Sergio Machado • 07/03/2021
07/03/2021Fala, pessoal! Aqui é o professor Sérgio Machado (clica aqui pra ver meu Instagram).
Hoje trago para vocês o gabarito extraoficial e os comentários da prova de direito administrativo da PMPA (aplicada em 07/03/2021).
Desde logo aviso que não vislumbro possibilidade de recurso.
Agentes políticos são
(A) membros do Ministério Público, os prefeitos e os magistrados.
(B) governadores dos estados, os deputados federais e os procuradores dos estados.
(C) procuradores dos estados, os membros do Ministério Público e os magistrados.
(D) procuradores federais, os procuradores dos estados e os magistrados.
(E) magistrados, os membros do Ministério Público e os procuradores federais.
Comentários:
Parte da doutrina, incluindo Hely Lopes Meirelles, considera que também são agentes políticos os membros da magistratura (juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores), os membros do Ministério Público (promotores de justiça e procuradores da República).
Procuradores do estado e procuradores federais atuam como defensores das causas do estado e da União. Estes cargos não compõem o Ministério Público e fazem parte de procuradorias de entes federativos, vinculados ao Poder Executivo, servindo-lhes de consultoria e assessoramento jurídico.
Gabarito: A
Assinale a alternativa que apresenta as faculdades implícitas do poder hierárquico.
(A) Dar ordens, receber ordens e rever atos dos inferiores hierárquicos.
(B) Fiscalizar, avocar função dada a um superior hierárquico e dar ordens.
(C) Dar ordens, delegar atribuições dentro da legalidade e rever atos dos inferiores hierárquicos.
(D) Rever atos dos inferiores hierárquicos, avocar função dada a um superior hierárquico e delegar atribuições dentro da legalidade.
(E) Delegar atribuições dentro da legalidade e avocar função dada a um superior hierárquico.
Comentários:
Primeiro: uma relação de hierarquia caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica.
Tenha sempre isso em mente quando pensar no poder hierárquico.
Segundo:
Avocação, por sua vez, é o ato pelo qual a autoridade hierarquicamente superior chama para si o exercício de funções que a norma originariamente atribui a um subordinado.
Conforme previsto na Lei 9.784/1999:
Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
Sendo assim, não há que se falar em avocar função dada a um superior hierárquico. Isso não é possível. Assim eliminamos as alternativas B, D e E.
Na alternativa A, o erro é que ela fala em “receber ordens”.
Gabarito: C
Revogação é a supressão de um ato administrativo
(A) legitimo e eficaz.
(B) ilegítimo e ineficaz.
(C) legal e constitucional.
(D) ilegal e constitucional.
(E) legal e inconstitucional.
Comentários:
De acordo com Cyonil Borges, na obra Manual de Direito Administrativo Facilitado (2020), página 245: “a revogação é a retirada do ato administrativo do mundo jurídico e ocorre por razões de oportunidade e de conveniência. Na revogação, um ato administrativo legítimo e eficaz (gerador de efeitos) é suprimido pela Administração – e somente por ela – por não mais lhe convir sua existência.
Gabarito: A
O poder da Administração de anular os próprios atos deriva da
(A) discricionariedade.
(B) moralidade.
(C) vinculação.
(D) autotutela.
(E) subordinação.
Comentários:
O poder de autotutela administrativa está consagrado na seguinte Súmula do STF: Vejamos:
Súmula STF 473
A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
Gabarito: D
Um abraço! Boa sorte!
E qualquer coisa fala comigo lá no Instagram: @profsergiomachado 😉
Sergio Machado
Oi! Eu sou o professor Sérgio. 😃 Sou Auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), mas também fui aprovado em diversos outros concursos (TRT, TRF, TCE-SP e outros). Sou formado em Administração, Comércio Exterior e Administração Internacional 😄 Gosto de ajudar as pessoas e sempre me imaginei como professor. Por isso, eu me sinto abençoado e feliz em poder lhe ajudar a realizar o seu sonho de ser aprovado!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.