
Olá, caros alunos!
Divulgado o gabarito oficial pela banca organizadora, vejo a possibilidade de pedidos de recurso em duas questões – a 6 e a 8. Explico a seguir a divergência e apresento as minhas argumentações para fundamentar nosso pedido de revisão de gabarito.
Pessoal, vale ressaltar que não é recomendável a cópia literal dos textos propostos a seguir. Por favor, utilizem as próprias palavras, pois se exige de cada peça de recurso autoria.
No mais, desejo sucesso a todos nesta caminhada. Contem sempre comigo!
Grande abraço!
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
01) Depreende-se do texto que fatores como idade e gênero têm impacto semelhante ao impacto do local de habitação no que se refere à medida das habilidades de localização das pessoas.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
Lê-se no terceiro parágrafo: “Os resultados mostraram que pessoas que haviam crescido em cidades erravam muito mais no game, enquanto quem era de áreas rurais e vilarejos tinha uma taxa de acerto maior. E isso se manteve independentemente de correções de outros fatores, como idade ou gênero“.
Dessa forma, mesmo com os fatores idade e gênero sendo levados em consideração, prevalece a diferenciação de habilidades de localização em decorrência do local em que a pessoa cresceu.
02) De acordo com o texto, os meios de transporte e o aparato de sinalização urbana podem debilitar o desenvolvimento de um senso de orientação espacial mais acurado.
Gabarito Oficial: CERTO
Comentários:
Lê-se no último parágrafo: “Embora as cidades possam passar a impressão de serem mais confusas e caóticas do que as tranquilas zonas rurais, elas são cheias de elementos e recursos de localização (placas, nomes de ruas, normas de trânsito, etc.). Também oferecem meios de transporte, como ônibus ou metrô, em que você não precisa memorizar o caminho… Talvez tudo isso, a longo prazo, acabe prejudicando o desenvolvimento da capacidade de se orientar”.
Dessa forma, existe a possibilidade de esses fatores debilitarem o senso de orientação mais acurado.
03) Infere-se dos dois últimos parágrafos do texto que, quanto mais organizado o formato de uma cidade, piores serão as habilidades de navegação de seus habitantes.
Gabarito Oficial: CERTO
Comentários:
De fato!
Nos EUA, em que as ruas são paralelas e perpendiculares – espaços mais organizados, portanto -, a diferença entre os moradores das cidades e da zona rural foi maior no tocante às percepções de orientação e localização. Já na Europa, com ruas irregulares – espaços menos organizados, portanto -, a diferença foi menor.
No último parágrafo, com base na hipótese levantada, dá-se a entender que, quanto mais facilidades se encontram em um espaço – ou seja, quanto mais o espaço for organizado para locomoção e tráfego -, menos desenvolvida será a percepção das pessoas em relação à orientação e à localização.
04) Sendo uma reportagem de divulgação científica, o texto apresenta uma estrutura tipológica essencialmente argumentativa.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
O texto é essencialmente expositivo. De forma predominante, o autor expõe informações e conclusões acerca de um estudo. Isso ocorre no 1o, 2o, 3o e 4o parágrafos. Somente no último parágrafo, o autor manifesta opinião, ao teorizar possíveis explicações para os resultados obtidos.
O item incorre também em incoerência, pois um texto de divulgação científica há de ser essencialmente dissertativo-expositivo, e não dissertativo-argumentativo.
05) O pronome “Eles” retoma “estudiosos”.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
O pronomes “eles” retoma “jogadores”, e não “estudiosos”.
06) A expressão “esse efeito” faz referência à relação entre local de moradia e habilidade de localização, estabelecida anteriormente.
Gabarito Oficial: CERTO
Proposta de Recurso:
Observemos o seguinte trecho:
Mas o que um novo estudo descobriu é que o ambiente em que você cresce também tem influência nas suas habilidades de localização — e esse efeito varia de país para país
O trecho não fala exatamente em local de moradia, e sim o local em que a pessoa cresce. Não necessariamente o local em que a pessoa cresce coincide com o local em que a pessoa mora. A relação trazida pelo estudo, portanto, é entre o local em que a pessoa cresce e as habilidades de localização desta.
Em virtude do exposto, penso que o gabarito deveria ser alterado para ERRADO.
07) No texto, o sentido de “teorizar” é equivalente a “criar hipóteses”.
Gabarito Oficial: CERTO
Comentários:
O verbo “teorizar” significa “expor ou explicar por meio de teorias”; “discorrer teoricamente, sem passar à prática“. Já “teoria” diz respeito a “conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético”.
