Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TJDFT: dicas essenciais para a sua aprovação!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marco Tulio21/12/2021

21/12/2021

O concurso público para o TJDFT está muito próximo (concurso TJDFT). Isso porque a A FGV foi oficializada, nesta semana, como banca responsável por esse certame. Veja aqui!

O edital é um dos mais aguardados pelos concurseiros não apenas do DF, mas de todo o país, afinal, estamos falando de um órgão integrante do Poder Judiciário da União.

A remuneração líquida de um técnico judiciário tem sido de aproximadamente R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), algo extremamente atrativo, tendo em vista o fato de se tratar de um cargo de nível médio.

Hoje, decidi dar uma atenção especial a este artigo, afinal, sou servidor do TJDFT. Posso ser suspeito pra falar, mas vou enfatizar: é um órgão fenomenal.

Era servidor do Ministério Público da União e apesar de ter ótimas lembranças de lá, quando fui convocado para o TJDFT não pensei duas vezes!

Além disso, fui convocado posteriormente para tribunais superiores e não achei interessante mudar, pois no TJDFT estou tendo uma excelente experiência profissional, a qual tem colaborado muito para a minha formação e também para a qualidade de vida.

Eu não sou o único servidor a trazer tantos elogios, tenho certeza que se você conhece alguém que trabalha no local, já deve ter ouvido essa pessoa falando muito bem de lá.

Quando elaborei o meu último artigo voltado ao tribunal, estávamos ainda naquela etapa onde o presidente havia informado que seria iniciada a elaboração de uma minuta de edital.

Hoje o certame já está em uma etapa bem mais avançada, e pelo andamento da situação acredito que a publicação ocorra no máximo até fevereiro de 2022.

Esse é o momento em que aqueles que não levaram a preparação a sério acabam se desesperando, no entanto não há motivo para pânico. Em todos os certames de tribunais nos quais fui aprovado, estudei de forma específica apenas após a publicação de edital, mas claro, já tinha uma base consolidada em relação às matérias principais, como direito constitucional, direito administrativo e português, por exemplo.

De todo modo, caso seu foco realmente seja no TJDFT, recomendo que não perca tempo! Acelere a sua preparação desde já, pois teremos uma concorrência altíssima e muito bem preparada. Mesmo assim, não deixe isso te assustar.

Passei por muitos momentos de incertezas ao longo da minha jornada de estudos. De início, eu não acreditava que, tendo apenas o nível médio completo, iria conseguir concorrer em provas de tribunais com candidatos formados em direito há anos, mas com o tempo percebi que isso era possível sim, e os resultados apareceram rapidamente. Depois dessa dose de motivação, vamos analisar a fundo o concurso?

O foco desse artigo é no cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, mas algumas informações poderão ser aproveitadas para outros.

Acredito que poderemos utilizar o último edital como parâmetro, mas a resolução de questões deve ser voltada exclusivamente à FGV, para que o candidato se habitue à forma de cobrança e aos entendimentos da banca. Neste momento, recomendo que seu ciclo de estudos englobe as seguintes disciplinas, com ênfase nos temas listados:

  • Português: interpretação de texto; crase; concordância verbal e nominal; reescritura de frases e parágrafos; uso da vírgula;
  • Direito Constitucional: poder judiciário e funções essenciais; administração pública;
  • Direito Administrativo: agentes públicos; improbidade administrativa; responsabilidade civil do estado; poderes da administração; atos administrativos;
  • Direito Civil: domicílio e bens; prescrição e decadência; personalidade; lei de introdução às normas do direito brasileiro;
  • Direito Processual Civil: ação; atos processuais; sujeitos do processo;
  • Direito Penal: aplicação da lei penal; concurso de pessoas;
  • Direito Processual Penal: princípios gerais; ação penal; atos processuais;
  • Regimento interno: realizar a leitura completa algumas vezes, dando uma atenção especial aos prazos contidos no documento;

Minha recomendação é que você monte resumos ao menos desses temas listados e de outros que você possua dificuldade, pois com certeza irão compor um bom percentual da sua prova.

Esses resumos serão extremamente úteis para as revisões finais. Em relação aos temas que você domina, o foco nesse momento pode ser na resolução de exercícios e na anotação de informações relevantes que forem identificadas, sem que haja necessidade de ver tudo novamente.

Isso é uma sugestão, levando em conta o tempo que você terá de hoje até o dia da prova. No entanto, talvez a sua realidade não permita que você passe horas e horas estudando, então é ideal buscar alternativas que se adequem a sua rotina.

Durante a minha preparação para as  carreiras de tribunais, estudava cerca de 3 horas por dia, e quando estava mais animado chegava a 5 horas (raramente).

Era possível apertar um pouco mais, mas eu não quis abrir mão por completo de momentos voltados ao lazer e à prática de atividades físicas.

Aproveitava, ao longo do meu dia, momentos como o trajeto, no metrô, entre o trabalho e a minha casa, para ler os resumos que havia montado, de modo a otimizar o tempo disponível.

Além disso, o meu local de estudos não era o ideal. Tinha que estudar na mesa da sala da minha casa, mesmo com ruídos da televisão ao fundo, pode parecer contraditório, mas sempre tive muitos problemas de concentração.

No entanto, tinha em mente que as dificuldades que eu tinha eram pequenas, se comparadas àquelas que outros concurseiros enfrentavam diariamente, e isso me motivou a não inventar desculpas para deixar de estudar.

Com o tempo, entendi que o mais importante era ter constância, estudando mesmo que fosse apenas um pouco a cada dia. Assim, pude obter a aprovação em certames como: TST, STM, STJ, SEEDF, MPU e TJDFT.

Meu intuito de hoje foi trazer uma dose de motivação para você que está se preparando o concurso TJDFT e outros certames de tribunais, além de dicas práticas, que poderão ser aplicadas imediatamente para mudar o rumo dos seus estudos.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? me segue lá no instagram. Estarei pronto para te ajudar!

Além disso, o material completo para o novo certame poderá ser adquirido. Clique na imagem abaixo e confira: 

cursos para o concurso TJDFT

Resumo concurso TJDFT

  • Situação: Banca definida!
  • Banca: FGV
  • Cargos: Técnico e Analista
  • Vagas: 93
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 13,3 mil iniciais
  • Link do último edital TJDFT

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concurso tjdfttjdft 2021tjdft estuda novo concurso
Marco Tulio

Marco Tulio

Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.