Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concursos TRT: veja o panorama dos certames para 2022

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Raquel Monteiro11/03/2022

11/03/2022

Dizem que o ano começa depois do carnaval. Se isso é verdade ou não, não sabemos. Apenas temos uma certeza: de que o mês de março chegou e com ele muitas novidades no mundo dos concursos. Uma delas é o aquecimento da área trabalhista, que desde 2019, não promete um grande certame. Os últimos que tivemos naquele longínquo ano foram os concursos do TRT da 2º Região e o TRT da 15ª Região.

Com isso, de um momento para o outro, tivemos a formação de comissão dos Tribunais Regionais do Trabalho da 22a Região, da 14ª Região e da 9ª Região. Outros Tribunais, como o da 17ª Região, já realizam estudos para, posteriormente, formar a sua comissão. O cenário, que parecia estático, ganhou uma grande movimentação.

Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.

O que fazer com essas informações?

É neste momento que os seus esforços devem ser direcionados para esta carreira, pois os conteúdos programáticos costumam ser imensos e a cobrança, por parte das bancas, tende a ser de, praticamente, todos os pontos dos editais. Com isso, como sempre defendemos, é preciso começar antes para ter vantagem competitiva.

Quais matérias começar antes e por onde começara estudar para concursos TRT?

Neste momento, convém estudar as disciplinas que temos certeza de que estarão em seus futuros certames: Português, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Processual Civil e Direito Civil. Se você estiver bem nessas disciplinas até a abertura do edital, suas chances de sucesso serão ainda maiores. Para isso, o Direção preparou cursos excelentes em que você terá condições de formar uma base sólida nessas disciplinas que estruturam o “núcleo duro” da área trabalhista.

Vamos detalhar mais…

Você pode até começar o conteúdo de Direito do Trabalho pela parte de princípios, fontes do Direito do Trabalho, pois esses temas caem nas provas desde sempre. No entanto, ganha enorme destaque nos seus estudos tudo aquilo que foi trazido pela Lei n.º 13.467 de 2017, mais conhecida como a Reforma Trabalhista. As mudanças foram muito profundas, pois mudou, por exemplo, o conceito de empregador. Foram trazidas alterações no regime de trabalho, como o do intermitente, regido pelo art. 443 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho são importantes.

Em Direito Processual do Trabalho, chamamos a atenção para os recursos, principalmente o Ordinário, diferenciando dos de Agravo e do Recurso de Revista. Temos, também, a questão do jus postulandi e a do Mandado de Segurança na Seara trabalhista. São temas que diferem bastante do tratamento dado na esfera cível. É um estudo que fica muito bem feito quando comparado com os institutos do Direito Processual Civil. Ademais, para concursos TRT convém estudar as Instruções Normativas do Tribunal Superior do Trabalho e, assim, saber expressamente quais dispositivos do Código de Processo Civil vigentes são aplicáveis à Justiça do Trabalho.

Resumo da Ópera: uma boa preparação para concursos da Justiça do Trabalho, seja para Analista Judiciário – área Judiciária ou Execução de Mandados, seja para técnico judiciário das mais diversas especialidades, é preciso de tempo. Este é o momento de dar a largada para uma preparação adequada e formar uma base sólida. Para dar estes passos, conte com o Direção Concursos. Seja um Gavião!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.