Dessa forma, faz sentido associar “teorizar” a “criar hipóteses para explicar determinado fato”.
Isso tudo é reforçado no próprio parágrafo, quando se diz “Talvez tudo isso, a longo prazo, acabe prejudicando o desenvolvimento da capacidade de se orientar”.
08) No último período do texto, a expressão “o jeito é aprender na marra” estabelece a ideia de que as pessoas que moram em áreas rurais ou vilarejos aprendem a se orientar enfrentando com coragem as circunstâncias dificultosas.
Gabarito Oficial: CERTO
Proposta de Recurso:
Não se trata de uma questão de coragem, bravura. O que ocorre é que as pessoas das áreas rurais e vilarejos enfrentam as circunstâncias dificultosas sem muitos recursos. O aprendizado “vem na marra”, ou seja, é baseado no esforço, na tentativa e no erro. A expressão “vem na marra” pode ser traduzida coloquialmente como “por bem ou por mal”.
Considero que associar isso à coragem seja uma extrapolação.
Em virtude do exposto, penso que o gabarito deveria ser alterado para ERRADO.
09) De acordo com o texto, há uma tendência de discussões com vistas a minorar impactos negativos das ocupações urbanas e promover adaptabilidade do ordenamento territorial e da distribuição socioespacial das cidades às suas condições regionais.
Gabarito Oficial: CERTO
É exatamente o que está exposto no primeiro parágrafo: “Com isso, o planejamento urbano e a gestão das cidades e áreas metropolitanas vêm sendo inseridos em discussões na busca de alternativas para a urbanização e para o desenvolvimento urbano, a fim de mitigar os impactos nocivos e adaptar o ordenamento territorial e a distribuição socioespacial das cidades às condições de ambiente e clima locais e regionais“.
10) Depreende-se do texto que planejamento das cidades e sustentabilidade social e ambiental são aspectos que deverão ser pensados separadamente.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
Contradiz frontalmente o exposto no primeiro parágrafo. Deve-se pensar o planejamento das cidades para que o desenvolvimento urbano seja mais social e ambientalmente sustentável.
11) Segundo o texto, os padrões de consumo promovidos pelas aglomerações urbanas são irreversíveis, o que justifica a necessidade de repensar o planejamento das cidades.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
Os padrões de consumo vigentes são rotulados pelo texto como insustentáveis, e não irreversíveis. Tanto o é, que são propostas mudanças nesses padrões.
12) A correção gramatical do texto seria mantida caso se inserisse o acento indicativo de crase no vocábulo “a”, presente no trecho “daqui a alguns anos”, visto que o emprego desse sinal é optativo nesse caso.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
Está-se antes de expressão masculina plural “alguns anos”. Não há cabimento para emprego de sinal indicador de crase “à”.
13) O emprego de vírgulas para isolar o trecho “enquanto aglomerações urbanas” justifica-se pela natureza explicativa do trecho dentro do período.
Gabarito Oficial: CERTO
Comentários:
Leiamos o trecho: “As cidades, sejam elas grandes aglomerados, como metrópoles, ou pequenas comunidades, enquanto aglomerações urbanas, são permeadas…”.
O termo “enquanto aglomerações urbanas” pode ser entendido como um aposto explicativo de “cidades”. A palavra “enquanto” pode ser substituída pela preposição acidental “como”, que introduz uma informação adicional referente a cidades e, portanto, um aposto de caráter explicativo.
14) A forma verbal “vêm” é acentuada devido à concordância que estabelece com o termo “o planejamento urbano e a gestão das cidades e áreas metropolitanas”.
Gabarito Oficial: CERTO
Comentários:
De fato! Temos um sujeito composto, formado pelos núcleos “planejamento” e “gestão”.
15) Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o trecho “uma parcela da população urbana usufrui dos avanços técnico-científicos, da infraestrutura e do conforto que a vida urbana e sua produção econômica disponibilizam” poderia ser reescrito da seguinte forma: “uma parcela da população urbana usufrui dos avanços técnico-científicos, da infraestrutura e do conforto disponibilizados pela vida urbana e pela produção econômica deles”.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
Não fica claro na redação proposta o referente do termo “deles”. Seria “avanços técnico-científicos” ou “avanços científicos, infraestrutura e conforto”. Além disso, faz sentido se associar a produção econômica à vida urbana. Os avanços técnicos, a infraestrutura e o conforto seriam consequências dessa produção.