
Falar Concurseiro! Hoje vamos falar de Gestão de Pessoas para o concurso do Senado Federal. Vamos falar de motivação! Tópico importante para a disciplina de Administração, principalmente para o cargo de Analista de Administração.
Segundo Chiavenato, “a motivação é o desejo de exercer elevados níveis de energia mental em direção a determinados objetivos, condicionados pela capacidade de satisfazer também as necessidades individuais das pessoas.”
Já, o mais e Stephen Robbins e Timothy Judge conceitua motivação como “os processos que representam a intensidade, a direção e a persistência de um indivíduo para alcançar uma meta.” Guarde essas palavras-chave, elas podem ajudar na hora de resolver uma questão de prova.
Motivação – Elementos
Seguindo o conceito de Stephen Robbins e Timothy Judge, mais importante para a sua prova, os elementos que compõem a motivação são:
a) Direção
b) Intensidade
c) Persistência
A direção representa onde está o foco da ação/comportamento. A intensidade representa a energia que se coloca na tarefa. Já a persistência representa o tempo que se consegue manter-se focado para realizar a tarefa.
Veja como esse tema já caiu em prova:
IDECAN – IF/PB – Administrador – 2019
A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar e ou vice-versa. No campo da administração, pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza (Maximiliano, 2002). A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades. Assinale a alternativa que as contém.
a) Direção, intensidade e permanência.
b) Estímulo, pessoa e objetivo.
c) Objetivo, expectativa e recompensas.
d) Expectativa, esforço e desempenho.
e) Desempenho, expectativa e resultados.
Só com o que já aprendemos até aqui já é possível marcar a LETRA A e comemorar os pontos. Conforme dito acima, os elementos (propriedades) da motivação, segundo Stephen Robbins e Timothy Judge, são a direção, a intensidade e a permanência (persistência).
Motivação – Diferentes abordagens
Há diferentes abordagens para entender a motivação. Ela poderá ser extrínseca, intrínseca e como um produto.
A motivação extrínseca é entendida como estímulos que é oferecido pelo ambiente. Logo são fatores externos, como uma recompensa ou uma punição.
A motivação intrínseca, por outro lado, está ligada a fatores individuais. São as necessidades, habilidades e valores das pessoas.
A motivação como produto é a relação entre fatores extrínsecos e intrínsecos. Ou seja, internos e externos.
Veja como esse tema já caiu em prova:
CONSULPLAN – CRQ 3 RJ -Profissional de Suporte Técnico – 2020
Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa que ela apresenta disposição favorável e positiva para realizar o trabalho. Nesse contexto, são considerados motivos internos, EXCETO:
a) Aptidões.
b) Interesses.
c) Valores do meio social.
d) Necessidades pessoais
Questão simples, porém, atente-se sempre ao comando da questão. Perceba que o examinador pede, das opções apresentadas, aquela que NÃO representa um motivo interno.
Nesse caso, a LETRA C é o nosso gabarito. As demais alternativas representam motivações intrínsecas, portanto não poderão ser o gabarito da questão. Os valores do meio social são fatores extrínsecos, logo, estão relacionados a fatores externos.
Por hoje vamos ficando por aqui. Fique ligado aqui no Direção para os próximos artigos. Até a próxima e bons estudos!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
