Concursos públicos: como fazer uma boa redação discursiva

As questões objetivas em provas de concursos públicos são de resolução mais simples para muitos candidatos. As questões discursivas, que exigem uma escrita assertiva e argumentação sofisticada, são muitas vezes temidas. Dominar essa modalidade de questão pode ser o diferencial para a aprovação. Sou Matheus Motta, um dos três apóstolos do Direção Concursos, e venho ...

Por

Matheus Motta
Compartilhe este artigo
concursos públicos

As questões objetivas em provas de concursos públicos são de resolução mais simples para muitos candidatos. As questões discursivas, que exigem uma escrita assertiva e argumentação sofisticada, são muitas vezes temidas. Dominar essa modalidade de questão pode ser o diferencial para a aprovação.

Sou Matheus Motta, um dos três apóstolos do Direção Concursos, e venho com dicas para responder questões discursivas de forma coerente.

Ao responder uma questão discursiva, o candidato deve ter em mente: a estrutura, o conteúdo e a clareza. Divida sua resposta em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Assim como em uma redação tradicional, sua resposta deve ter um início que apresente a tese, um corpo que explore os argumentos e um desfecho que resuma a ideia central.

O recurso na prova discursiva pode fazer com que você seja aprovado (ou não). É hora de garantir sua vaga e tentar buscar pontos importantes com a equipe do Direção.

Quero melhorar minha nota!

Concursos públicos: entenda bem as discursivas

O segundo ponto é o conteúdo. Não adianta ter uma boa estrutura se as informações apresentadas estiverem incorretas ou mal fundamentadas. Conhecimento é essencial, e o candidato deve estar seguro sobre o tema abordado. Por isso, sempre baseie suas respostas em conceitos doutrinários, jurisprudenciais e em legislações atualizadas.

Não menos importante, a clareza na comunicação escrita deve ser fluida e fácil de entender. Evite termos muito rebuscados ou períodos longos demais que possam confundir o examinador.

Lembre-se de que uma linguagem simples, porém bem fundamentada, demonstra domínio do assunto e capacidade de síntese, algo muito valorizado nas correções.

Além disso, se atente em responder exatamente o que foi perguntado. Muitos candidatos, na ansiedade de mostrar tudo o que sabem, acabam fugindo do tema principal da questão.

Foque em ser direto e objetivo. Se a pergunta pede três pontos, não tente explicar cinco. Isso demonstra organização mental e foco, características essenciais para o sucesso em qualquer prova.

Acompanhe mais dicas no vídeo completo:

Tenha acesso a mais conteúdos no blog de notícias do Direção e também no Instagram.

Seja aprovado, conquiste sua independência

É hora de você alcançar o sonho da sua independência financeira por meio do concurso público! Aproveite os valores da Semana do Brasil e acesse um material completo.

  • Destaque os conteúdos relevantes para sua revisão
  • Organize suas anotações para não esquecer nada do que você aprendeu
  • Pergunte direto ao professor

E muito mais! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:

Compartilhe este artigo
apóstolos
concursos públicos
direção concursos
Matheus Motta

Matheus Motta