Maurício Miranda Sá • 22/10/2020
22/10/2020O concurso PF (Polícia Federal) terá edital publicado a qualquer momento e isso não é dúvida para mais ninguém. Agora, com a autorização formal dado ao órgão pelo Ministério da Economia, a seleção entra na reta final.
Nós sabemos que os candidatos a uma das 2.000 vagas previstas, seja para o cargo de agente, seja para o cargo de escrivão têm (em grande parte) predileção por disciplinas como direito penal e processo penal.
Assim, muitas vezes, disciplinas como estatística, informática, raciocínio lógico e contabilidade acabam sendo “deixadas” de lado, não é mesmo? Mas não faça isso!
Essas disciplinas têm alta incidência em provas, sendo parcela importante no resultado do seu teste. Isso pode garantir ou não a sua aprovação (ou pelo menos uma melhor colocação dentre aqueles que serão aprovados).
Aqui eu poderia citar, facilmente, a seguinte frase: “Você deve estudar tudo”. Mas isso é muito óbvio. A cada ano que passa, a cada prova aplicada, fica mais difícil garantir uma vaga no serviço público.
E não por causa das poucas vagas que há em edital, mas porque o acesso a informação está cada vez maior e mais candidatos surgem bem preparados para garantir suas aprovações.
Por isso mesmo que não vou listar aqui todos os conteúdos de todas as disciplinas, mas tão somente aqueles de contabilidade, estatística, informática e raciocínio lógico que já foram muito objeto de cobrança no concurso PF.
As análises aqui demonstradas são baseadas na função Raio-x do parceiro do Direção Concursos, o QConcursos, que é maior portal de questões do Brasil
Segundo as informações retiradas do programa Raio-x, os principais assuntos previstos nas últimas provas da Polícia Federal (concurso PF) foram as seguintes:
Já no caso da disciplina de estatística, a cobrança ficou abaixo daquela observada para a disciplina anterior, mas não menos importante. Segundo o Raio-x do QC, as principais cobranças na matéria foram:
Nesta disciplina, apesar de outros assuntos ligados aos conteúdos de bancos de dados, sistemas de informação e programação terem sido cobrados, a maior parte vista foi dos seguinte temas:
Por último, mas não menos importante, a disciplina de raciocínio lógico. Além das cobranças habituais na sua disciplina coirmã, essa matéria busca, principalmente, saber se o candidato conhece dos seguintes temas:
Não custa lembrar, novamente, que não dá para escolher disciplina ou assuntos que devam ou não serem estudados. O concurso da Polícia Federal requer conhecimento amplo em todas as matérias cobradas.
Porém, faça um planejamento inteligente para os seus estudos. Priorize, sempre, aquilo que mais a banca busca cobrar em suas provas. É por isso que existe a importância de se conhecer a organizadora do seu certame.
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.