
Quais perguntas você faria a um dos aprovados para o cargo de Auditor do concurso TCDF? Certamente sobre material utilizado, principais dificuldades e rotinas de estudos não é mesmo?
Essas e muitas outras perguntas foram feitas pelo professor Jetro Coutinho a Lucas Cajado, aluno aprovado em 6ª colocação, em entrevista ao vivo no canal do Direção.
O concurso ainda não divulgou seu resultado final e está na fase preliminar das discursivas, mas o Lucas está com uma ótima nota e como diz o próprio Jetro “agora não é mais questão de se vai, e sim questão de quando ele vai entrar no TCDF”.
Lucas Cajado é um fortalezense de 30 anos, formado em Direito e começou a estudar para concursos em 2015, no último ano da graduação. Em 2016 passou no Sefaz Maranhão e estava lá desde então.
Quando perguntado sobre a mudança de área, diz: “Eu acho que é algo que está se tornando tendência, né? a galera focar na base das duas e tentar conciliar”, mas não pense você que ele fez todas as provas que apareceram pela frente. Na verdade, o critério de decisão é afinidade com as matérias.
“Você não pode ficar mudando de área de concurso ou escolhendo fazer o concurso porque simplesmente ele apareceu. Você tem que ter essa percepção se você pode chegar competitivo.”
Ele sabia que os concursos TCDF e TCU eram os melhores na área, e resolveu focar no TCDF. Já tinha afinidade com direito por conta da graduação, mas teve que praticamente zerar editais em outras matérias como economia, por exemplo. O adiamento do concurso permitiu melhor aproveitamento.
Concurso público TCDF- Ciclo de estudos
Ele conta que estudava de três horas e meia a quatro horas pela manhã e em média duas horas à noite, em que reservava para treinar discursiva.
“No fim de semana eu nem acelerava tanto porque eu já me conheço, eu sei que se eu vencesse 8 horas eu ia ficar muito cansado para o dia seguinte. Então eram umas 35 horas por semana. Eu me forçava a ser produtivo nesse espaço de tempo que eu tinha, que era das 19h às 21h. Eu já estava cansado, se eu pegasse para estudar do zero, eu já tinha percebido que não rendia tanto.”
Estudos durante a pandemia
A pandemia afetou muitos concurseiros e estar emocionalmente bem é muito importante para uma boa preparação. O Lucas também foi atingido por isso, mas segundo ele o segundo semestre de 2020 foi decisivo para sua preparação.
A história do Lucas daria muitos artigos, já que ser aprovado por um concurso público tão concorrido, em meio a uma pandemia, não é fácil.
Neste artigo você teve o resumo da entrevista com o 6° colocado do concurso público TCDF. Você pode acompanhar mais detalhes dessa conversa na entrevista ao vivo:
Já que você chegou até aqui, quero te dar uma dica. Você sabia que pode receber todas as notícias sobre esse concurso, em primeira mão?
É claro que ter um material enxuto e focado no edital faz toda a diferença. Principalmente para pessoas, que assim como o Lucas, dividem o tempo e estudos com trabalho. Pensando nisso, o Direção Concursos preparou uma grande oportunidade para você:
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
