
Será que haverá vagas em um próximo concurso Receita Federal fora das áreas de fronteira? Olá, concurseiro! Aqui é o professor Arthur Leone e trouxe este artigo para falar sobre este assunto tão importante.
Tem uma parte da Receita Federal muito importante que atua nas fronteiras do país. Por isso, é natural de que se tenha vagas para estas regiões nos concursos públicos. A pergunta é: em um hipotético próximo edital, será que teríamos vagas para outras cidades?
Primeiro, vou trazer um dado de uma pesquisa realizada pelo SindFisco Nacional. Ao todo, são 408 Auditores Fiscais que estão atuando nas fronteiras.
Destes, entrevistaram 380 e 140 afirmou que tem interesse em um processo de remoção interna.
Primeiramente, é importante explicar que os processos de remoção interna são realizados antes de um próximo edital para levantar as vagas disponíveis para o próximo concurso público.
Se somarmos os 28 Auditores que não foram contados e assumíssemos que também possuem interesse na remoção, teríamos 168 interessados em sair das fronteiras.
Ou seja, um número que pode ser preenchido pelo novo hipotético concurso Receita Federal que se avizinha.
Além disso, perceba que, se ainda assim fosse desejado um reforço, digamos um reforço de 10 a 20% no quadro de pessoal das fronteiras, o concurso público conseguiria suprir a demanda de fronteira.
O que sobraria, em tese, algumas poucas vagas para outras regiões que não são fronteiras.
Mas vamos voltar a falar sobre a demanda de remoção interna. O que ocorre é que, além das fronteiras, temos as Regiões de Difícil Provimento, que são as cidades de interior, da região norte, do interior do Centro-Oeste. São regiões de difícil acesso.
Se somar essa demanda de remoção interna das fronteiras e das cidades de difícil provimento, temos uma margem muito pequena de que este concurso Receita Federal tenha vagas para outras cidades médias.
Com isso, a expectativa de ter vagas fora das cidades de fronteiras e de difícil provimento fica substancialmente reduzida, porque trabalhamos com uma margem bem apertada.
Para finalizar, uma informação muito importante. No dia 21 de fevereiro, o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tastes Neto, afirmou que em um novo concurso Receita Federal seria prioritário o preenchimento das vagas nas áreas de fronteira, além de buscar reforçar a presença da Receita Federal nessas unidades.
Se você quer saber quando o secretário afirmou, clique aqui. Espero que tudo isso tenha respondido suas dúvidas!
Abraços,
Prof. Arthur Leone
Resumo concurso Receita Federal
- Situação: concurso Receita Federal solicitado
- Vagas: 699 solicitadas
- Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
- Banca: não definida
- Escolaridade: Ensino Superior
- Cargo: auditor fiscal federal e analista
- Link do último edital
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

