Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TRE: dicas para nortear os estudos!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Raquel Monteiro26/04/2022

26/04/2022

O mundo dos concursos tem se agitado bastante com a notícia de que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE organiza um edital unificado em 2023. Com isso, diversos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (concurso TRE) terão uma única prova em um único dia.

A lista de tribunais que planejam aderir só aumenta a cada semana. E o cenário que estava parado desde 2020, quando aconteceu o concurso do TRE do estado do Pará, agora ganha grande movimentação.

É arriscado começar a ter foco neste concurso unificado?

Já falamos isso e vamos falar novamente porque é muito importante! O ano de 2023 parece bastante distante, mas recomendamos que você comece seus estudos agora. Acredite: com a quantidade de matérias que são necessárias para estudar, a sensação será de que o tempo passará rapidamente. Portanto, só há vantagens em começar seus estudos.

Aliás, as vantagens desse concurso unificado são bastante grandes, pois a oferta de vagas tenderá a ser muito maior. Além disso, se você residir em algum desses estados que manifestou interesse em aderir ao concurso unificado, terá a oportunidade de fazer a prova em seu estado. Isto representa uma economia bastante grande com transporte e hospedagem.

Cursos da área de concursos tre

Que linha de estudo adotar concurso TRE?

Agora que você já se conscientizou de que o momento de estudar para este certame é agora, vamos dar algumas dicas importantes com base no concurso mais recente de TRE, qual seja, o do estado do Pará. Este certame foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

O estilo de prova do concurso paraense foi bastante atípico e considerado mais difícil que os certames congêneres que foram realizados anteriormente, como o do Rio de Janeiro realizado pela Consulplan. Houve forte cobrança de conhecimentos jurisprudenciais nesta prova, principalmente para o cargo de Analista Judiciário – área Judiciária, o que pode revelar uma tendência para o futuro certame. A prova contou com uma discursiva também.

Além de não descuidar do estudo do texto legal, com a sua respectiva memorização, é muito importante incluir o estudo da jurisprudência dos Tribunais Superiores. Isso se dá por meio da leitura dos verbetes das Súmulas do Supremo Tribunais Federal, por meio de suas Súmulas Vinculantes e das Súmulas sem caráter Vinculante. As do Superior Tribunal de Justiça também têm sua importância. Os verbetes correspondentes à matéria do Tribunal Superior Eleitoral, então, nem se fala! Elas são fundamentais para este certame.

Treino de Discursivas concurso TRE

Se o próximo certame seguir a tendência do tribunal paraense, será bastante provável que tenhamos, pelo menos, uma questão discursiva envolvendo algum dos temas do conteúdo programático. A nossa aposta é, de acordo com feição institucional, no sentido de que seja cobrado um estudo de caso com a temática do Direito Eleitoral. No entanto, é possível que seja interdisciplinar também, pois uma questão poderá cobrar aspectos penais, administrativos dentro do recorte da Justiça Eleitoral. Para ficar bem preparado(a) para um desafio deste porte, recomendamos o seu estudo teórico das mais diversas disciplinas, bem como do treino das discursivas. Afinal, é treino difícil; jogo fácil.

Resumo da Ópera: não espere mais. Só comece se seu desejo é trabalhar na Justiça Eleitoral. Para conseguir chegar lá, conte com a ajuda do Gavião. Venha se preparar com o Direção.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concurso tre
Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.