José Maria • 12/05/2021
12/05/2021Amigos, saiu o gabarito preliminar do concurso PRF. O meu gabarito extraoficial – publicado no próprio domingo em vídeo e em artigo – coincidiu com o da banca, mas, como antecipei na própria correção, vejo que duas questões dão margem a um dúbio entendimento, o que pode comprometer o julgamento objetivo do item de avaliação por parte do candidato.
Eis abaixo minhas sugestões de recurso. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
A transferência da polícia do sistema de justiça para o governo da cidade marca o que pode ser considerado uma mudança de paradigma no que se refere ao papel da polícia na sociedade.
( ) CERTO ( ) ERRADO
Gabarito Extraoficial: CERTO
Gabarito Preliminar: CERTO
Proposta de Recurso:
Lê-se no texto “… a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade…”. Percebe-se o termo “sistema” subentendido antes da expressão “de governo”. Dessa forma, a mensagem original é de que houve a passagem da polícia do sistema de justiça para o sistema de governo da cidade.
Analisando a redação do item, nele se afirma que houve a passagem da polícia do sistema de justiça para o governo da cidade.
A omissão da preposição “de” antes de “governo” na redação do item pode ensejar uma interpretação que reflete uma sutil mudança em relação à mensagem original. Essa sutil mudança consiste na diferença entre “governo da cidade” e “sistema de governo da cidade”: fazer parte do governo não equivale fielmente a fazer parte do sistema de governo. Por essa visão, o candidato marcaria ERRADO.
Também possível e coerente o entendimento de que o item quis dizer que a polícia saiu do âmbito da justiça e passou a fazer parte do âmbito do governo da cidade. Por essa visão, o candidato marcaria CERTO.
Devido a essa duplicidade de entendimento, sugere-se ANULAÇÃO do referido item.
A correção gramatical do último período do texto seria mantida, embora seu sentido original fosse prejudicado, se a locução “na medida em que” fosse substituída por à medida que e a vírgula empregada logo após “vida” fosse suprimida.
( ) CERTO ( ) ERRADO
Gabarito Extraoficial: CERTO
Gabarito Preliminar: CERTO
Proposta de Recurso:
Lê-se no referido período “… mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas”.
Com a mudança proposta, teremos: “… mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida à medida que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas”.
O destaque dado à forma “tornaram-se” refere-se à incorreta colocação do pronome “se”. Com ensina Evanildo Bechara, em orações subordinadas, deve-se empregar a próclise. Em outras palavras, o pronome “se” seria atraído pela locução conjuntiva subordinativa “à medida que”, mesmo com a presença do elemento interposto entre o fator de próclise e o verbo não isolado por vírgulas “as ameaças físicas”. Seria uma espécie de atração distante.
Isso posto, a imprecisão do item está em afirmar que a correção gramatical do período com a proposta de reescrita seria mantida. Isso não é verdade, devido à equivocada colocação do pronome. Como o item não mencionou a posição do pronome “se” como alvo da análise, concentrando-se tão somente na mudança da conjunção e na supressão da vírgula, julga-se que a avaliação objetiva do candidato tenha sido prejudicada.
Devido ao exposto, sugere-se ANULAÇÃO do referido item
No mais, desejo sucesso a você! Pode sempre contar comigo!
Grande abraço!
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Marco Tulio • 27 de agosto de 2021
Com a realização das provas da PCDF no último final de semana, houve o encerramento de uma verdadeira maratona da carreira policial, que abrangeu também PRF e PF. Alguns arriscaram estudar para mais de um desses concursos ao mesmo tempo, já outros optaram por focar em apenas um. Para muitos, essa semana tem sido de […]
José Maria • 27 de agosto de 2021
Amigos, saiu o gabarito preliminar do concurso PRF. O meu gabarito extraoficial – publicado no próprio domingo em vídeo e em artigo – coincidiu com o da banca, mas, como antecipei na própria correção, vejo que duas questões dão margem a um dúbio entendimento, o que pode comprometer o julgamento objetivo do item de avaliação […]
Leonardo Arpini • 27 de agosto de 2021
Salve, meu amigo(a)! Aqui vão duas sugestões de recursos sobre as questões de Direito Penal da prova objetiva do concurso PRF, realizada no dia 9 de maio de 2021. 101 – “A adulteração grosseira do chassi do veículo não caracteriza crime impossível” – CERTO. Futuro(a) PRF, preste atenção! Nesse caso, quando fiz a correção com […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.