Jackeline Alvarenga • 31/01/2022
31/01/2022Hoje, vamos analisar o conteúdo de Direito Administrativo para o concurso do TJDFT, pois a previsão se concretizou e o edital foi publicado!! Agora é aquela hora de dar o gás total, pessoal, fazer todos os ajustes necessários no cronograma, tirar alguns dias de férias do trabalho para se dedicar ao máximo na reta final a esse certame. Veja também nosso artigo sobre dicas de estudos. Clique aqui para acessar.
Hoje vamos trazer nesse artigo os assuntos mais cobrados pela FGV dentro da matéria de Direito Administrativo. Vou focar nos cargos de analista judiciário sem especialidade e no cargo de técnico judiciário área administrativa.
Primeiro ponto que eu quero destacar, para quem não percebeu, é que tanto a Lei 8.112/90 quanto a Lei de improbidade estão em conhecimentos básicos (dentro de ética no Serviço Público) e conhecimentos específicos (Direito Administrativo). Então, certamente, poderá ter uma questão dessas duas leis. Como aqui estamos passando apenas o que é mais relevante, vou indicar os artigos que a FGV mais cobra, ok?
Para a Lei 8.112, os artigos mais cobrados são: Art. 116 a Art.142 e Art. 1º ao Art.39. Ah, isso quer dizer que eu não preciso estudar os demais artigos? Não é isso, pessoal. Se você já estiver afiado na maioria das disciplinas, estude os demais artigos. O nosso objetivo aqui é direcionar o seu estudo, estamos trabalhando com probabilidade, certo? O mundo ideal é saber o máximo possível, claro. É aquela brincadeira: quanto mais eu estudo, mais sorte eu tenho! Então, é sempre bom saber um pouco mais que a concorrência e quem sabe gabaritar Direito Administrativo. Em um concurso concorrido, como esse do TJDFT, um ponto faz muita diferença.
Agora para a Lei de improbidade, praticamente, não há questões. Foram tantas alterações sofridas, que é quase uma nova lei, mas, pelo histórico de cobrança da FGV, os assuntos queridinhos são: agentes : Art. 1º ao Art. 3º e as espécies de penalidades: Art. 9º ao Art.11. Mas, como eu disse, não há questões dessa nova versão da Lei de improbidade, assim, pode ser que a banca queira inovar, mas, pelo histórico de cobrança, o conteúdo descrito aqui é o mais exigido.
Para o cargo de analista judiciário sem especialidade, temos o seguinte:
DIREITO ADMINISTRATIVO
Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Administração direta e indireta. Órgãos públicos. Entidades do Terceiro Setor. Agentes públicos. Servidores públicos civis. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990). Processo Administrativo (Lei Federal nº 9.784/1999 e Lei do DF nº 2.834/2001). Poderes administrativos. Ato administrativo. Segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público (Lei nº 13.655/2018). Decreto-Lei nº 4.657/1942 (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro). Serviços públicos. Bens Públicos. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; controle pelos Tribunais de Contas. Improbidade Administrativa. Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Responsabilidade civil do Estado. Intervenção do Estado na Propriedade. Licitação e Contratos. Leis nºs 8.666/1993, 10.520/2002 e 14.133/2021. Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação. Formalização, execução, inexecução, revisão e rescisão. PPP – Parceria Público-Privada (Lei Federal nº 11.079/2004). Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). (concurso TJDFT)
Vamos à análise:
Agora, para o cargo de técnico, temos poucas diferenças. As sugestões de estudo para o cargo de analista valem igualmente para o cargo de técnico. Atente-se apenas que para técnico, não estão previstos no edital os seguintes assuntos: entidades do terceiro setor, intervenção do Estado, PPP, Decreto-Lei nº 4.657/1942 (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro), bens públicos, Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013).
Veja abaixo o conteúdo a ser cobrado para o cargo de técnico, consoante o edital:
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Noções de organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.
Desconcentração. Princípios expressos e implícitos da administração pública. Órgãos públicos. Agentes
públicos. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990). Processo Administrativo
(Lei Federal nº 9.784/1999 e Lei do DF nº 2.834/2001). Poderes administrativos. Ato administrativo. Controle
e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; controle
dos Tribunais de Contas. Improbidade Administrativa. Responsabilidade civil do Estado. Licitação e Contratos.
Leis nºs 8.666/1993, 10.520/2002 e 14.133/2021.
Dessa forma, espero direcionar o seu estudo na disciplina de Direito Administrativo e te ajudar a conquistar uma vaga no serviço público. (concurso TJDFT)
Não preciso dizer que fazer muitas questões é fundamental, pois todos vocês já sabem que é essencial conhecer a forma de cobrança de determinado assunto pela organizadora do seu concurso.
O Direção Concursos estará com você até a data da prova. Vamos juntos? São quatro (4) meses até a data da prova. Vem com a gente!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Jackeline Alvarenga
Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Marcel Guimarães • 2 de junho de 2022
Olá, pessoal! Aqui é o professor Marcel Guimarães. Segue minha sugestão de recurso para uma questão de AFO da prova do concurso TJDFT 2022 – cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa. Questão 25 (Prova Tipo 1 – Branca – Conhecimentos Específicos) – concurso TJDFT Os representantes do Poder Legislativo têm a competência de propor […]
Marco Tulio • 2 de junho de 2022
Faltam cerca de 2 meses para a prova do concurso TJDFT e muita gente ainda se sente perdida em relação a como estudar determinadas disciplinas. Por isso, hoje vim trazer dicas para vocês sobre uma parte da prova que muitos menosprezam, mas que pode trazer pontos valiosos para a aprovação, a de CONHECIMENTOS BÁSICOS. Para […]
Ozana Santos • 2 de junho de 2022
Olá pessoal. Tudo bem? O edital do concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) já foi publicado! São, ao todo, 112 vagas para cargos de Analista e Técnico Judiciário. Para você que deseja ingressar em um dos melhores tribunais do país, é necessário uma boa preparação! Por isso estou aqui para apresentar […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.