Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito Agepen RR: propostas de recurso para Português

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria09/12/2020

09/12/2020

Olá, pessoal! Neste artigo, trarei algumas propostas de recursos para os candidatos que realizaram o concurso de Agente Penitenciário/Polícia Penal de Roraima (Gabarito Agepen RR).

Correção da prova está neste link. Para conferir, clique!

Gabarito Agepen RR – recursos:

QUESTÃO 5 – Prova Tipo III

Ao descrever os itens vistos na igreja e chamá-los de “pequenos tesouros”, a narradora assume uma postura de:

Gabarito Oficial: B) respeito aos objetos.

Proposta de Recurso:

Ao longo do relato, a narradora descreve a igreja como “arruinada” (1o parágrafo). Há até um tom depreciativo em “aquela igrejinha arruinada” (7o parágrafo). As raridades apresentadas pelo padre são rotuladas de “tão velhas e tão gastas quanto ele próprio”. Ela descreve esses objetos como bem deteriorados pelo tempo – “uma Nossa Senhora de mãos carunchadas” e “tocheiros… de narizes já carcomidos” (3o parágrafo).

Por sua vez, o velho padre é tratado com gentileza, evidenciando um sentimento de piedade por parte da narradora – “… era de tamanha fragilidade, que cheguei a me comover” (7o parágrafo).

Dessa forma, ao se referir aos objetos como “pequenos tesouros”, a narradora não mostra por estes apreço, reconhecimento ou respeito. Na verdade, ela os julga de forma depreciativa, mas se comove com o valor dado a eles pelo velho padre. Assim, a descrição dos objetos e a forma carinhosa com que o padre os trata despertam na narradora um sentimento de compaixão, de comiseração.

Isso posto, solicito à ilustre banca a reconsideração do gabarito para letra E (comiseração com o padre).


QUESTÃO 10 – Prova Tipo III

Assinale a alternativa que apresenta a figura de linguagem presente no trecho em destaque: “… parecia feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro…”

Gabarito Oficial: A – Gradação

Proposta de Recurso:

Conforme ensinamentos de Domingos Paschoal Cegalla, gradação consiste em “uma sequência de ideias dispostas em sentido ascendente ou descendente”. Um dos exemplos trazidos na renomada gramática é “Ele foi um tímido, um frouxo, um covarde”. Nele, nota-se, claramente, a progressão das ideias dispostas em linha ascendente.

Na sequência “cinza” (a cor ou o pó), “teia” (entrelaçamento de fios), “bruma” (nevoeiro, cerração) e “sopro” (assopro ou vento fraco), não se observa uma disposição de sentidos nem ascendente, nem descendente. O que temos é uma comparação subjetiva implícita, evidenciada na seguinte proposta de reescrita: “… parecia (como se fosse) feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro…”. Essa descrição corresponde ao que se entende por metáfora.

Isso posto, solicito à ilustre banca a reconsideração do gabarito para letra B (Metáfora).


Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024
agepen rrConcursos PoliciaisRRgabarito agepen rr
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.