Igor Cintra • 15/04/2021
15/04/2021A banca Consulplan foi escolhida, novamente, para realizar a prova do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.
Publicação realiada no Diário Oficial da União em 13/04/2021 indica que houve prorrogação do contrato entre a Consulplan e o Conselho Federal de Contabilidade.
Para se preparar para a próxima prova é fundamental que você foque nos principais tópicos cobrados em provas passadas.
Não se preocupe, com exemplo, em estudar absolutamente todo o conteúdo programático previsto no edital. O custo benefício de estudar alguns tópicos é muito baixo.
Portanto, você deve focar naqueles pontos que provavelmente serão cobrados na próxima prova.
Primeiramente é essencial identificar quais são as disciplinas mais cobradas no Exame CFC. Depois disso ainda precisamos analisar quais tópicos, dentro destas disciplinas, que são mais exigidos em provas passadas.
Investigando provas passadas concluímos que a prova do Exame CFC em regra cobra a seguinte quantidade de questões por disciplina:
Ponderando a quantidade de questões e de conteúdo a ser estudado eu recomendo fortemente que você invista seu tempo disponível se preparando para as seguintes disciplinas:
Estas disciplinas são responsáveis por 41 questões em sua prova. Portanto, se você conseguir um excelente desempenho nelas certamente conseguirá ser aprovado(a).
Não! Você não deve, necessariamente, estudar todos os tópicos relacionados no conteúdo programático do edital. Foque sua energia no estudo daquilo que é mais importante.
Mas como saber qual tema é mais importante em cada disciplina?
Basta analisar as últimas provas! Aqueles tópicos que sempre são cobrados (e, provavelmente, continuarão sendo cobrados em provas futuras) são os fundamentais para sua prova.
Como exemplo trago um levantamento sobre os principais tópicos de Contabilidade Geral e Avançada cobrados em provas passadas.
Perceba que alguns temas são muito cobrados e demandam uma atenção especial ao longo de sua preparação. Outros temas, por outro lado, são previstos no edital mas quase nunca são cobrados.
Acumulando os percentuais de questões por assuntos temos uma melhor ideia dos pontos que devemos focar nossas atenções, veja:
Este gráfico evidencia que 19 tópicos (Balanço Patrimonial até ANC Investimentos/CPC 18) são responsáveis por 80% das questões de Contabilidade Geral e Avançada. Por outro lado, os 30 tópicos restantes respondem por apenas 20% das questões.
Este mesmo comportamente é observado em todas as demais disciplinas!
Portanto, não é difícil entender que o melhor método de estudo é aquele que prioriza os principais tópicos, ou seja, aqueles que provavelmente serão cobrados em sua prova.
Pensando nos alunos que se preparam para o Exame CFC o Direção Concursos preparou dois pacotes. Um é extremamente objetivo, de questões comentadas. O outro é completo, de teoria e questões.
Mas qual é o melhor produto para você estudar?
Depende do seu nível de conhecimento! Cada produto tem sua característica!
O curso de resolução de questões em vídeo foi pensado para aqueles alunos que adquiriram boa carga teórica na faculdade e estão querendo estudar o conteúdo de forma objetiva e direcionada. Neste curso os professores fizeram levantamentos que identificaram os principais tópicos cobrados em cada disciplina. Sendo assin, neste curso você vai focar seu tempo estudando aquilo que realmente importa para provas futuras do Exame CFC.
Conheça este pacote através do link abaixo:
Por outro lado, o curso de Teoria e Questões é mais completo, com aulas em PDF e vídeos que abordam de maneira consistente todos os tópicos do conteúdo programático do edital. Portanto, é um produto direcionado para os alunos que não adquiriram boa base teórica na faculdade e precisam “começar do zero”.
Conheça este produto e analise as aulas demonstrativas através do link abaixo:
Não deixe para estudar em cima da hora! É plenamente possível realizar uma boa preparação, com uniformidade e consistência.
O Direção Concursos está aqui para tornar seu caminho mais fácil!
Abraço e bons estudos.
Igor Cintra
Igor Cintra é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (ICMS/SP), onde exerce a Fiscalização Direta de Tributos. Possui vasta experiência em concursos públicos, tendo ocupado o cargo de Auditor Fiscal do Município de São Paulo (ISS/SP) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 30 de junho de 2023
O Direção Concursos tem o prazer de trazer mais uma história de sucesso para inspirar aqueles que buscam a aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (Exame CFC). Nesta entrevista exclusiva, conversamos com um aluno do Direção Concursos que alcançou um resultado excepcional no Exame CFC, obtendo um desempenho de 88%, o […]
Igor Cintra • 30 de junho de 2023
Olá! Hoje eu quero conversar com quem está se preparando para o Exame CFC. Meu nome é Igor Cintra, sou Auditor Fiscal da SEFAZ/SP e ministro aulas de Contabilidade Geral e Avançada para concursos públicos desde 2013. Eu tenho um presente valioso para os estudantes que desejam alcançar a aprovação na prova do Exame CFC. […]
Igor Cintra • 30 de junho de 2023
Olá, pessoal! Realizamos uma entrevista com Mateus Ferraz, aluno do Direção Concursos aprovado na prova do Exame de Suficiência do CFC aplicado no segundo semestre de 2022. Ele nos contou que iniciou seus estudos para a prova do Exame CFC após a publicação do edital. Em função da falta de tempo para estudar todo o […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.