
Olá, pessoal!
O avaliador nesta nossa prova optou por focar menos em fatores históricos e mais em questões da atualidade. Assim, conseguiu se sair melhor aquele candidato que estava se informando sobre as notícias do estado por meio da imprensa local.
Vamos à correção.
11) A Secretaria de Segurança Pública do Estado apresentou, no da 21/9/2018, os balanços operacionais (…).
Gabarito alternativa E
A alternativa correta desta questão é a que afirma que “No cumprimento das metas definidas no “Goiás Seguro”, as regionais de Jataí e Rio Verde alcançaram os melhores resultados no conjunto de ações, processos, projetos, estratégias e programas sociais implementados para a segurança pública”.
Comentários:
Esta questão é bem direta, já que foram as regionais Jataí e Rio Verde as regionais que alcançaram os melhores resultados no Plano de Segurança “Goiás Seguro”.
12) Após a ocorrência de três motins em presídios goianos (…).
Gabarito alternativa A, que fala sobre a “Construção de presídios em Anápolis, Formosa, Águas Lindas, Planaltina e Novo Gama”.
Ao contrário do que se afirma em outra alternativa, a solução para o problema prisional goiano não está em concentrar o sistema em Goiânia, mas em promover a sua descentralização pelo estado, o que vem ocorrendo com a construção dos presídios citados no item.
13) Mais um indicador econômico comprova que a economia (…).
Gabarito alternativa C
A alternativa correta desta questão é a que afirma que “O setor agropecuário foi o grande responsável pelo bom desempenho econômico do estado goiano em 2018”.
Comentários:
Aqui é importante pontuarmos que, apesar de a agropecuária ter a menor participação no PIB do estado, este foi um setor que contribuiu decisivamente para puxar o PIB goiano para cima, que cresceu acima da média.
14) Nas últimas décadas, o bioma cerrado, presente (…).
Gabarito alternativa A, que diz “O bom desempenho do agronegócio goiano se deve à pesquisa e à tecnologia implementadas no cerrado pela agricultura moderna”.
Comentários:
Caro aluno, aqui é preciso lembrar que o solo goiano, a princípio, não é adequado para o agronegócio. O desenvolvimento de uma rica agricultura na região só foi possível por causa do desenvolvimento tecnológico e da correção do solo. Assim, resta-nos como correta a alternativa A.