Professora Patricia Wadt • 23/09/2019
23/09/2019Com certeza você já parou para pensar “o que são determinantes de saúde?” ou “o que é saúde e doença?”. Na verdade, o conceito de saúde e doença não são bem claros e muita gente associa esses termos de forma errada. Mas vim aqui para ajudá-lo a entender um pouco sobre isso.
Antes de falarmos sobre determinantes e condicionantes, vamos entender o que é saúde. Para muitas pessoas, saúde é não estar doente ou não ter uma doença X ou Y. Mas a definição de saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é muito mais do que isso.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
A saúde é silenciosa e por isso dificilmente a identificamos. Na verdade, geralmente só a percebemos quando ficamos doentes ou estamos com algum tipo de enfermidade, pode ser até um resfriado leve, mas isso já nos mostra como estávamos “bem” e não percebemos. Conhecer o próprio corpo e identificar seus limites é uma boa estratégia para garantir uma qualidade de vida, pois não há um limite entre a saúde e a doença, mas um equilíbrio. As mesmas coisas que auxiliam a vida do ser humano (alimentação, moradia, água, ar, trabalhado, lazer, relação familiar, tecnologia etc.) também podem causar doenças, se estiverem em excesso ou em falta. Isso vai depender do estilo de vida de cada um, vai depender dos determinantes biológicos, psicológicos e sociais. É por esse motivo que as pessoas adoecem de formas diferentes, porque tudo depende da influência direta do local onde essa pessoa ocupa na sociedade.
Por vários anos, a ideia de adoecimento passou por muitas fases. Na antiguidade, acreditava-se que a saúde era uma dádiva de Deus e a doença era um castigo, ou seja, se você ficasse doente é porque fez algo muito errado e Deus te castigou por isso. Porém, 400 anos antes de Cristo, um filósofo chamado Hipócrates desenvolveu o tratado “os ares e os lugares” que basicamente queria dizer que a saúde ou doença estava relacionada aos locais de moradia, a água consumida e o vento. Séculos mais tarde, as populações começaram a acreditar na teoria dos “miasmas”, que consistia em dizer que a doença era transmitida pelos “gases” dos animais e dejetos em decomposição, e isso durou até o século XIX.
No final do século XIX, passa a ter predominância a teoria microbiana, teoria que estudava a multicausalidade das doenças ou que apontavam para os fatores de ordem socioeconômica, e atualmente continua a crença da multicausalidade das doenças, ou seja, a doença é causada por vários fatores. As condições de vida, de trabalho, moradia, alimentação, entre outros está diretamente relacionada com a saúde individual e coletiva.
Mas afinal, o que são determinantes de saúde? Determinante é a razão, o motivo, causa ou o que leva uma pessoa a saudável. De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde. Para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, os determinantes sociais são: os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os determinantes sociais da saúde como: condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo o sistema de saúde. Tais circunstâncias moduladas pela distribuição de renda, poder e recursos em nível global, nacional e local são influenciadas por decisões políticas. Os determinantes sociais são os responsáveis pelas diferenças injustas e evitáveis entre pessoas e países. Percebemos que a saúde é um processo social e os aspectos sociais e as decisões políticas interferem nas condições de vida e na saúde das populações, além de “favorecer” o adoecimento.
Você estar doente ou ser saudável depende diretamente de como é seu dia-a-dia, suas relações afetivas, como está sua saúde mental, suas atividades, moradia, lazer etc. Se você parar para refletir, você verá como a saúde está, realmente, relacionada diretamente com o estilo de vida. Vamos pensar na população de países desenvolvidos de modo geral. Essa população adoece por: obesidade, câncer, problemas cardíacos; repare que essas doenças “surgem” devido ao estilo de vida, os hábitos alimentares (muito fast-food), sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo etc. Agora, pensa na parte mais carente da África, lá as pessoas (principalmente as crianças) morrem por: diarreia (falta de saneamento básico) e desnutrição! Chocante, né?
Mas não vamos tão longe, vamos pensar no nosso País. No Brasil temos vários exemplos. Nos Estados mais desenvolvidos o estilo de vida “corrido” das pessoas as fazem escolher uma alimentação que seja rápida e prática, não há tempo para a atividade física, o estresse do dia-a-dia causa cansaço mental e as pessoas adoecem, e vejam só, as doenças são: câncer, obesidade, problemas cardíacos, diabetes etc. Pensa agora nas pessoas que moram nas periferias, até mesmos das grandes cidades, essas pessoas adoecem, por causa da falta de saneamento básico, desemprego, péssimas condições de moradia etc. E no norte do País? Malária, Dengue, Chikungunya, leishmaniose, doenças de chagas etc. São tantos cenários diferentes em um único país, não é? Sem contar que até uma situação de desemprego pode afetar a saúde. Por quê? Desemprego gera um estresse, uma preocupação, e sem emprego não há recurso financeiro para ter o mínimo para uma vida em equilíbrio.
Pois é, as doenças estão diretamente relacionadas a vários fatores, ao estilo de vida, as condições de saneamento básico, moradia, trabalhado, lazer, alimentação, água potável etc. Isso são os determinantes de saúde, isso que vai interferir na vida das pessoas, seja individualmente ou coletivamente, dando a elas qualidade de vida (saúde) ou favorecendo o “surgimento” de doenças.
É isso pessoal! Eu espero que tenha ajudado a entender um pouco sobre os determinantes de saúde. Fique a vontade para comentar e deixar dúvidas.
Acesse nosso curso preparatório para a EBSERH, lá você encontrará uma aula completa sobre o Sistema Único de Saúde e que também aborda o tema deste artigo. Clique aqui e conheça o curso!
Até breve !! 😉
Professora Patricia Wadt
Olá Querido (a) Aluno (a)!! Meu nome é Patrícia Wadt, sou formada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (UFAC), sou Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e estou cursando uma pós graduação em Vigilância Sanitária. Aqui no Direção Concurso sou professora das disciplinas: Legislação Sanitária, Legislação Ambiental, Vigilância Sanitária, saúde pública, direito sanitário e assunto relacionados à saúde cobrados em concursos públicos. Tenho um amor muito grande pelo ensino e por ajudar as pessoas. Meu objetivo aqui é ajudá-lo a ingressar no serviço público/emprego público. Meu outro amor é pela saúde coletiva, não é atoa que sou sanitarista. Como sanitarista, aplico as técnicas e conhecimentos para intervir nos problemas e situações relacionadas à saúde da população ou de um grupo específico, sempre buscando promover a melhoria da qualidade de vida. Irei transmitir todo o meu conhecimento a você, da melhor forma e sempre buscando o objetivo maior: Aprovação e Nomeação. Espero ajudá-lo. Em casos de dúvidas sobre as aulas, não hesite em perguntar por e-mail ou via instagram. A caminhada é longa, mas a recompensa é garantida! Bons Estudos!!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.