Concurso Público: como estudar em retas finais

Existem muitas fases dentro da sua trajetória de preparação para o concurso público dos seus sonhos, uma delas é a da reta final. O estudo para o período de base exige um tipo de ênfase; o de reta final exige um completamente específico para esta ocasião. É muito importante saber diferenciar qual tipo de preparação ...

Por

Raquel Monteiro
Compartilhe este artigo
concursos publicos

Existem muitas fases dentro da sua trajetória de preparação para o concurso público dos seus sonhos, uma delas é a da reta final.

O estudo para o período de base exige um tipo de ênfase; o de reta final exige um completamente específico para esta ocasião.

É muito importante saber diferenciar qual tipo de preparação fazer para direcionar seus esforços com eficiência para cada uma dessas fases.

Da necessidade de uma base de estudos para ingressar em uma reta final

Cumpre ressaltar que, para entrar em reta final, convém ter formado uma base de estudos pregressa. Dizemos isso, pois o sucesso nos concursos é construído no longo prazo.

Ele é feito por meio das suas leituras, das suas revisões, da passagem pela letra de lei, da elucidação de dúvidas, da fixação do conteúdo por meio de questões.

É tempo de acelerar!

Já, os dias que antecedem às provas devem ser preenchidos com a intensificação de revisões e de uma maior aceleração do ritmo de estudos.

Ocorre que ela se revela incompatível com a velocidade de quem está começando no mundo dos concursos, pois, para rever algum tema, é necessário ter passado por este uma primeira vez. É uma questão de lógica. Por isso que um iniciante não consegue obter bons resultados nas retas finais sem ter boa bagagem de estudos.

A reta final é sinônimo de sprint

Além disso, não é possível passar muito tempo em reta final. A mente e o corpo não aguentam esse ritmo em um período prolongado. É necessário que se desacelere e se imprima uma rotina mais suavizada para o longo prazo.

O cansaço decorrente de um período prolongado de estudos muito intensos têm o poder de baixar a imunidade, dando origem a doenças físicas ou mentais, como o Burnout, por exemplo.

Por esta razão é que se deve lançar mão desta aceleração por um pequeno intervalo de tempo e em situações específicas como a proximidade de uma prova importante.

Então, qual caminho seria interessante percorrer neste sentido?

Para entrar em reta final, convém escolher um edital, caso se esteja concorrendo a vários que tenham a aplicação de provas em datas próximas. Faltando um mês – não mais que isso – recomenda-se a começar a fazer muitas revisões de grifos, resumos, mapas mentais, da letra de lei.

Neste momento, é permitido estudar por mais horas que o comum. Só não se recomenda suprimir horas de sono, pois elas são preciosas para que a memória funcione bem, recuperando tudo do que se estudou.

“Cada escolha, uma renúncia”

Fazer simulados, estudar por meio de questões anteriores da banca examinadora do seu concurso são medidas igualmente salutares, uma vez que direciona completamente os seus esforços para um excelente resultado na prova de concurso escolhida.

Ao mirar seus estudos para uma banca específica, você acabará tendo que deixar de lado, provisoriamente o estudo por meio de questões de outras empresas organizadoras de concursos públicos. É muito normal que seja assim, pois o momento é de reta final.

Sugestão para a última semana de estudos para concurso público

Sugerimos que destine a última semana para leitura da legislação específica, caso o seu certame tenha alguma desta natureza. Se esta for muito grande, comece esta leitura com um pouco mais de antecedência para que seja possível passar por toda ela.

Se necessário, reserve uma semana a mais para isto. Nos 3 (três) dias que antecederem à prova, uma boa ideia é a de que seja feita uma repassada nos seus grifos, fichas, apontamentos principais feitos a respeito desta mesma legislação.

Resumo da Ópera: depois deste período, faça a prova e descanse. Confira o gabarito e aprenda com seus erros. Faça recursos se assim for necessário. Depois, vire a página e voltando a estudar, mas em um ritmo normal. Constância é tudo na vida de um concurseiro.

Acalme-se e guarde sua energia para uma nova reta final, caso esta seja necessária. Sim, faça tudo de novo se for preciso até passar, mas sempre gerindo suas energias de forma bastante inteligente e com muita sabedoria.

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram . Será um prazer!

Raquel Monteiro, é advogada, escritora e professora especialista em Direito Público, blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora escreve conteúdo de qualidade para o Direção Concursos. 

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Compartilhe este artigo
Concurso publico
concurso público 2021
concursos 2021
concursos 2022
concursos públicos
reta final
Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.