
O concurso PF (Polícia Federal) terá edital publicado a qualquer momento e isso não é dúvida para mais ninguém. Agora, com a autorização formal dado ao órgão pelo Ministério da Economia, a seleção entra na reta final.
Nós sabemos que os candidatos a uma das 2.000 vagas previstas, seja para o cargo de agente, seja para o cargo de escrivão têm (em grande parte) predileção por disciplinas como direito penal e processo penal.
Assim, muitas vezes, disciplinas como estatística, informática, raciocínio lógico e contabilidade acabam sendo “deixadas” de lado, não é mesmo? Mas não faça isso!
Essas disciplinas têm alta incidência em provas, sendo parcela importante no resultado do seu teste. Isso pode garantir ou não a sua aprovação (ou pelo menos uma melhor colocação dentre aqueles que serão aprovados).

Concurso PF: o que devo estudar?
Aqui eu poderia citar, facilmente, a seguinte frase: “Você deve estudar tudo”. Mas isso é muito óbvio. A cada ano que passa, a cada prova aplicada, fica mais difícil garantir uma vaga no serviço público.
E não por causa das poucas vagas que há em edital, mas porque o acesso a informação está cada vez maior e mais candidatos surgem bem preparados para garantir suas aprovações.
Por isso mesmo que não vou listar aqui todos os conteúdos de todas as disciplinas, mas tão somente aqueles de contabilidade, estatística, informática e raciocínio lógico que já foram muito objeto de cobrança no concurso PF.
As análises aqui demonstradas são baseadas na função Raio-x do parceiro do Direção Concursos, o QConcursos, que é maior portal de questões do Brasil
Contabilidade para a Polícia Federal
Segundo as informações retiradas do programa Raio-x, os principais assuntos previstos nas últimas provas da Polícia Federal (concurso PF) foram as seguintes:
- Noções gerais
- Balanço patrimonial
- Demonstração do resultado do exercício
- Legislação de contabilidade
- Investimentos

Estatística para a Polícia Federal
Já no caso da disciplina de estatística, a cobrança ficou abaixo daquela observada para a disciplina anterior, mas não menos importante. Segundo o Raio-x do QC, as principais cobranças na matéria foram:
- Estatística descritiva
- Principais distribuições de probabilidade
- Amostragem
- Cálculo de probabilidades
- Inferência estatística

Informática para a Polícia Federal
Nesta disciplina, apesar de outros assuntos ligados aos conteúdos de bancos de dados, sistemas de informação e programação terem sido cobrados, a maior parte vista foi dos seguinte temas:
- Segurança da informação
- Internet
- Redes de computadores
- Sistemas operacionais
- Navegadores
- Correio eletrônico (e-mails)
- Windows
- Hardware
- Aplicativos diversos (editores de texto, planilhas e editores de apresentação)

Raciocínio lógico para a Polícia Federal
Por último, mas não menos importante, a disciplina de raciocínio lógico. Além das cobranças habituais na sua disciplina coirmã, essa matéria busca, principalmente, saber se o candidato conhece dos seguintes temas:
- Fundamentos da lógica
- Equivalência lógica e negação de proposições
- Análise combinatória em raciocínio lógico
- Probabilidade
- Diagramas de Venn (conjuntos)
- Raciocínio matemático
- Problemas lógicos
- Lógica de argumentação (diagramas e operadores)
- Implicação lógica

Não custa lembrar, novamente, que não dá para escolher disciplina ou assuntos que devam ou não serem estudados. O concurso da Polícia Federal requer conhecimento amplo em todas as matérias cobradas.
Porém, faça um planejamento inteligente para os seus estudos. Priorize, sempre, aquilo que mais a banca busca cobrar em suas provas. É por isso que existe a importância de se conhecer a organizadora do seu certame.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Resumo do concurso PF
- Situação: AUTORIZADO
- Previsão de edital: dezembro de 2020
- Vagas: cerca de 2 mil
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Cargos: diversos
- último edital de nível médio
- último edital de nível superior
- cursos completos aqui

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
