Concurso Senado Federal – TGA

Fala concurseiro! Hoje vamos tratar de um tema importante para o concurso do Senado Federal, especialmente para o cargo de Analista Legislativo, modalidade Administração. Hoje vamos falar de A Teoria Geral da Administração (TGA). Segundo Chiavenato, a Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração ...

Por

Carolina Couto
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso Senado Federal – TGA

Fala concurseiro! Hoje vamos tratar de um tema importante para o concurso do Senado Federal, especialmente para o cargo de Analista Legislativo, modalidade Administração. Hoje vamos falar de A Teoria Geral da Administração (TGA).

Segundo Chiavenato, a Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não importa onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou nas organizações não lucrativas.

O estudo da Teoria Geral da Administração é o estudo da interação e da interdependência entre algumas variáveis, quais sejam:

a) tarefas

b) estrutura

c) pessoas

d) tecnologia

e) ambiente

 f) competitividade.

Em conjunto, essas variáveis compõe o ambiente, no qual está envolta a organização.

A integração entre essas variáveis constitui o desafio fundamental da administração.

Veja como esse tema já foi abordado em provas anteriores:

VUNESP – SEDUC/SP – Supervisor de Ensino – 2019)

De acordo com Chiavenato (2014), “a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.” Afirma o autor que a TGA – Teoria Geral da Administração estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Para Chiavenato, o que constitui o desafio fundamental da administração é

a) o ambiente, quase sempre turbulento.

b) o trato com a variável pessoas.

c) a articulação entre tarefa e tecnologia.

d) o critério de priorização das variáveis.

e) a adequação e a integração entre as seis variáveis.

Conforme vimos acima, o gabarito é a LETRA E. A integração entre essas variáveis constitui o desafio fundamental da administração.

TGA – Níveis Organizacionais

Existem 3 níveis organizacionais:

1) nível estratégico (institucional)

2) nível tático (gerencial)

3) nível operacional.

No nível estratégico ou nível institucional estão as pessoas com autoridade para deliberar os rumos da organização e, por isso têm uma interação maior com o ambiente externo se comparado aos outros níveis. Aqui, as decisões estão focadas no ambiente externo e no longo prazo.

No nível tático estão os gerentes da organização. São os responsáveis por fazer a ligação entre o nível institucional e o nível operacional. A área de atuação corresponde apenas a um setor ou departamento. As atividades realizadas com foco no médio prazo.

O nível operacional é o nível administrativo mais baixo. Nesse nível estão os supervisores responsáveis por acompanhar a execução das tarefas e atividades cotidianas.

Por hoje vamos ficando por aqui! Fique ligado nos próximos artigos aqui no Direção. Até a próxima!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
Carolina Couto

Carolina Couto

Aprovada em primeiro lugar no concurso da PCDF. Também foi aprovada nos concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Atualmente, é agente da PF e professora do Direção Concursos.