Gabarito Agepen RR: propostas de recurso para Português

Olá, pessoal! Neste artigo, trarei algumas propostas de recursos para os candidatos que realizaram o concurso de Agente Penitenciário/Polícia Penal de Roraima (Gabarito Agepen RR).

Por

José Maria
Compartilhe este artigo
Imagem - Gabarito Agepen RR: propostas de recurso para Português

Olá, pessoal! Neste artigo, trarei algumas propostas de recursos para os candidatos que realizaram o concurso de Agente Penitenciário/Polícia Penal de Roraima (Gabarito Agepen RR).

Correção da prova está neste link. Para conferir, clique!

Gabarito Agepen RR – recursos:

QUESTÃO 5 – Prova Tipo III

Ao descrever os itens vistos na igreja e chamá-los de “pequenos tesouros”, a narradora assume uma postura de:

Gabarito Oficial: B) respeito aos objetos.

Proposta de Recurso:

Ao longo do relato, a narradora descreve a igreja como “arruinada” (1o parágrafo). Há até um tom depreciativo em “aquela igrejinha arruinada” (7o parágrafo). As raridades apresentadas pelo padre são rotuladas de “tão velhas e tão gastas quanto ele próprio”. Ela descreve esses objetos como bem deteriorados pelo tempo – “uma Nossa Senhora de mãos carunchadas” e “tocheiros… de narizes já carcomidos” (3o parágrafo).

Por sua vez, o velho padre é tratado com gentileza, evidenciando um sentimento de piedade por parte da narradora – “… era de tamanha fragilidade, que cheguei a me comover” (7o parágrafo).

Dessa forma, ao se referir aos objetos como “pequenos tesouros”, a narradora não mostra por estes apreço, reconhecimento ou respeito. Na verdade, ela os julga de forma depreciativa, mas se comove com o valor dado a eles pelo velho padre. Assim, a descrição dos objetos e a forma carinhosa com que o padre os trata despertam na narradora um sentimento de compaixão, de comiseração.

Isso posto, solicito à ilustre banca a reconsideração do gabarito para letra E (comiseração com o padre).


QUESTÃO 10 – Prova Tipo III

Assinale a alternativa que apresenta a figura de linguagem presente no trecho em destaque: “… parecia feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro…”

Gabarito Oficial: A – Gradação

Proposta de Recurso:

Conforme ensinamentos de Domingos Paschoal Cegalla, gradação consiste em “uma sequência de ideias dispostas em sentido ascendente ou descendente”. Um dos exemplos trazidos na renomada gramática é “Ele foi um tímido, um frouxo, um covarde”. Nele, nota-se, claramente, a progressão das ideias dispostas em linha ascendente.

Na sequência “cinza” (a cor ou o pó), “teia” (entrelaçamento de fios), “bruma” (nevoeiro, cerração) e “sopro” (assopro ou vento fraco), não se observa uma disposição de sentidos nem ascendente, nem descendente. O que temos é uma comparação subjetiva implícita, evidenciada na seguinte proposta de reescrita: “… parecia (como se fosse) feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro…”. Essa descrição corresponde ao que se entende por metáfora.

Isso posto, solicito à ilustre banca a reconsideração do gabarito para letra B (Metáfora).


Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
gabarito agepen rr
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.