com vocês? Eu sei que a ansiedade pelo concurso PRF deve estar nas alturas e, hoje, vim falar um pouco sobre uma das etapas do certame.
A Investigação Social, apesar de ser uma das etapas finais, sempre levanta muitas dúvidas dos alunos. Já recebi – e recebo – inúmeras perguntas do que poderia eliminar um candidato nessa fase.
Ter nome sujo elimina o candidato? Ter muita multa? Ter recebido auxílio emergencial?
Se você acompanha nossas notícias e o meu canal do youtube (clique aqui para se inscrever), já deve ter visto que estive presente na coletiva de imprensa para apresentação do cronograma do concurso PRF e perguntei sobre essa fase.
Então, acompanhe comigo os pontos mais importantes sobre a investigação social da PRF:
- você pode ser eliminado se for um infrator de trânsito contumaz. Foco especial na palavra contumaz. São pessoas que repetem, diversas vezes, infrações de trânsito.
- ter dívida não inviabiliza ser policial. O que não pode ocorrer é fraudar dívida.
Lembrando que, durante essa fase, o candidato é notificado e chamado para se manifestar e explicar de todos os potenciais fatos. Segundo a diretoria, o que se analisa é fato e seu contexto.
Agora, quero falar sobre um ponto específico: auxílio emergencial.
Fraude no auxílio emergencial
Durante a coletiva de imprensa da PRF, os diretores deixaram claro que se alguém recebeu o auxílio emergencial sem ter merecido ou indevidamente – ou seja, fraude – é um ponto negativo que será observado na Investigação Social.
A interpretação da PRF é que a fraude do auxílio emergencial é um crime contra Administração Pública e quem comete um crime desse tipo não pode ser um Policial Rodoviário Federal.
Inclusive, a PRF cruza os dados dos candidatos dentro do banco do auxílio emergencial para analisar se há alguém que tenha recebido indevidamente.
Mas se você recebeu indevidamente, há como devolver o dinheiro. Veja abaixo as instruções do governo do que fazer:
- Você precisa acessar o site: https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao
- Lá, insira o seu CPF e será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU)
- A GRU pode ser paga nos canais de atendimento de qualquer banco
Em janeiro, segundo o Ministério da Cidadania, mais de 215 mil pessoas devolveram o benefício e por volta de R$ 254 milhões voltaram aos Cofres Públicos.
Então, se você se encontra nessa situação de ter recebido o auxílio sem ter merecido, é importante que você faça o ressarcimento para não ser eliminado na PRF logo em uma das últimas etapas.
Participe também do grupo do telegram do Direção Concursos onde serão compartilhadas dicas e materiais de estudos para a PRF.
Neste grupo, você terá acesso a aulas gratuitas completas com todas as matérias da PRF, além de simulados com nível progressivo de dificuldade e um plano de estudo sugerido para organizar bem o tempo. Clique aqui e participe!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

