Raquel Monteiro • 23/06/2021
23/06/2021Muito se fala sobre os momentos de preparação para a prova de concurso público. Os especialistas fazem diversas recomendações a respeito do estudo com antecedência para que seja possível aprender com a maior riqueza de detalhes possível toda a matéria do edital.
Falam, também, sobre reta final. Dão dicas sobre como fazer simulados e questões. Só que poucos deles se debruçam a respeito do momento após a prova. Ainda bem que fazemos parte de uma minoria!
Depois que o dia “D” acontece, é momento de recuperação da saúde física e mental. É um ótimo momento para colocar diversas pendências em dia que foram colocadas de lado; aquela arrumação mais profunda da sua casa; a consulta médica de rotina que você postergou… enfim, coisas que ficaram esperando sua prova passar. Afinal, a vida não para o concurseiro.
Ademais, recobrar as energias faz parte de todo o treinamento, é medida da maior importância para poder retomar a caminhada rumo ao sucesso nos estudos.
A quantidade de dias é você quem vai determinar, no entanto, convém não se alongar demais neste repouso para não ter que recomeçar tudo de novo. E, convenhamos, recomeçar é muito penoso, pois o corpo e a mente ficam desabituados a estudar.
Neste ínterim, sairá o gabarito oficial. Apesar de muitos terem medo de enfrentar a realidade, essa conferência é muito relevante, pois traz muitos benefícios. Vamos falar de cada um em separado.
O primeiro deles é saber se o seu percentual de acertos se manteve, se subiu ou desceu. Apesar de este fator não ser determinante para os próximos concursos, esta quantificação pode mostrar que uma dada técnica de estudos pode não ter se mostrado tão eficiente, precisando ser substituída por outra mais adequada. Portanto, esse resultado pode ser um grande sinalizador desta necessidade.
O segundo consiste na marcação do seu material daquilo que caiu na prova, pois mostrará as tendências de cobranças para o seu próximo certame.
Se você for, por exemplo, da área jurídica, marcar em seu material teórico os trechos que foram cobrados ou, no texto legal, os artigos que caíram na prova, pode ser de grande valia para melhorar seus resultados vindouros.
O terceiro diz respeito ao aprendizado decorrente dos erros e chutes, pois é muito bom para eliminar futuras surpresas nas provas vindouras.
Quem nunca ouviu falar que os erros são grandes professores? Pois bem, verificando aquilo que você acertou mesmo sem saber, o que deixou de acertar porque não lembrava ou não sabia são grandes oportunidades de aprendizagem e fixação.
O quarto benefício é a possibilidade de recorrer. É impressionante como os recursos podem mudar o cenário da lista de aprovação! Se você deixar a preguiça de lado e se dispuser a elaborar um recurso, seja de questões objetivas, seja de questões discursivas, além de treinar a sua escrita, ainda poderá mudar sua classificação final.
Já presenciamos casos de pessoas reprovadas, em um primeiro momento, conseguirem migrar para a lista de aprovados, é simplesmente impressionante como um recurso pode mudar tudo.
Depois desta conferência, convém retomar, gradualmente, à rotina de estudos. Cabe uma observação: não se cobre por retornar no mesmo ritmo acelerado de antes, pois é possível que não se consiga. A quebra da velocidade de antes faz com que você se desabitue e isto dê origem a frustrações. Se este for o seu caso, recomendamos que retome em uma quantidade de horas moderada. Com o passar do tempo, será possível intensificar novamente.
Resumo da Ópera: após a sua prova, muitas oportunidades de aprendizagem se desenham. Aproveite cada uma delas e dê mais passos firmes na direção do seu objetivo final de aprovação e posse!
Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram. Será um prazer! Raquel Monteiro, é advogada, escritora e professora especialista em Direito Público, blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora escreve conteúdo de qualidade para o Direção Concursos.
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.