
Olá, concurseiro(a)!
Hoje eu quero analisar a principal disposição do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, que trata do teste de recuperabilidade de ativos.
Primeiramente é importante entender qual é o objetivo deste Pronunciamento Técnico.
Objetivo
Segundo o item 1 do Pronunciamento Técnico CPC 01 objetivo é estabelecer procedimentos que a entidade deve aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação. Um ativo está registrado contabilmente por valor que excede seu valor de recuperação se o seu valor contábil exceder o montante a ser recuperado pelo uso ou pela venda do ativo. Se esse for o caso, o ativo é caracterizado como sujeito ao reconhecimento de perdas, e o Pronunciamento Técnico requer que a entidade reconheça um ajuste para perdas por desvalorização. O Pronunciamento Técnico também especifica quando a entidade deve reverter um ajuste para perdas por desvalorização e estabelece as divulgações requeridas.
Neste sentido, fundamental é conhecer o conceito de valor recuperável.
Valor Recuperável
Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração
Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.
Vamos, então, entender o procedimento do teste de recuperabilidade.
Teste de Recuperabilidade
Se há indícios de desvalorização de determinado item a entidade aplica o teste de recuperabilidade.
O procedimento a ser realizado é bem simples: basta comparar o valor contábil do item com seu valor recuperável.
Caso o valor recuperável seja inferior ao valor contábil a entidade deverá reconhecer uma perda por desvalorização (perda estimada com redução ao valor recuperável), de acordo com o seguinte lançamento contábil:
D – Perda por Desvalorização ( ↓ Resultado)
C – Perda por Desvalorização Acumulada ( ↓ Ativo)
Perceba, portanto, que após o reconhecimento da perda por desvalorização o item será evidenciado por um valor contábil que refletirá seu próprio valor recuperável.
Como este conceito será cobrado em prova?
O reconhecimento de perda por desvalorização é muito recorrente em provas de Contabilidade Avançada!
Para ver na prática como estes conceitos são cobrados assista os vídeos abaixo!
Aproveito para te convidar a conhecer minhas redes sociais.
Por fim, também te convido para entrar no meu canal gratuito do Telegram, onde posto conteúdo de Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos para os alunos focados em concursos públicos. Clique na figura abaixo.

