
Seja na vida acadêmica ou profissional, provavelmente você já fez uma dissertação. Trata-se de um modelo de texto muito usado em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos de empresas.
Portanto, para você fazer bonito nas dissertações que produzir para os concursos públicos, nós preparamos esse material especial com a definição e algumas particularidades sobre esse modelo de texto.
Se a sua proposta é se tornar um craque em redação, vem com a gente até o final que temos todas as informações que você precisa.
O que é dissertação?
Dissertar é um perfil de gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um posicionamento sobre determinado assunto.
Neste contexto, o autor discorre sobre um tema e apresenta uma tese, com base em uso de dados, pesquisas, citações, entre outros elementos.
Qual a importância de uma dissertação?
As dissertações sempre marcam presença em concursos públicos e vestibulares porque ela parte do pressuposto de que é necessário apresentar argumentos consistentes sobre um assunto.
Não se trata do aspecto de quem vai ler deva concordar com o que está escrito, mas o que é julgado neste caso é a capacidade de discorrer um texto, com ideias bem organizadas em relação a um tema relevante.
No que diz respeito a relevância da dissertação, além de ser um critério importante e eliminatório em concursos públicos, o texto tem significativa importância para otimizar nossas comunicações e relacionamentos nas mais diversas esferas sociais.

Saiba qual a estrutura ideal de uma dissertação
Por se tratar de um gênero textual essencial na sua vida profissional e acadêmica, saber como desenvolvê-lo é fundamental, não é mesmo? Na sequência, vamos falar sobre a estrutura dos textos.
- Introdução: como o próprio nome já diz, estamos falando do começo do texto. É o momento de trazer para o leitor, de forma clara e objetiva, uma sinopse em relação ao assunto que será tratado;
- Desenvolvimento: considerando o desenvolvimento básico de uma redação, o ideal é que essa parte tenha três parágrafos. Neste momento, a ideia é trazer os principais argumentos para colocar, de forma contundente, o seu ponto de vista;
- Conclusão: também como o nome sugestivo, estamos falando do encerramento do conteúdo. Esse trecho costuma ser finalizado em apenas um parágrafo.
Quais os tipos de dissertação?
Abordamos até o momento a importância e a estrutura ideal, é chegada a hora de mostrar os principais tipos de dissertação. Olha só!
Dissertação Expositiva
A proposta deste perfil de dissertação não é corroborar um ponto de vista, mas sim informar o leitor sobre um assunto específico, não fazendo qualquer juízo de valor. A ideia é trazer fatos, argumentos e informações consistentes.
Dissertação Argumentativa
A dissertação argumentativa parte da ideia de que não se deve apenas deixar o leitor informado em relação a um tema, mas também trazer argumentos e pontos de vista sobre o que está sendo abordado.
E então, o que achou do texto dissertativo? Acredita que será fácil fazer? Já sabe como desenvolver esse tipo de conteúdo? Deixe aqui o seu comentário.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
