Concursos Abertos Concursos 2022

Direito Tributário: as provas nos Fiscos Estaduais de 2021!

Vitor Macau Vitor Macau comentários
13/01/2022, às 14:57 • 4 dias atrás

O direcionamento nos estudos é fundamental, e por isso quanto mais informações você tiver sobre as provas, mais você poderá direcionar os seus estudos. Com a matéria de Direito Tributário, não é diferente.

Pensando nisso, fizemos um “raio-x” das provas de direito tributário aplicadas em 2021, com foco em evidenciar as bancas dominantes, e também os assuntos mais cobrados em direito tributário. Utilizamos o filtro da Assinatura Ilimitada do Direção, na parceria com o QConcursos.

Provas de Auditor Fiscal

  • Cebraspe: Sefaz AL, Sefaz CE e Sefaz RR;
  • FGV: Sefaz ES;
  • FCC: Sefaz SC – Analista da Receita Estadual
Assuntos cobrados em prova de direito tributário em 2021
Provas de Direito Tributário em 2021

Questões Direito Tributário – Análise

Ao todo, foram 84 questões de Direito Tributário, e deste total podemos constatar uma prevalência sobre os temas Limites Constitucionais (12% – com destaque ao assunto “imunidade tributária”), Crédito Tributário (15% – com destaque aos assuntos “lançamento e suspensão/ extinção do crédito tributário”) e Impostos (29% – com destaque aos assuntos constantes “sistema tributário nacional – art. 153/156 CF/88).

Apesar dos temas acima serem os mais cobrados, podemos observar um certo equilíbrio nos demais assuntos (estatisticamente, os demais temas ficaram em uma mesma média, entre 8%), ao contrário do que se observava em anos anteriores

Que felizmente ou infelizmente as provas estão, gradativamente, deixando de privilegiar poucos assuntos e estão explorando todos no âmbito do Direito Tributário! Isso faz com que sua preparação precisa ser mais minuciosa, sem deixar “de lado” nenhum assunto!

Pela avaliação das provas, percebemos que as bancas mais tradicionais – Cebraspe e FGV – estão exigindo o conhecimento de jurisprudência para resolver as questões. Então, caso o seu interesse seja os concursos Estaduais (dominados por estas bancas mais tradicionais), estudar as súmula também os informativos recentes são fundamentais

Bons estudos à todos. Fico disponível para qualquer tipo de dúvida sobre a disciplina em questão! Confira aqui os cursos do Direção para a área fiscal!

Abraços,

Vitor Macau – @professorvitormacau

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!

concurso estadual direito tributário direito tributario concursos provas auditor

Vitor Macau

Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!

Comentários