Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos: você deve dominar este conceito!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Igor Cintra04/05/2022

04/05/2022

Olá, concurseiro(a)!

Hoje eu quero analisar a principal disposição do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, que trata do teste de recuperabilidade de ativos.

Primeiramente é importante entender qual é o objetivo deste Pronunciamento Técnico.

Objetivo

Segundo o item 1 do Pronunciamento Técnico CPC 01 objetivo é estabelecer procedimentos que a entidade deve aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação. Um ativo está registrado contabilmente por valor que excede seu valor de recuperação se o seu valor contábil exceder o montante a ser recuperado pelo uso ou pela venda do ativo. Se esse for o caso, o ativo é caracterizado como sujeito ao reconhecimento de perdas, e o Pronunciamento Técnico requer que a entidade reconheça um ajuste para perdas por desvalorização. O Pronunciamento Técnico também especifica quando a entidade deve reverter um ajuste para perdas por desvalorização e estabelece as divulgações requeridas.

Neste sentido, fundamental é conhecer o conceito de valor recuperável.

Valor Recuperável

Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração

Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.

Vamos, então, entender o procedimento do teste de recuperabilidade.

Teste de Recuperabilidade

Se há indícios de desvalorização de determinado item a entidade aplica o teste de recuperabilidade.

O procedimento a ser realizado é bem simples: basta comparar o valor contábil do item com seu valor recuperável.

Caso o valor recuperável seja inferior ao valor contábil a entidade deverá reconhecer uma perda por desvalorização (perda estimada com redução ao valor recuperável), de acordo com o seguinte lançamento contábil:

D – Perda por Desvalorização ( ↓ Resultado)
C – Perda por Desvalorização Acumulada ( ↓ Ativo)

Perceba, portanto, que após o reconhecimento da perda por desvalorização o item será evidenciado por um valor contábil que refletirá seu próprio valor recuperável.

Como este conceito será cobrado em prova?

O reconhecimento de perda por desvalorização é muito recorrente em provas de Contabilidade Avançada!

Para ver na prática como estes conceitos são cobrados assista os vídeos abaixo!

Aproveito para te convidar a conhecer minhas redes sociais.


Por fim, também te convido para entrar no meu canal gratuito do Telegram, onde posto conteúdo de Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos para os alunos focados em concursos públicos. Clique na figura abaixo.

contabilidadecontabilidadecontabilidade avançadacontabilidade geralcontabilidade para concursoscpc 01IGOR CINTRAteste de recuperabilidade
Igor Cintra

Igor Cintra

Igor Cintra é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (ICMS/SP), onde exerce a Fiscalização Direta de Tributos. Possui vasta experiência em concursos públicos, tendo ocupado o cargo de Auditor Fiscal do Município de São Paulo (ISS/SP) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.