
Muito se fala sobre os momentos de preparação para a prova de concurso público. Os especialistas fazem diversas recomendações a respeito do estudo com antecedência para que seja possível aprender com a maior riqueza de detalhes possível toda a matéria do edital.
Falam, também, sobre reta final. Dão dicas sobre como fazer simulados e questões. Só que poucos deles se debruçam a respeito do momento após a prova. Ainda bem que fazemos parte de uma minoria!
Pós prova de concurso público: permita-se descansar um pouco
Depois que o dia “D” acontece, é momento de recuperação da saúde física e mental. É um ótimo momento para colocar diversas pendências em dia que foram colocadas de lado; aquela arrumação mais profunda da sua casa; a consulta médica de rotina que você postergou… enfim, coisas que ficaram esperando sua prova passar. Afinal, a vida não para o concurseiro.
Ademais, recobrar as energias faz parte de todo o treinamento, é medida da maior importância para poder retomar a caminhada rumo ao sucesso nos estudos.
A quantidade de dias é você quem vai determinar, no entanto, convém não se alongar demais neste repouso para não ter que recomeçar tudo de novo. E, convenhamos, recomeçar é muito penoso, pois o corpo e a mente ficam desabituados a estudar.
Confira o gabarito do concurso público que você fez
Neste ínterim, sairá o gabarito oficial. Apesar de muitos terem medo de enfrentar a realidade, essa conferência é muito relevante, pois traz muitos benefícios. Vamos falar de cada um em separado.
Quantifique a qualidade da sua técnica de estudos
O primeiro deles é saber se o seu percentual de acertos se manteve, se subiu ou desceu. Apesar de este fator não ser determinante para os próximos concursos, esta quantificação pode mostrar que uma dada técnica de estudos pode não ter se mostrado tão eficiente, precisando ser substituída por outra mais adequada. Portanto, esse resultado pode ser um grande sinalizador desta necessidade.
Concurso Público: faça marcações
O segundo consiste na marcação do seu material daquilo que caiu na prova, pois mostrará as tendências de cobranças para o seu próximo certame.
Se você for, por exemplo, da área jurídica, marcar em seu material teórico os trechos que foram cobrados ou, no texto legal, os artigos que caíram na prova, pode ser de grande valia para melhorar seus resultados vindouros.
Tenha humildade para aprender
O terceiro diz respeito ao aprendizado decorrente dos erros e chutes, pois é muito bom para eliminar futuras surpresas nas provas vindouras.
Quem nunca ouviu falar que os erros são grandes professores? Pois bem, verificando aquilo que você acertou mesmo sem saber, o que deixou de acertar porque não lembrava ou não sabia são grandes oportunidades de aprendizagem e fixação.
Recorra sempre
O quarto benefício é a possibilidade de recorrer. É impressionante como os recursos podem mudar o cenário da lista de aprovação! Se você deixar a preguiça de lado e se dispuser a elaborar um recurso, seja de questões objetivas, seja de questões discursivas, além de treinar a sua escrita, ainda poderá mudar sua classificação final.
Já presenciamos casos de pessoas reprovadas, em um primeiro momento, conseguirem migrar para a lista de aprovados, é simplesmente impressionante como um recurso pode mudar tudo.
Trate de voltar a estudar
Depois desta conferência, convém retomar, gradualmente, à rotina de estudos. Cabe uma observação: não se cobre por retornar no mesmo ritmo acelerado de antes, pois é possível que não se consiga. A quebra da velocidade de antes faz com que você se desabitue e isto dê origem a frustrações. Se este for o seu caso, recomendamos que retome em uma quantidade de horas moderada. Com o passar do tempo, será possível intensificar novamente.
Resumo da Ópera: após a sua prova, muitas oportunidades de aprendizagem se desenham. Aproveite cada uma delas e dê mais passos firmes na direção do seu objetivo final de aprovação e posse!
Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram. Será um prazer! Raquel Monteiro, é advogada, escritora e professora especialista em Direito Público, blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora escreve conteúdo de qualidade para o Direção Concursos.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

