Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Receita Federal: recursos em Auditoria (AFRFB)

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Eduardo Newman21/03/2023

21/03/2023

Olá, alunos! Aqui é o professor Eduardo Newman! Seguem as sugestões de recursos referentes ao gabarito preliminar do concurso Receita Federal, divulgado pela banca FGV.

Os recursos a seguir são para a prova da disciplina de Auditoria, aplicada no último domingo, 19/3/2023, para o cargo de Auditor-Fiscal.

Quer saber tudo sobre a área de controle? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? E receber as notícias mais recentes sobre o cargo de Analista da Receita Federal? Faça parte da nossa turma dos feras, o grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão sobre o concurso da Receita Federal:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA RECEITA FEDERAL NO TELEGRAM

Concurso Receita Federal – recursos em Auditoria (AFRFB)

Prova de AFRFB – Auditoriaprova tipo 1 Branca

Questão 58:

A existência de passivo fictício pode ser apurada por meio da realização de diversos procedimentos de auditora, com destaque para o procedimento de confirmação externa (que, infelizmente, não consta das alternativas da questão).

O procedimento de auditoria veiculado na alternativa “b” certamente permite a obtenção de evidências de auditoria afetas à existência de passivos fictício, pois a indagação, que pode ser endereçada tanto a pessoas que integram a organização quanto a terceiros (no caso, a indagação seria direcionada a fornecedores), certamente poderia trazer evidências da existência de passivo fictício. O auditor poderia formular questionamentos aos fornecedores acerca da existência de valores a receber perante a empresa auditada e, as respostas obtidas, certamente poderiam indicar a existência de passivos já quitados ainda em aberto na escrituração contábil da empresa auditada.

A alternativa indicada como correta (alternativa “c”) não apresenta um procedimento de auditoria de viável realização, vez que as duplicatas não ficam em poder do devedor, o que inviabiliza que, em auditoria do devedor e sem indagação aos fornecedores, seja realizado o confronto das duplicatas com os passivos em aberto. Para que tal procedimento de auditoria fosse viável, o auditor teria que inicialmente indagar os fornecedores acerca das duplicatas ainda não quitadas, o que evidencia cabalmente que o procedimento de indagação seria adequado à verificação do passivo fictício (veja que, acaso se entenda viável o procedimento de auditoria indicado na alternativa ”c”, como ele necessariamente deve ser precedido da realização de indagação aos fornecedores, para a obtenção de informações acerca das duplicatas em aberto, não há como se indicar que a alternativa “b” veicula asserção incorreta).

Questão 59:

O enunciado da questão indica que, com base em relatório de auditoria do ano anterior, foi necessário realizar a auditoria da despesa de depreciação. A auditoria em despesa de depreciação tem como finalidade verificar a higidez de tal despesa e, neste esteio, é focada na confirmação das informações adotadas no cálculo da depreciação, quais sejam: custo de aquisição do bem, vida útil e valor residual. Desta forma, os procedimentos de auditoria afetos à verificação da higidez da despesa de depreciação devem ser focados em tais aspectos.

A alternativa “a” veicula um procedimento de auditoria relevante para a apuração da higidez da despesa de depreciação, inclusive sua mensuração por meio de bases consistentes, pois permite ao auditor identificar i) se a empresa auditada realmente é a adquirente do imobilizado e ii) o valor do bem adquirido (informação importante para o cálculo da despesa de depreciação, pois compõe o custo de aquisição). Assim, não há como se apontar que tal procedimento de auditoria não seria adequado à verificação da higidez da despesa de depreciação.

A alternativa “d”, que aponta a realização de testes preditivos da despesa de depreciação, apesar de ser um procedimento de auditoria possível, não parece ser o mais adequado, de acordo com o enunciado da questão. De fato, se o relatório de auditoria do ano anterior permite ao auditor concluir que há necessidade de se verificar a higidez da despesa de depreciação no ano corrente, realizar o teste preditivo da despesa de depreciação (tal teste de auditoria qualifica-se como um procedimento de revisão analítica) não trará informações assaz relevantes, pois apenas permitirá ao auditor projetar a despesa de depreciação do ano corrente com base nas despesas anteriormente registradas a tal título, o que certamente não colaborará, de forma relevante, para a identificação de equívocos na despesa de depreciação.

Questão 60:

A questão em foco deve ser anulada, pois todos os procedimentos de auditoria indicados na questão são relevantes para a auditoria dos custos de produção alocados no período em análise.

De fato, a revisão analítica e o teste de corte são aptos a trazer evidências de auditoria relevantes para o auditor. Contudo, os testes de inspeção física dos estoques de produtos acabados e a circularização junto a fornecedores de matérias primas também  são aptos à obtenção de relevantes evidências de auditoria.

Em relação à inspeção física dos estoques de produtos acabados, é evidente a revência de tal procedimento para a identificação dos custos de produtos alocados, pois acaso apurada a divergência entre a quantidade de produtos acabados inserta na contabilidade e a quantidade de produtos acabados efetivamente existente, haverá divergência no custo de produção (CPV) indicado na escrituração contábil da empresa.

Ademais, a circularização junto a fornecedores também é um procedimento de auditoria relevante, pois permite identificar a aquisição de insumos não contabilizada (acaso apurada a existência de dívida com fornecedor não inserta na contabilidade da empresa), o que evidentemente impacta a alocação dos custos de produção, pois impacta na dimensão dos insumos adquiridos consumidos no processo produtivo.

Eduardo Newman

Concurso Receita FederalReceita Federalconcurso receita federal
Eduardo Newman

Eduardo Newman

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.