Raquel Monteiro • 01/10/2021
01/10/2021O segundo semestre de 2021 está marcado com a volta dos concursos para a área de apoio do Poder Judiciário. Muitas necessidades ficaram represadas por causa da pandemia (concurso TJ GO).
Um dos órgãos que publicou edital com 95 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva foi o Tribunal de Justiça de Goiás.
Isso é motivo de muita alegria para os concurseiros porque, além desta, muitas outras oportunidades semelhantes se desenharão no horizonte.
Afinal, o serviço público precisa continuar. Para isso, é preciso recrutar pessoas por meio de concurso público. Com isso, vamos examinar, mais detidamente, este certame.
De cara, já nos chama a atenção o estilo de avaliação. Diferentemente das provas tradicionais de outras bancas, esta veio com as questões de múltipla escolha com 4 alternativas, ou seja, “ABCD”.
Então, no dia da prova, não estranhe, pois seu cartão de respostas não estará com erros, pois são somente essas alternativas e não as 5 costumeiras das outras bancas, ou seja, “ABCDE”.
Essas suas matérias que foram agrupadas no edital têm tudo para serem o grande divisor de águas na classificação final.
Dizemos isto porque não se definiu uma fonte exata para delimitar por onde estudar sobre o tema. Ademais, os candidatos tendem a ser muito fortes nas outras disciplinas que estão neste edital.
Provavelmente, é por essa razão que esta disciplina foi incluída neste edital, pois é preciso criar uma dificuldade adicional para selecionar os melhores candidatos.
No entanto, não há motivos para maiores preocupações, pois o Direção está oferecendo um módulo específico desta matéria que vai te possibilitar estar entre estes melhores candidatos do concurso.
Sobre esta etapa, o edital nos fala de “conhecimento teórico”, nos levando a crer que se trata de matérias relativas aos conhecimentos específicos, pois no item 7.4.8 menciona a necessidade de uma análise crítica de um tema proposto. Além disso, um dos quesitos de avaliação que vale 20 pontos dos 100 totais é o “Conhecimento Teórico”. Portanto, tudo nos conduz a uma questão discursiva de um estudo de casos ou uma dissertação sobre um tema técnico.
Ainda sobre esta etapa do concurso, salta aos nossos olhares a quantidade de discursivas que serão corrigidas. Isso pode representar uma quantidade generosa de nomeações. Segundo o edital, no item 7.4.4.1, consta que o cargo de Analista Judiciário – Área de Apoio Judicial e Administrativo serão corrigidas as discursivas de 380 candidatos da ampla concorrência, de 45 deficientes e de 100 negros. Já, para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária serão corrigidas 370 discursivas para a ampla concorrência, 45 para deficientes e 100 para negros.
Os membros da banca examinadora tiveram seus nomes divulgados. Isso é muito interessante e transparente ao mesmo tempo, pois nos fornece dicas sobre as linhas sobre como serão as questões. Que esta prática se torne um padrão entre os diversos órgãos. Afinal, quando sabemos quais são os membros, temos condições de conhecer suas formações, linhas de pesquisa e atuação. Muito provavelmente, as questões objetivas e discursivas serão um reflexo disto.
Sobre este tema, temos uma notícia boa e uma ruim. A ruim é a necessidade de memorizar todas as leis apontadas no conteúdo programático. Não há o que fazer, pois vai cair mesmo! A boa é que o Direção pode te ajudar a tornar essa tarefa mais agradável com um curso específico para ela.
Mais uma vez, a banca acertou na transparência. Parabéns à UFG, pois discriminou a quantidade de questões por disciplina. Isso vai te ajudar a escolher, de acordo com suas maiores aptidões qual será o cargo para o qual você vai concorrer, em especial se for bacharel em Direito. Afinal, um dos cargos é para qualquer nível superior. O outro é exclusivo para aqueles formados nas Ciências Jurídicas.
Aqui, diferentemente, do cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, será cobrado o conhecimento da Constituição do Estado de Goiás. Mais uma vez, não tem jeito: este conteúdo precisa ser memorizado. Sua aprovação precisa deste esforço.
Aqui, tenha olhos de Gavião! Para o cargo de Analista Judiciário – Área de Apoio Judicial e Administrativo, foi feita a menção expressa da lei nova e da lei antiga, ainda em vigor, sobre licitações. Portanto, será necessário realizar um estudo comparativo entre a Lei n.º 8.666/93 e a Lei n.º 14.133/2021, pois as questões, muito provavelmente, versarão sobre ambas. No entanto, para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, apenas se fez menção à novel lei. Por segurança, apesar disto, recomenda-se fazer um estudo comparativo para este cargo também, pois nunca se sabe o que este silêncio do edital quis dizer.
Ainda sobre esta disciplina, fique alerta porque há conteúdo de Administração Financeira e Orçamentária/ Direito Financeiro “disfarçado” de Direito Administrativo! Estamos falando de Lei Complementar n.º 101/2000, a conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. Você notou isto?
Resumo da Ópera: seja qual for cargo para o qual você vá concorrer, faça uma preparação com conhecimentos sólidos. Venha para o Direção!
Estude pela plataforma mais moderna e revolucionária do mundo dos concursos: o PDF 2.0. Uma plataforma que te proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
Por isso, não perca a chance de se tornar um Assinante Ilimitado e ter acesso a todos estas vantagens. Clique abaixo para saber mais:
Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Jornalismo Direção Concursos • 3 de janeiro de 2022
Confira o gabarito extraoficial do concurso TJ GO das questões de Legislação Complementar para a área de Apoio Administrativo.
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.