Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TJDFT: correção das questões de AFO – prova de Técnico

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Sergio Machado30/05/2022

30/05/2022

E aí, galera! Aqui é o professor Sérgio Machado e hoje apresento a você o meu gabarito extraoficial de AFO (Administração Financeira e Orçamentária) para a prova do concurso TJDFT, para o cargo de Técnico Judiciário.

Questão 21

Comentários:

O enunciado diz: “o agente de controle deve estar atento para o seguinte equívoco”. Então, devemos marcar a alternativa errada.

A alternativa errada, no caso, é a alternativa E, que diz que tais adiantamentos representam uma variação patrimonial diminutiva (VPD). 

Observe o que o MCASP diz:

“Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento. Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.

(…)

Quando há uma concessão de suprimento de fundos, a despesa orçamentária é empenhada, liquidada e paga no ato da concessão e só com a prestação de contas do suprido é que há o efetivo registro da variação patrimonial diminutiva.”

Gabarito: E

Concurso TJDFT – Questão 22

Comentários:

Vamos analisar as alternativas:

a) ERRADA. Essa é a classificação por fonte/destinação.

b) ERRADA. Essa alternativa está falando da espécie. Veja o que diz o MTO: “A espécie, nível de classificação vinculado à origem, permite qualificar com maior detalhe o fato gerador das receitas.”

c) ERRADA. A alternativa se refere ao desdobramento. Confira no MTO: “Foram reservados 4 dígitos para desdobramentos com a finalidade de identificar peculiaridades de cada receita, caso seja necessário.”

d) ERRADA. A alternativa se refere à classificação por impacto na situação patrimonial líquida.

e) CORRETA. A estrutura da codificação cria possibilidade de associar, de forma imediata, a receita principal com aquelas dela originadas: Multas e Juros, Dívida Ativa, Multas e Juros da Dívida Ativa.

O tipo, correspondente ao último dígito na natureza de receita, tem a finalidade de identificar o tipo de arrecadação a que se refere aquela natureza.

Gabarito: E

Concurso TJDFT – Questão 23

Comentários:

Analisando as alternativas:

a) ERRADA. A alternativa está dizendo que as emendas têm que se destinar a projeto ou atividade não esteja em andamento em exercícios anteriores. Mas elas podem. Não existe regra que impede isso. O que a Lei 4.320/64 impede é o seguinte:

“Art. 33. Não se admitirão emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a:

b) conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes;

c) conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado;”

b) ERRADA. Esse não é um requisito estabelecido na legislação.  

c) ERRADA. A indicação de recursos não pode ser proveniente de excesso de arrecadação. De acordo com a Constituição Federal: 

“Art. 166, § 3º As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

II – indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:

a) dotações para pessoal e seus encargos;

b) serviço da dívida;

c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal; ou”

d) CORRETA. Sim, há uma ressalva. Mas em regra, as emendas não podem incidir sobre dotação solicitada para despesas de custeio. De acordo com a Lei 4.320/64:

“Art. 33. Não se admitirão emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a:

a) alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta;”

e) ERRADA.  Essa necessidade só existe para as emendas parlamentares individuais.

Gabarito: D

Concurso TJDFT – Questão 25

Comentários:

De acordo com o MCASP:

“Com base no disposto na legislação, deve ocorrer o registro de receita e despesa intraorçamentárias quando envolver aquisição de materiais, bens e serviços ou pagamento de impostos, taxas e contribuições entre órgãos, fundos e entidades que integram o mesmo orçamento fiscal e da seguridade.

Alguns exemplos são:

Contratações de empresas estatais dependentes e demais entidades que integram o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social para publicações em Diário Oficial, para prestação de serviços de treinamento, realização de concursos públicos ou para fornecimentos de bens. (ALTERNATIVAS C e D)

• Recolhimento de contribuições patronais ao RPPS. (ALTERNATIVA A)

• Aportes mensais com valores preestabelecidos definidos em plano de amortização instituído para o equacionamento do déficit atuarial do RPPS.

• Recolhimento de contribuições patronais ao RGPS pelas empresas estatais da União. 

• Recolhimento de tributos do próprio ente por empresas estatais dependentes. (ALTERNATIVA B)” [Grifos meus]

A única alternativa que não se amolda ao conceito de operações intraorçamentárias é a alternativa E, que fala a respeito de uma contratação da Escola NACIONAL de Administração Pública (que é uma entidade, uma fundação federal) para ofertar treinamentos por parte de um Estado da Federação. Perceba que são dois entes distinto. Um é a União. Outro é um Estado. Essa operação não acontece dentro do mesmo ente. Por isso, não é uma operação intraorçamentária.

Gabarito: E

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

concurso tjdft
Sergio Machado

Sergio Machado

Oi! Eu sou o professor Sérgio. 😃 Sou Auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), mas também fui aprovado em diversos outros concursos (TRT, TRF, TCE-SP e outros). Sou formado em Administração, Comércio Exterior e Administração Internacional 😄 Gosto de ajudar as pessoas e sempre me imaginei como professor. Por isso, eu me sinto abençoado e feliz em poder lhe ajudar a realizar o seu sonho de ser aprovado!

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.