Erick Alves • 15/04/2020
15/04/2020Olá pessoal!
O coronavírus também tem provocado reflexos nos processos julgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Hoje (14/4/2020), o Tribunal editou a Decisão Normativa-TCU nº 185, acrescendo em 90 dias o prazo máximo de 180 dias, previsto na IN TCU 71/2012, para que seja realizada a instauração da tomada de contas especial.
Ou seja, agora, esgotadas as medidas administrativas sem a elisão do dano, a autoridade competente deve providenciar a imediata instauração de tomada de contas especial no prazo máximo de 270 dias (180 + 90).
Detalhe é que esse acréscimo de prazo foi instituído mediante uma Decisão Normativa, que é a espécie de decisão utilizada pelo Tribunal quando deseja fixar critério ou orientação em casos específicos e de abrangência restrita.
Nesse sentido, o prazo adicional estabelecido pela DN TCU 185/2020 aplica-se às tomadas de contas especiais que deveriam ser instauradas até 30 de junho de 2020, conforme previsto no parágrafo único do art. 1º da norma. Após isso, deve-se voltar a observar o prazo original, de 180 dias.
O prazo extra foi concedido pelo TCU em razão dos reflexos do coronavírus sobre o funcionamento dos órgãos públicos, com a alteração das respectivas rotinas administrativas e restrições de acesso dos servidores a seus locais de trabalho.
Inclusive, a prorrogação do prazo abrange os atos necessários à certificação das respectivas contas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e à emissão de pronunciamento ministerial ou equivalente.
Lembrando que o prazo para a instauração da tomada de contas especial, conforme previsto na IN TCU 71/2012, é contado:
1) nos casos de omissão no dever de prestar contas, a partir do primeiro dia subsequente ao vencimento do prazo para apresentação da prestação de contas;
2) nos casos em que os elementos constantes das contas apresentadas não permitirem a conclusão de que a aplicação dos recursos observou as normas pertinentes e/ou atingiu os fins colimados, a partir da data-limite para análise da prestação de contas;
3) nos demais casos, a partir da data do evento ilegítimo ou antieconômico, quando conhecida, ou da data da ciência do fato pela administração.
É isso, pessoal!
Qualquer dúvida ou comentário, basta postar aqui mesmo, no campo apropriado logo abaixo.
Abraço!
Erick Alves
Leia também:
Concurso TCU: quanto ganha um Auditor aprovado no último edital?
Erick Alves
Professor de Direito Administrativo e Controle Externo para concursos há mais de sete anos. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, aprovado em 6º lugar. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Juntamente com o professor Douglas Oliveira, discutimos em uma live alguns passos essenciais para estabelecer uma rotina de estudos eficiente e alcançar a aprovação. Se você não viu a live, vou deixar o link aqui para você assistir: Neste artigo, vou […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que faz diferença na Hora de estudar para um concurso Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha trajetória como estudante e depois como professor, notei que existem elementos fundamentais que separam os aprovados dos demais. Esses elementos, que chamo de os 4 pilares da aprovação, […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que você precisa saber para passar Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha jornada como concurseiro e depois como professor, compreendi que a aprovação em concursos públicos exige muito mais do que simples dedicação. Existe uma estrutura indispensável que costumo chamar de os 4 pilares […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.