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Concurso Sefaz PE: assuntos mais cobrados de português pela IAUPE

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Vitor Macau26/04/2022

26/04/2022

Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos assuntos mais cobrados em português pela banca IAUPE – Sefaz PE, isso porque os mesmos terão grande possibilidade de serem cobrados no concurso Sefaz PE.

Com as orientações postas abaixo, então, você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.

concurso sefaz pe

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Como é possível ver nas tabelas acima, a interpretação de texto despenca nas provas da IAUPE. Portanto, é fundamental trazer à luz da discussão a necessária capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual. Isso, porque tal habilidade, cobrada amplamente pela banca, possibilita, nos diversos contextos e nas diversas situações, pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura.

Por exemplo, o que se pode interpretar a partir do texto abaixo? Observemos para resolver as questão posta a posteriori.

TEXTO 2

(…) Estamos preocupadas com a nova geração. Os pré-adolescentes e adolescentes estão adoecendo rapidamente, são insatisfeitos, consumistas, autoritários, querem o mundo aos seus pés e reclamam sempre do próprio corpo. Não incentive suas filhas a se maquiarem precocemente, a se preocuparem com a moda, a se comportarem como modelos. Estimule-as a viver sua infância plenamente. Também não incentive os garotos a supervalorizarem o espelho, as roupas de marca, os objetos de consumo, os jogos de videogame. Estimule-os a brincar, a inventar, a sonhar, a ter contato com a natureza, a praticar esportes, a conquistar amizades, a viver a vida como uma grande aventura.

Leve seus filhos desde pequenos a criticarem o modelo de beleza imposto pela mídia, em especial, pelas propagandas comerciais. Deste modo, eles desenvolverão defesa emocional contra a invasão de imagens em seu consciente e terão mais chances de não desenvolver a síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza.

CURY, Augusto. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres. Rio de Janeiro: Sextante, cap.10, p.106.

Sobre os trechos:

I. “Estamos preocupadas com a nova geração.”

II. “…a criticarem o modelo de beleza imposto pela mídia…”

III. “…de não desenvolver a síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza.”

IV. “Os pré-adolescentes e adolescentes estão adoecendo rapidamente, são insatisfeitos, consumistas, autoritários…”

(Correto só item IV)

A questão pede para marcar o fragmento textual, presente nos itens de I-IV, que tenha relação direta com o que está presente no fragmento textual de Cury. Por isso a importância de treinar a leitura, compreensão e interpretação textual.

Concurso Sefaz PE – CLAREZA E CORREÇÃO

clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas, a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

Para tanto, temos que:

Exemplo:

A vendedora diz à cliente da loja:

– Desculpe-me, senhora, mas o seu dinheiro está todo molhado.

– É que o meu marido chorou horas e mais horas em cima dele antes de me dar.

Existe, no trecho “A vendedora diz à cliente:”, a presença do sinal indicativo de crase.

Em qual das alternativas abaixo, esse sinal foi empregado em desacordo com as regras da língua escrita?

A – A mulher visava à doação de dinheiro por parte do seu marido.

B – O homem em lágrimas permaneceu frente à frente ao dinheiro.

C – A mulher assistiu à sessão de lágrimas derramadas pelo marido.

D – O dinheiro ficava umedecido, à proporção que o homem chorava.

E – A mulher pediu àquele homem que chorava certa quantia de dinheiro.

Gabarito B

A principal função das preposições, no texto, é a de estabelecer relações de sentido. Assim, o uso irregular da crase, fenômeno decorrente da junção de uma preposição com um artigo, ao ser ignorada ou mal empregada, tende a mudar o sentido da frase.

É, assim, essencial, para a coesão textual, que se tenha clareza acerca do que é a coesão textual, e que se tenha cuidado com interpretar um texto, considerando o complexo morfológico, sintático e semântico que o envolve.

Concurso Sefaz PE – REESCRITA DE FRASES

Outra forma de verificar o conhecimento do candidato acerca da habilidade de interpretar aquilo que lê é avaliando sua capacidade de reescrita, ou seja, a retextualização. Esta palavra em si já carrega o propósito da questão: escrever de outra forma sem perda de sentido. Nesse contexto, o candidato deve elaborar uma paráfrase acerca do que está explícito no texto (em sua superfície – considerando a estrutura sintática) ou implícito ( aquilo que está no interior textual).

Exemplo:

A vendedora diz à cliente da loja:

– Desculpe-me, senhora, mas o seu dinheiro está todo molhado.

– É que o meu marido chorou horas e mais horas em cima dele antes de me dar.

No trecho: “- Desculpe-me, senhora, mas o seu dinheiro está todo molhado.”, o pronome de tratamento “senhora” seria substituído por Vossa Santidade, se o interlocutor fosse:

A – uma pessoa com a qual se tem intimidade.

B – um imperador.

C – um Papa.

D – um chefe.

E – uma pessoa mais velha.

Gabarito C

Perceba que, na superfície textual, há a necessidade de compreensão das similaridades e oposições entre os termos que constituem a malha textual. Do contrário, sem o conhecimento do código linguístico e de seu funcionamento, então, não é possível responder corretamente a questão.

Concurso Sefaz PE – Orientação Final

Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes sobre os assuntos mais cobrados em português pela banca IAUPE – Sefaz PE, procure estes assuntos na sua doutrina de estudo e realize mais questões para aumentar sua absorção dos conteúdos!

Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito do tema, deixe nos comentários!

Vítor Macau – @professorvitormacau

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Vitor Macau

Vitor Macau

Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!

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