Por que a Ford está fechando as fábricas no Brasil?

Em 24 de abril de 1919, com Delfim Moreira como presidente da República, o nosso país ainda não tinha conquistado uma única Copa do Mundo sequer. Na verdade, a primeira Copa, que seria vencida pelo Uruguai, só ocorreria mais de uma década depois, em 1930, quando teríamos no Brasil o início de uma era política ...

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
Imagem - Por que a Ford está fechando as fábricas no Brasil?

Em 24 de abril de 1919, com Delfim Moreira como presidente da República, o nosso país ainda não tinha conquistado uma única Copa do Mundo sequer.

Na verdade, a primeira Copa, que seria vencida pelo Uruguai, só ocorreria mais de uma década depois, em 1930, quando teríamos no Brasil o início de uma era política que duraria quinze anos, a Era Vargas.

Em 1919, a população brasileira era majoritariamente rural e as indústrias, muito raras, eram símbolo de modernidade em uma nação que eternamente carregaria o fardo de ser o “país do futuro”.

Foi neste cenário, onde tudo era mato, que a Ford chegou por aqui, 23 anos antes de Walt Disney criar o Zé Carioca, três anos antes do surgimento da União Soviética, cinco décadas antes de o homem pisar na lua pela primeira vez. É um tempo longo.

A Ford foi a primeira montadora a se instalar em terras tupiniquins, chegada muito tempo antes de JK e dos presidentes militares, que apostarem tudo no rodoviarismo.

Talvez por isso, pela longa relação da empresa com o nosso país, causou espanto quando, em 11 de janeiro de 2020, a Ford anunciou que vai encerrar a produção de veículos no Brasil, fechando as fábricas de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

Em 2019, a montadora já tinha fechado a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com o novo anúncio, calcula-se que cerca de 5 mil funcionários serão demitidos.

Ficarão no Brasil apenas a sede sul-americana da companhia, o centro de desenvolvimento e o campo de testes.

Infelizmente, em nosso país, esse é um movimento que se repete em outras grandes empresas do setor automotivo. Em dezembro de 2019, a Mercedes-Benz anunciou o encerramento de sua linha de montagem no Brasil.

A Audi já anunciou que estuda fazer o mesmo. É um cenário delicado para um país que, no começo de 2020, sonhava em receber uma fábrica da Tesla.

Apesar de o anúncio ter sido repercutido pela imprensa como uma grande novidade, o certo é que o novo foco global da Ford, responsável por esses fechamentos, é de conhecimento público desde 2018.

De acordo com as novas diretrizes, a empresa terá como foco a ampliação de investimentos em SUVs, picapes e utilitários comerciais. Nesta nova política, há previsão de encerramento, globalmente, da produção de carros menores, como os sedãs Fusion, Fiesta e Taurus.

É ainda por causa dessas prioridades que o Brasil acabou ficando para trás nos planos da Ford, enquanto a Argentina, país com situação político-econômica mais delicada que a nossa, manteve fábricas da montadora.

É em Pacheco, na grande Buenos Aires, por exemplo, que a Nova Ranger é produzida. A Argentina é considerada o berço das picapes na América do Sul, tendo em vista que o país produz ainda as rivais Toyota Hilux, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.

A fábrica da Ford de Camaçari, por outro lado, produz Ka (um hatch) e EcoSport (um projeto defasado frente aos concorrentes). Além disso, os dois carros compartilhavam a plataforma do Fiesta, que deixou de ser produzido.

Ou seja, apesar de triste, o fechamento de fábricas da Ford em nosso país já era esperado. Uma novidade velha para o eterno país do futuro.

Participe também do canal de Atualidades no Telegram, onde sempre debatemos e apresentamos acontecimentos da atualidade que poderão ser tema de questões da sua prova.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Compartilhe este artigo
fabricas da ford
fechamento da ford
ford
ford no brasil
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.